Formação de comitê constitucional para a Síria ainda solicita esforços, declara ONU

Por: SentiLecto

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, disse nesta terça-feira – depois de se reunir com os ministros das Relações Exteriores de Rússia, Irã e Turquia – que ainda “há percurso a percorrer” para a formação do comitê que deveria elaborar uma nova Constituição para o país árabe.

Em uma declaração conjunta lida pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, depois que o trio foi reunido com o enviado especial de a ONU Staffan de Mistura, eles declararam que o trabalho do novo órgão “deve ser conduzido por um senso de compromisso e engajamento construtivo”.

De Mistura àoijornalismoddeclarou “Acho que ainda há cpercursoa percorrer neste esforço maratonista para conseguir o pacote necessário para um comitê constitucional crível, equilibrado e inclusivo”.

De Mistura não esteve no acontecimento com o jornalismo e falaria com os repórteres separadamente.

O diplomata antecipou que, deste modo, exibirá hoje o resultado das consultas realizadas ao secretário-geral da ONU e na próxima quinta-feira ao Conselho de Segurança da organização.

Em um último esforço para tornar realidade esse comitê – visto como a única maneira de tornar concretizar um processo político que ponha fim ao conflito na Síria -, De Mistura convidou os ministros dos três países que foram os fiadores dos acordos de armistício dos últimos anos. No entanto, a reunião acabou sem os resultados esperados.

De Mistura deduzirá neste fim de ano o mandato como enviado especial para a Síria, que iniciou em meados de 2014 e que será assumido a partir do dia 7 de janeiro pelo diplomata de Noruega Geir Pedersen.

A composição do comitê constitucional foi a maior dificuldade encontrada por De Mistura, que há um ano tenta fazer com que as partes cheguem a um acordo sobre os membros deste órgão, que teriam que ser 150.

O regime de Bashar al Assad recusou que a ONU intervenha na escolha desse último terço, enquanto Rússia, Irã e Turquia Rússia Irã e Turquia foram mostrados dispostos a completá-lo com uma lista própria, o que se tornou motivo de desavenças.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Turkey, Russian Federation, Syria

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Formação de comitê constitucional para a Síria ainda solicita esforços, declara ONU
>>>>>Rússia, Irã e Turquia concordam com órgão constitucional na Síria – December 18, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 De Mistura 0 0 PERSON 3 De_Mistura: 3
2 Mistura 0 0 PERSON 3 Mistura: 3
3 a Síria 0 0 PLACE 3 a Síria: 3
4 caminho 0 0 NONE 2 caminho: 2
5 diplomata 0 0 NONE 2 O diplomata: 1, o diplomata norueguês: 1
6 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 imprensa 0 0 NONE 2 a imprensa: 2
8 os ministros de os três países 0 0 NONE 2 os ministros de os três países: 2
9 completá-o 0 60 NONE 1 completá-o: 1
10 a composição de o comitê constitucional 0 50 NONE 1 A composição de o comitê constitucional: 1