Furacão Michael progride para o noroeste da Flórida com ventos de até 230 km/h

Por: SentiLecto

O potente furacão Michael progride a 20 km/h e com ventos fortes de até 230 km/h em direção à costa noroeste da Flórida, onde dtem que chegarnas próximas horas. Desde 2005, não chegava à região do Panhandle um furacão como Michael,, que é um furacão “potencialmente catastrófico”, que começou a se fortalecer ontem, entrou no Golfo do México e hoje de madrugada chegou à categoria 4 de uma escala de no máximo 5. Em seu boletim mais recente, o Centro Nacional de Furacões informou que é possível outro fortalecimento de Michael depois do meio-dia .

– O furacão Michael deve se fortalecer nesta terça-feira no Golfo do México e rumar para a Flórida, onde autoridades fizeram pedidos para que habitantes saiam do percurso da borrasca antes da chegada de ondas, ventos e chuvas com risco de morte. Dezenas de milhares de pessoas receberam ordem de retirada de condados de Wakulla, Gulf e Bay. Michael pode ser um furacão de categoria 3 quando chegar ao continente, o que deve acontecer na quarta-feira, tornando-se a borrasca mais intensa a atingir a Flórida em ao menos uma década. Tommy Ford no Facebook declarou: “Para aqueles que ponderam uma retirada, não posso sublinhar o suficiente a protagonismo de partir o mais cedo possível”. Tommy Ford é o xerife do condado de Bay. “As rotas de saída podem se tornar pesadelos de trânsito depressa. Saiam agora”. Michael era um furacão de categoria 1, com ventos ininterruptos de mais de 150 km/h, e vem ganhando força desde que passou ao largo do extremo oeste cubano, declarou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos na manhã desta terça-feira. Esperam-se elevações de as marés de até 3,7 metros ao longo da Flórida, e até 30 centímetros de chuva estão calculadas em toda a Flórida, a Geórgia e a Carolina do Sul, informou o centro. O NHC advertiu que ambos podem provocar inundações letais e que os habitantes dentro da zona de alerta do furacão devem se “preparar para ventos com risco de morte”. Rick Scott disse estado de emergência em 35 condados ao longo das regiões da Língua de Terra e de Big Bend. Rick Scott é o governador da Flórida. Cerca de 1.250 soldados da Guarda Nacional estão auxiliando com o processo, e mais de 4 mil tropas estão de prontidão, tuitou Scott. Se os fecharia repartições públicas, escolas e universidades de esta terça-feira até o final de a semana em condados de a Língua de Terra. As filas nos postos de combustíveis estavam ampliando agora que as pessoas se preparam para partir. Aquelas que pretendem ficar acabaram com os estoques de água e outros suprimentos dos mercados ao longo da segunda-feira. No vizinho Alabama, a governadora Kay Ivey disse estado de emergência em todo o Estado na segunda-feira, calculando prejuízos dos ventos, chuvas fortes e blecautes. Depois que o Michael atingiu a costa do norte hondurenha, chuvas torrenciais e enchentes relâmpago provocaram 13 mortes na América Central durante o final de semana. O furacão Michael entrou nesta terça-feira na parte sudeste do Golfo de México e progride com ventos máximos constantes de 155 km/h em direção ao noroeste, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos .

Na sexta-feira 14 de setembro o furacão Florence havia perdido força e havia caído para categoria 1 na escala Saffir-Simpson, nesta sexta-feira, com ventos máximos sustentados de até 150 km/h, a quase 70 quilômetros da costa dos Estados Unidos, onde existia a previsão de que toque a terra nas próximas horas.

Apesar dos ventos intensamente fortes, o grande temor é com as enchentes que as chuvas podem provocar. As autoridades pediram alerta máximo para a população.

O órgão também emitiu uma alerta de ressaca para a costa oeste da Flórida, de Navarre até a Ilha de Ana Maria, incluindo a baía de Tampa.

De acordo com o NHC, Michael tem que girar para noroeste antes de tocar o solo e depois para nordeste até o começo da noite. Posteriormente, ele se conduzirá para o nordeste através do sudeste dos Estados Unidos a partir de hoje à noite ou amanhã e na sexta-feira se avai afastardo litoral atlântico dos Estados Unidos.

A previsão é que Michael se mova nesta tarde rumo ao norte, passando a oeste cubano, e à noite chegue ao sudeste do Golfo do México.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Furacão Michael progride para o noroeste da Flórida com ventos de até 230 km/h
>>>>>Tempestade Michael se transforma em furacão perto de Cuba – (EfeGeneric)
>>>>>Furacão Michael segue para Flórida após causar enchentes fatais na América Central – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Com ventos cada vez mais fortes, furacão Michael entra no Golfo do México – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Michael 290 0 PERSON 16 O furacão Michael: 2, (tacit) ele/ela (referent: O potente furacão Michael): 3, (tacit) ele/ela (referent: Michael): 2, Michael: 5, Michael era um furacão de categoria 1 com ventos contínuos de mais de 150 km-h: 1, (tacit) ele/ela (referent: O furacão Michael): 1, ele (referent: Michael): 1, O potente furacão Michael: 1
2 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
3 enchentes 0 80 NONE 3 as inundações: 2, enchentes fatais: 1
4 furacão 70 70 NONE 3 um furacão: 3
5 ventos 220 0 NONE 3 ventos máximos sustentados: 1, ventos: 1, ventos fortes: 1
6 chuvas 80 0 NONE 3 chuvas fortes e blecautes: 1, as chuvas: 1, Chuvas torrenciais e enchentes: 1
7 categoria 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: categoria): 3
8 km-h 0 0 NONE 3 230 km-h: 1, 150 km-h: 1, 20 km-h: 1
9 moradores 0 95 NONE 2 os moradores: 1, moradores: 1
10 NHC 0 25 ORGANIZATION 2 o NHC: 1, O NHC: 1