Falta de papel impede 12 jornais de Venezuela de circular no Carnaval

Os obstáculos para importar papel fizeram com que 12 jornais da Venezuela deixassem de circular com suas versões impressas durante os quatro dias do feriado de Carnaval para economizar insumos.

Venezuela, oficialmente República Bolivariana da Venezuela, é um país da América localizado na parte norte da América do Sul, constituída por uma parte continental e um grande número de pequenas ilhas no Mar do Caribe ou oceano das Caraíbas, cuja capital e maior aglomeração urbana é a cidade de Caracas.

Entre os egípcios havia as celebrações de Ísis e do boi Ápis.

Segundo a ONG Espacio Público, dentre os que não irão às bancas de sábado a terça-feira estão os nacionais “El Nacional”, um dos maiores em circulação no país, “Últimas Notícias” e “2001”, de Caracas.

Também vão ficar sem imprimir no mesmo fase cinco publicações diárias de Monagas , três de Portuguesa e o “El Impulso”, de Lara .

A dependência em relação à Corporação Alfredo Maneiro já provocou o fencerramento a migração para edições asomentedigital ou edições semanais de alguns diários no país, como “El Carabobeño”, “El Nuevo País” e “Tal Cual”. A última vítima foi o “El Nuevo País”, que desde meados de janeiro abandonou a edição diária e se tornou semanal.

Ainda na administração Hugo Chávez , os jornais de Venezuela enfrentam obstáculos para conseguir os dólares necessários para importar papel, desde que o governo passou a controlar a cotação.

Na sua vez, “O governo de Venezuela implementa dispositivos para obter informações sobre fontes de informação sensíveis e mandar, ao mesmo tempo, uma mensagem exemplar para quem exercer a crítica ou dizer opiniões diversas à atual gadministraçãodo governo”, ddeclaraa Ipys. “O fim é intimidar e silenciar a crítica, promover a autocensura e restringi a habilidade dos meios e jornalistas”.

Isso fez com que diversas publicações fechassem, reduzissem edições ou funcionassem somente na internet. Faz 3 anos, com o agravamento de a crise econômica algumas companhias chegaram a doar papel para que outros jornais saíssem.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Venezuela

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Falta de papel impede 12 jornais de Venezuela de circular no Carnaval
>>>>>Por falta de papel, 12 jornais da Venezuela não circulam no carnaval – February 26, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 governo 70 0 NONE 2 o governo: 1, O governo venezuelano: 1
2 Nuevo País 0 0 PERSON 2 o El Nuevo_País: 2
3 edições 0 0 NONE 2 edições: 2
4 jornais 0 0 NONE 2 outros jornais: 1, os jornais venezuelanos: 1
5 papel 0 0 NONE 2 papel: 2
6 o fim 0 70 NONE 1 O fim: 1
7 intimidar 0 70 NONE 1 intimidar: 1
8 a última vítima 0 60 NONE 1 A última vítima: 1
9 a edição diária 0 60 NONE 1 a edição diária: 1
10 algumas empresas 0 60 NONE 1 algumas empresas: 1