Europeus trabalham para resgatar acordo e negócios com Irã após saída de Trump

Por: SentiLecto

Aliados europeus consternados buscavam resgatar o acordo nuclear e conservar seus negócios com o Irã nesta quarta-feira, após o presidente Donald Trump retirar os Estados Unidos do acordo e ordenar que sanções fossem recomeçadas contra Teerã.

Rump em sua conta no Twitter screveu: “Vou anunciar minha resolução sobre o acordo com o Irã amanhã na Casa Branca às 14h “,.Na terça-feira 01 de maio Donald Trump havia insinuado que planeja deixar o acordo nuclear com o Irã, ao declarar que não acreditava que isso prejudicaria seus contatos com a Coreia do Norte Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos., e havia respaldado a acusação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de que Teerã tem um programa nuclear “secreto”.

“O acordo não está morto. Há uma saída de America do acordo, mas o acordo ainda está lá”, declarou o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian.

O presidente francês, Emmanuel Macron, assim como a chanceler de Alemania, Angela Merkel, e Boris Johnson visitaram Washington nos últimos dias para pressionar o governante estadunidense a permanecer no acordo. Boris Johnson é o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido.

Mas o presidente do Irã, Hassan Rouhani, um pragmático que auxiliou a arquitetar o acordo de 2015 para aliviar o isolamento economicamente debilitante do Irã, declarou em telefonema ao presidente francês, Emmanuel Macron, que a Europa tem exclusivamente uma “chance restringida” de conservar o acordo, relatou a Agência de Notícias Estudantil Iraniana .

“A Europa… precisa elucidar o mais rápido possível sua posição e especificar e anunciar suas intenções no que diz respeito às suas odeveres, ddeclarouRouhani a Macron, segundo a Isna.

Macron, que como outros líderes europeus havia tentado influir Trump a conservar o acordo assinado antes de ele assumir o poder, pediu para Rouhani continuar respeitando o acordo e considerar negociações mais extensas.

Trump declarou na terça-feira que irá recomeçar sanções econômicas norte-americanas, que irão penalizar empresas estrangeiras que realizam negócios com Teerã, para prejudicar o que chamou de “um terrível acordo unilateral que jamais, jamais teria que ter sido feito”.

Nesta quarta-feira, ele declarou que o Irã agora irá negociar ou “algo irá ocorrer”. Não ficou imediatamente claro quais ações ele propunha que irão ocorrer.

O Irã desenhou um plano “proporcional” para lidar com a ação norte-americana, declarou Mohammad Baqer Nobakht segundo a agência de notícias oficial Irna. Mohammad Baqer Nobakht é o porta-voz do governo. Embora não tenha, ele declarou que verbas haviam sido desenhados para lidar com diversos cenários elaborado.

Faz 3 anos, fruto o acordo nuclear foi feito em julho de 2015 por EUA, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China e Irã.

O acordo foi feito para impedir o Irã de desenvolver uma bomba nuclear, em troca da remoção de sanções que haviam debilitado sua economia, especialmente por Washington ameaçando penalizar empresas em todo o mundo que negociassem com o Irã.

Em 7 anos, Trump se queixou que o acordo, conquista de política externa de seu antecessor, o democrata Barack Obama, não abordava o programa de mísseis balísticos de o Irã, suas atividades nucleares e seu papel em os conflitos em o Iêmen e em a Síria.

A resolução de Trump amplia o risco de aprofundar conflitos no Oriente Médio, coloca os EUA em discordância com interesses diplomáticos e comerciais europeus, e provoca incertezas sobre abastecimentos mundiais de petróleo.

O Palácio do Eliseu informou em um breve comunicado que ambos presidentes “falaram de questões relativas à paz e estabilidade no Oriente Médio”.Obama em comunicado divulgado minutos depois que Trump anunciou a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã, assinado em 2015 disse: “Acredito que a resolução de pôr em risco o JCPOA sem nenhuma violação iraniana do acordo é um erro grave”.

A saída dos EUA também pode fortalecer a mão de linhas-duras na política de Iran às custas de moderados como Rouhani, que haviam colocado suas esperanças no acordo para aampliarpnormasde vida no Irã, com sêxitolrestringidopor ora.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, um linha-dura, declarou: “Sr. Trump, declaro a você em nome do povo de Iran: Você cometeu um erro… Eu declarou muitas vezes desde o primeiro dia: não confie na América”.

O de Francia Le Drian, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a Agência Internacional de Energia Atômica , declararam que o Irã está homenageando seus comprometimentos sob o acordo.

Le Drian declarou: “A região merece algo melhor do que mais desestabilidade provocada pela saída de America”.

Mais tarde nesta quarta-feira, Jim Mattis buscou acalmar preocupações de que Washington havia se alienado de aliados com a resolução de Trump. Jim Mattis é o secretário da Defesa dos EUA.

“Nós iremos continuar trabalhando ao lado de nossos aliados e parceiros para garantir que o Irã jamais possa comprar uma arma nuclear, e nós iremos trabalhar com outros para abordar o escopo da influência maligna iraniana”, declarou Mattis em audiência do Senado dos EUA.

Mattis declarou: “O presidente não pôde alegar como exigido que este acordo está sendo satisfeito”. “Eu acho que nós agora temos a chance de seguir em frente para abordar estes equívocos e tornar isto mais atraente.”

Enquanto Teerã satisfazer seus compromissos, a União Europeia informou que irá garantir que sanções sobre o Irã permaneçam suspensas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, United Kingdom, Syria, Russian Federation, China, Brazil

Cities: Washington, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Europeus trabalham para resgatar acordo e negócios com Irã após saída de Trump
>>>>>Trump anunciará amanhã sua decisão sobre acordo nuclear com o Irã – May 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump praticamente decidiu se retirar de acordo nuclear com Irã, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump anuncia negociações comerciais com a China e eventual encontro com Xi – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump diz que advogados o aconselharam contra falar com procurador especial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Macron fala com Trump sobre “paz e estabilidade no Oriente Médio” – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Em meio a tensões comerciais, Merkel elogia ‘elã’ de Macron – May 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Macron procura um acordo mais amplo com o Irã, independente dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Discurso de Trump sobre leis de armas irrita França e Reino Unido – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Irã diz ter planos para qualquer decisão de Trump sobre acordo nuclear – May 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Macron diz não ter certeza de que Trump irá manter acordo nuclear do Irã – May 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Árvore que Trump e Macron plantaram na Casa Branca desaparece – April 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump chama Kim de “honroso” e diz que quer vê-lo “o mais rápido possível” – April 24, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump e Macron brindam sua amizade no jantar de Estado – April 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Macron alerta contra isolacionismo e guerra comercial em Congresso dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump chancela denúncias de Netanyahu sobre Irã e insinua fim de acordo – May 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Merkel, Macron e May destacam necessidade de EUA seguirem no acordo com Irã – April 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Apesar de clima amistoso, Merkel e Trump divergem sobre comércio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Buscando enterrar acordo com Irã, Israel insiste que ninguém quer guerra com Teerã – May 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Irã afirma que alegações de Netanyahu são ‘infantis e ridículas’, diz agência – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Macron diz acreditar que Trump romperá acordo nuclear com Irã – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que romper acordo com Irã não prejudica conversas com Coreia do Norte, não descarta novo acordo com Teerã – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Macron afirma que novo acordo com Irã evitaria “potencial guerra” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Irã denuncia “propaganda ridícula” de Israel para mostrá-lo como uma ameaça – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>França pede ao Irã transparência após revelações de Netanyahu – (EfeGeneric)
>>>>>Obama classifica como “erro grave” decisão de Trump de sair do acordo nuclear – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump afirma que Pompeo está a caminho da Coreia preparar reunião com Kim – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump ordena que Pentágono estude a redução de tropas em Seul, diz “NYT” – May 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul nega retirada das tropas dos EUA por conta da assinatura de Paz – May 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pyongyang voltará a adiantar o relógio meia hora para coincidir com Seul – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul pede que ONU supervisione fechamento da base nuclear norte-coreana – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Temer espera que histórica cúpula intercoreana sirva de exemplo para o mundo – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA adia viagem ao Brasil para se concentrar em encontro de Trump com líder norte-coreano – May 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pompeo assume cargo e adverte que acordo ruim com Coreia do Norte não é opção – May 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pence visitará obras de substituição de cerca na fronteira com o México – April 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump irá pelo 4ª ano seguido a evento da maior organização pró-armas dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump insinua ter novidades sobre americanos presos na Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul nega que EUA desejam reduzir sua presença militar no país – May 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pompeo acredita que Kim Jong-un está preparado para desnuclearização – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia que já existe lugar e data para encontro com Kim Jong-un – May 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Rohani diz ser “inaceitável” que EUA se retirem do acordo nuclear – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA se arrependerão “em breve” se saírem do acordo nuclear, diz Rohani – May 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul diz querer permanência de tropas dos EUA mesmo em caso de tratado com a Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Merkel defende ampliar estrutura de negociação do acordo nuclear com Irã – May 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA pressionam aliados europeus para que imponham sanções ao programa de mísseis do Irã – April 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Macri e Rouhani concordam em trabalhar para salvar acordo nuclear do Irã – April 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Irã diz que seguirá no pacto nuclear sem EUA se tiver interesses garantidos – May 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Irã diz que não renegociará acordo nuclear e alerta contra mudanças – May 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Khamenei pede para EUA deixarem Oriente Médio e alerta sobre ataques ao Irã – April 30, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA afirmam que documentos de Israel sobre Irã são “reais e autênticos” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Novas caravanas de migrantes buscando asilo chegam aos EUA vindas do México – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump conversa com Macron antes de anunciar decisão sobre acordo com Irã – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Indicada de Trump para a CIA tentou recuar de nomeação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>ONU pede a demais países que sigam cumprindo acordo nuclear com o Irã – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã – May 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que há “provas” de que Irã mentiu sobre programa nuclear – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 15 0 PERSON 12 Sr._Trump: 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 3, ele (referent: Trump): 2, Trump: 5, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1
2 Irã 16 50 ORGANIZATION 9 Ele (referent: O Irã): 1, O Irã: 1, o Irã: 7
3 acordo 270 0 NONE 9 o acordo nuclear: 1, este acordo: 1, o acordo: 6, O acordo: 1
4 eu 0 0 NONE 9 (tacit) eu: 7, Eu: 2
5 sanções 0 80 NONE 4 sanções econômicas norte-americanas: 2, sanções: 2
6 Jim Mattis 0 40 PERSON 4 Mattis: 2, Jim_Mattis (apposition: o secretário de a Defesa_dos_EUA): 1, (tacit) ele/ela (referent: Mattis): 1
7 Rouhani a Macron 0 0 PERSON 4 Rouhani_a_Macron: 1, Rouhani: 3
8 Teerã 0 0 PERSON 4 Teerã: 4
9 o líder supremo de o irã aiatolá ali_khamenei um 0 50 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: O líder supremo de o Irã aiatolá Ali_Khamenei um): 3
10 Emmanuel Macron 80 0 PERSON 3 Macron tentado: 1, Emmanuel_Macron: 2