Exército sírio e aliados se aproximam do Estado Islâmico em Deir al-Zor

Por: SentiLecto

Tropas sírias tomaram posse de um subúrbio da cidade de Deir al-Zor neste domingo, apertando o cerco em torno do Estado Islâmico, declarou uma fonte militar síria.

O exército se direcionou para a cidade neste mês com a assistência do poder aéreo de Rusia e de milícias respaldadas pelo Irã, quebrando o domínio do Estado Islâmico que durou três anos no enclave.

Neste domingo, o exército sírio e as forças aliadas capturaram o distrito de Al-Jafra, na margem ocidental do rio Eufrates, declarou a fonte militar.

Os militares de Iran declararam em comunicado que se conquistou Akashat em uma ofensiva que já havia sido anunciada no começo do dia. Akashat é uma região desértica ao sul do rio Eufrates. O ataque é parte de um movimento que pretende recuperar os centros urbanos do vale do Eufrates, incluindo o posto fronteiriço de al-Qaim, alegaram.

Na sexta-feira 08 de setembro um ataque aéreo da Rússia havia matado cerca de 40 combatentes do Estado Islâmico, incluindo quatro comandantes de alto escalão, perto de Deir al-Zor, cidade do leste da Síria, havia informado o Ministério da Defesa de Rusia nesta sexta-feira.

Fonte à Reuters.

M firmou: “Eles não têm saída, exceto cruzar o Eufrates em direção à margem oriental e fescaparpara o deserto, ou al-Bukamal e al-Mayadin”,.oscou e Washington estão apoiando ofensivas separadas na província rica em petróleo de Deir al-Zor, na fronteira com o Iraque. Ambas progrediram pelos lados opostos do Eufrates, que divide a província, o último ponto importante do Estado Islâmico na Síria.

Por outro lado, bAGDÁ/BEIRUTE – O exército iraquiano expulsou o Estado Islâmico de uma área rica em gás natural na fronteira com a Síria neste sábado, segundo os militares.

As ofensivas apoiadas pelo russos e pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico permaneceram em grande parte fora do percurso uma da outra, com o Eufrates sempre atuando como a linha divisória.

Mas o Pentágono acusou a Rússia nesta semana de bombardear forças apoiadas pelos Estados Unidos na margem oriental do rio.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Syria, Russian Federation

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Exército sírio e aliados se aproximam do Estado Islâmico em Deir al-Zor
>>>>>Forças iraquianas conquistam área Do Estado Islâmico na fronteira com a Síria – September 16, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Estado_Islâmico de uma área rica 80 70 PLACE 4 o Estado_Islâmico de uma área rica: 1, o Estado_Islâmico: 3
2 fonte 0 30 NONE 3 uma fonte militar síria: 1, a fonte militar: 1, a fonte: 1
3 exército 50 80 NONE 2 O exército: 1, O exército iraquiano: 1
4 militares 0 30 NONE 2 Os militares iraquianos: 1, os militares: 1
5 ofensivas 120 0 NONE 2 As ofensivas apoiadas por o: 1, ofensivas separadas: 1
6 província 80 0 NONE 2 a província rica: 1, a província: 1
7 Eufrates 0 0 ORGANIZATION 2 o Eufrates: 2
8 Irã 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Irã): 1, o Irã: 1
9 a Síria 0 0 PLACE 2 a Síria: 2
10 fronteira 0 0 NONE 2 a fronteira: 2