Fortes chuvas deixam 112 mortos e 78 sumidos no Japão

Por: SentiLecto

As fortes chuvas registradas no sudoeste do Japão deixaram pelo menos 112 mortos e 78 sumidos, o que encarna uma dos piores desastres naturais no país dos últimos anos, segundo informaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

– As chuvas torrenciais que afetam há vários dias as regiões sul e oeste do Japão já deixaram pelo menos 20 mortos, de acordo com as autoridades, que ordenaram neste sábado a saída de quase dois milhões de pessoas de suas casas. As borrascas bateram recordes em várias regiões e provocaram cheias excepcionais, deslizamentos de terra e enchentes. Muitos habitantes ficaram presos, apesar das ordens das autoridades locais para que 1,9 milhão de pessoas abandonassem suas casas. O jornalismo menciona um balanço ainda maior de vítimas. O canal público NHK informou 38 mortos e 50 sumidos. O município mais atingido foi o de Hiroshima. As províncias de Aishi e Okayama também foram bastante afetadas. A meteorologia emitiu alerta máximo para várias regiões e informou para os ricos de prejuízos ainda maiores. As equipes de emergência trabalham para resgatar os habitantes refugiados nos tetos da casas. Enquanto o governo estabeleceu uma célula de crise, o serviço meteorológico alegou: “Estamos em vigilância máxima”. Após os deslizamentos de terra, várias casas desabaram, estradas e pontes ficaram arruinadas e bairros completos inundados.

As precipitações lembres registradas desde quinta-feira passada no arquipélago de Japon afetaram sobretudo as cidades de Hiroshima e Ehime, onde as enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas arrasaram milhares de casas e deixaram vários povoados completamente isolados.

Enquanto Shinzo Abe cancelou sua viagem na Europa e ao Oriente Médio calculada para esta semana a fim de organizar pessoalmente as tarefas de assistência nas vítimas e para visitar as regiões afetadas, o Governo confirmou hoje que os mortos já passaram de cem , declarou seu porta-voz. Shinzo Abe é o primeiro-ministro.ao mesmo tempo que prossegue a busca por 78 desaparecidos, oldados das Forças de Autodefesa , da Polícia e dos bombeiros continuam hoje com as operações de resgate de pessoas refugiadas em terraços e telhados de casas que ficaram inundadas segundo informou a emissora estatal “NHK”.

Em Hiroshima , pelo menos 39 pessoas faleceram em acidentes relacionados com as fortes chuvas e outras três ficaram gravemente feridas, enquanto

As autoridades de Japon chegaram a recomendar a excreção de 5,9 milhões de cidadãos de 19 cidades durante o fim de semana, e na véspera mais de 30 mil pessoas passaram a noite em refúgios, segundo dados do Governo.

Enquanto mais de uma dezena de cidadãos se refugiou no teto, em Okayama, a enchente de um asilo fez com que cerca de 80 pessoas ficassem provisoriamente isoladas de suas casas para escapar dos transbordamentos, detalhou a agência “Kyodo”.Os serviços de emergência receberam mais de 100 chamadas advertindo sobre carros que foram arrastados pelas águas e outras espécies de acidentes, explicou Yoshihide Suga em entrevista coletiva divulgada pela emissora pública “NHK”. Yoshihide Suga é o ministro porta-voz do governo de Japon.

As precipitações provocaram transbordamentos de rios que inundaram habitados completos, onde a água atingiu três metros de altura em alguns pontos, e provocaram graves prejuízos em construções, estradas, pontes e outras infraestruturas.

Embora conserve os avisos de enchentes e deslizamentos de terra, a Agência Meteorológica de Japão já retirou o nível máximo de alerta nas regiões afetadas em várias das regiões afetadas.

O fenômeno meteorológico é um dos mais devastadores recordados em um país onde as condições meteorológicas extremas são frequentes, sobretudo na época de verão.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Japan

Cities: Hiroshima

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fortes chuvas deixam 112 mortos e 78 sumidos no Japão
>>>>>Fortes chuvas deixam pelo menos 20 mortos no Japão – July 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Sobe para 38 o número de mortos pelas fortes chuvas no Japão – (EfeGeneric)
>>>>>Sobe para 50 o número de mortos pelas fortes chuvas no Japão – (EfeGeneric)
>>>>>Japão segue na busca por desaparecidos por conta das fortes chuvas no país – July 08, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 casas 0 70 NONE 5 casas: 4, várias casas: 1
2 chuvas 160 0 NONE 5 as fortes chuvas: 1, As chuvas torrenciais: 2, as chuvas: 1, As fortes chuvas registradas: 1
3 autoridades 0 0 NONE 5 As autoridades japonesas: 1, as autoridades locais: 2, as autoridades: 2
4 regiões 0 50 NONE 4 várias regiões: 2, as regiões afetadas: 2
5 pessoas 80 140 NONE 3 pessoas: 1, 39 pessoas: 1, 80 pessoas: 1
6 NHK 0 0 ORGANIZATION 3 NHK: 3
7 mortos 0 140 NONE 2 20 mortos: 1, os mortos: 1
8 vítimas 0 120 NONE 2 vítimas: 1, as vítimas: 1
9 precipitações 0 100 NONE 2 As precipitações: 2
10 alerta 90 0 NONE 2 alerta máximo: 1, alerta: 1