França declara ao Irã para parar com trabalhos para míssil balístico de habilidade nuclear

Por: SentiLecto

A França declarou ao Irã nesta sexta-feira que pare imediatamente todas as atividades ligadas a mísseis balísticos que podem carregar armas nucleares depois de Teerã anunciar que pode colocar dois satélites em órbita nas próximas semanas.

“A França recorda que o programa de mísseis de Iran não está em conformidade com a determinação 2231 do Conselho de Segurança da ONU”, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França Agnes von der Muhll a jornalistas em um briefing diário.

“A França pede que o Irã pare imediatamente com todas as atividades relacionadas a mísseis balísticos desenvolvidos para carregar armas nucleares, incluindo testes utilizando tecnologia de mísseis balísticos.”

A porta-voz estava respondendo a observações do presidente de Iran, Hassan Rouhani, que declarou que dois satélites serão mandados ao espaço utilizando mísseis feitos pelo Irã.

Teerã respondeu advertindo a França para evitar repetir alegações “irresponsáveis e incorretas” sobre os trabalhos do Irã com mísseis feitas por países opostos a um acordo de 2015 alcançado entre o Irã e seis potências globais, alegou a TV estatal iraniana nesta sexta.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã Bahram Qasemi, de acordo com a emissora declarou: “O programa defensivo de mísseis desenvolvido pelo Irã é um direito natural da nação de Iran”.

Qasemi, segundo informou nas últimas horas a agência oficial “IRNA”. se o vai publicar quando conclui o processo, declarou: “O expediente está sendo investigado pelas autoridades hábeis e “.O Irã prendeu vários estadunidense nos últimos anos, assim como outras pessoas com dupla nacionalidade, por exemplo iraniana-britânica, acusados de espionagem.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>França declara ao Irã para parar com trabalhos para míssil balístico de habilidade nuclear
>>>>>Irã confirma detenção de cidadão americano – January 10, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Irã 15 50 ORGANIZATION 6 O Irã: 1, o Irã: 5
2 A França 0 0 PLACE 4 A França: 3, a França: 1
3 mísseis 0 0 NONE 4 mísseis feitos: 1, mísseis balísticos: 2, mísseis balísticos desenvolvidos: 1
4 esta 30 0 NONE 2 esta: 2
5 Hassan Rouhani 0 0 PERSON 2 Hassan_Rouhani: 2
6 atividades 0 0 NONE 2 atividades ligadas: 1, atividades relacionadas: 1
7 o porta-voz de o ministério_das_relações_exteriores_do_irã_bahram_qasemi 0 0 NONE 2 (tacit) ele (referent: o porta-voz de o Ministério_das_Relações_Exteriores_do_Irã_Bahram_Qasemi): 1, (tacit) ele/ela (referent: o porta-voz de o Ministério_das_Relações_Exteriores_do_Irã_Bahram_Qasemi): 1
8 satélites 0 0 NONE 2 dois satélites: 1, dois satélites serão: 1
9 todas_as 0 0 NONE 2 todas_as: 2
10 repetir alegações irresponsáveis e incorretas sobre os trabalhos de o irã com mísseis 0 100 NONE 1 repetir alegações irresponsáveis e incorretas sobre os trabalhos de o Irã com mísseis: 1