AngelaMerkelJuli20103zu4cropped.jpg

Fracasso de conversas para aliança coloca 4º mandado de Merkel em xeque

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Angela Merkel – Juli 2010 – 3zu4 cropped

Os esforços para a composição de uma aliança de governo tripartite na Alemanha fracassaram, declarou a chanceler Angela Merkel nesta segunda-feira, o que mergulhou o país em sua pior crise política em décadas, fez surgir a chance de novas votações e arremessou dúvidas sobre o futuro da líder de Alemania.

Angela Dorothea Merkel • GCIH • é uma cientista e política alemã.

O pró-empresariado Partido Democratas Livres se retirou das conversas depois de mais de quatro semanas de negociações infrutíferas com o bloco conservador de Merkel e os ambientalistas dos Verdes, declarando não haver um meio termo suficiente.

Os maiores pontos de atrito são as mudanças climáticas, com os verdes pedindo cortes de emissões que são vistos como economicamente desastrosos pelos demais, e a questão da imigração, com aliados conservadores de Merkel na Baviera insistindo em normas mais rígidas.A escolha da representação de Baden-Württenberg para abrigar as conversas de hoje tem certo simbolismo, pois esse estado tem atualmente Winfriend Kretschmann que conduz em aliança com a CDU como parceiro minoritáriWinfriend Kretschmann que conduz em aliança com a CDU como parceiro minoritário. Winfriend Kretschmann é um primeiro-ministro verde. Winfriend Kretschmann é um primeiro-ministro verde.

Na terça-feira 07 de novembro o líder dos Verdes da Alemanha havia declarado que o partido não insistiria em datas fixas para fechar as usinas de energia movidas a carvão e proibir carros com motor de combustão interna, descartando duas pré-requisito imprescindíveis antes de conversas decisivas com outros partidos para a formação de uma aliança de governo.

Como a liderança de Alemania é vista como crucial para a União Europeia lidar com uma reforma na governança e a saída futura do Reino Unido, o anúncio da saída, feito pelo líder do FDP, Christian Lindner, assustou os investidores e derrubou o euro.

Aparentando fadiga, Merkel declarou que vai continuar como chanceler interina e vai consultar o presidente de Alemania, Frank-Walter Steinmeier, para saber como seguir adiante. Um acordo chegou a estar ao escopo, alegou.

Como o partido social-democrata insistiu nesta segunda-feira em sua promessa de não voltar à “grande caliança de centro-direita e centro-esquerda de Merkel depois das perdas spadecidasem uma evotaçãode setembro, novas evotaçõesparecem ser a oalternativamais provável.

Merkel aos repórteres declarou: “É um dia de observação profunda sobre como ir adiante na Alemanha”. “Como chanceler, vou fazer tudo para que este país seja bem gerenciar nas semanas difíceis que vão vir.”

O negociador dos Verdes Juergen Trittin declarou ao canal DLF que as partes se aproximaram na questão de suprimi gradativamente a produção de carvão, mas que os conservadores se rejeitaram a se comprometer com a questão de requerentes de asilo que desejam trazer suas famílias imediatamente para a Alemanha.

O fracasso assombrou, já que as principais desavenças – a imigração e a política de guerrazinha à mudança climática – nse as viam não como bandeiras de o FDP.

O CSU, inquietado em perder mais terreno nas votações regionais de 2018, está pressionando por freios aos imigrantes e por uma imigração mais ordenada.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United Kingdom

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fracasso de conversas para aliança coloca 4º mandado de Merkel em xeque
>>>>>Negociação para coalizão alemã perde prazo; partidos seguem em desacordo – November 17, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Partidos alemães se reúnem em última tentativa para construir coalizão – November 18, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Merkel faz último esforço para conseguir compromissos e formar governo – November 19, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Angela Merkel 0 0 PERSON 5 Merkel: 2, Angela_Dorothea_Merkel GCIH: 1, chanceler Angela_Merkel: 1, (tacit) ele/ela (referent: Merkel): 1
2 um acordo 20 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: Um acordo): 3
3 a Alemanha 0 0 PLACE 3 a Alemanha: 3
4 cortes de emissões desastrosos 0 160 NONE 2 cortes de emissões desastrosos: 2
5 país 0 50 NONE 2 este país: 1, o país: 1
6 Winfriend Kretschmann 0 0 PERSON 2 Winfriend_Kretschmann (apposition: um primeiro-ministro verde): 2
7 chanceler 0 0 NONE 2 chanceler: 2
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 partido 0 0 NONE 2 o partido: 1, o partido social-democrata: 1
10 o fracasso 70 90 NONE 1 O fracasso: 1