França vive 7º dia de protestos contra reforma previdenciária de Macron

Por: SentiLecto

A França vive nesta sexta-feira seu 7º dia de manifestações nacionais, com greves de efeito restringido no transporte contra a reforma da previdência proposta pelo presidente Emmanuel Macron.

Nesta sexta-feira, os sindicatos levaram milhares de manifestantes às ruas para uma sétima rodada de manifestações em todo o país, mas suas ações em larga escala têm perdido força e eles estão cada vez mais recorrendo a atos de força para provocar interrupções.Macron quer otimizar a configuração existente de 42 planos de pensão diferentes, cada um com seus próprios níveis de contribuições e benefícios, em um único sistema que ofereça a cada aposentado os mesmos direitos para cada euro contribuído.

Na segunda-feira 13 de janeiro Alain Robert escalou a Torre Total, um arranha-céu de 48 andares em Paris, para mostrar suporte ao trabalhadores em greve contra os planos de reforma da Previdência do governo. Alain Robert é o alpinista que não utilizava equipamentos e era conhecido como o “Homem-Aranha de Francia”.

O ato central da mobilização dos sindicatos, que desde o começo de dezembro do ano passado exige a retirada da reforma, é uma manifestação em Paris que começa na Praça da República e tem como destino a Praça da Concórdia, a centenas de metros palatinopalatino, sede do governo.

Philippe Martínez secretário-geral geresano antes do começo da manifestação declarou: “A única coisa que compreendemo sobre essa reforma é que deveremos trabalhar mais”. Philippe Martínez é o líder da mobilização.

A paralisação do transporte público é menos perceptível do que nas primeiras semanas do protesto, mas mesmo assim 30% dos trens regionais e 40% dos trens em Paris não estão funcionando.

Além disso, apenas as duas linhas automáticas funcionam normalmente no metrô da capital, enquanto as 12 restantes estão operam com menos trens e algumas apenas nos horários de pico.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: France, Brazil, Argentina

Cities: Paris, Franca, Concordia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>França vive 7º dia de protestos contra reforma previdenciária de Macron
>>>>>Sindicatos franceses alertam Macron que protestos contra Previdência vão durar meses – January 24, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Paris 0 0 PLACE 4 Paris: 4
2 Alain Robert 0 0 PERSON 3 Alain_Robert (apposition: o alpinista): 1, (tacit) ele/ela (referent: Alain_Robert): 2
3 o ato central de a mobilização de os sindicatos e a centenas de metros de o palácio_do_eliseu sede de o governo 0 0 NONE 2 O ato central de a mobilização de os sindicatos e a centenas de metros de o Palácio_do_Eliseu sede de o governo: 2
4 coisa 0 0 NONE 2 A única coisa: 2
5 manifestação 0 0 NONE 2 a manifestação: 1, uma manifestação: 1
6 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
7 reforma 0 0 NONE 2 essa reforma: 2
8 ações 0 60 NONE 1 ações: 1
9 causar interrupções 0 50 NONE 1 causar interrupções: 1
10 o protesto 0 40 NONE 1 o protesto: 1