Gato de Assange está ‘a resgatado’, informa WikiLeaks; onde ainda é mistério

Por: SentiLecto

O gato do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que adotou o gato em 2016 para fazê-loempresaa no interior da embaixada, onde o fundador do WikiLeaks permanecia desde 19 de junho de 2012, está bem e a salvo, informou a organização via Twitter neste sábado. Faz 6 meses, segundo o WikiLeaks, os advogados levaram o bicho de estimação de Assange da Embaixada do Equador em Londres, onde ele estava asilado, ainda a pedido de o próprio proprietário.

Filmaram-se as reuniões entre advogados e um médico em a sede diplomática em segredo em o último ano, garantiu o grupo em Londres, dias depois que o WikiLeaks alegou em um tweet que Assange poderia ser expulso de a embaixada em poucos dias.O jornalista e fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi vítima de uma sofisticada operação de espionagem na embaixada do Equador em Londres, no Reino Unido, onde ele está refugiado desde 2012, segundo alegou nesta quarta-feira o próprio site da organização, que se dedica a divulgar documentos, fotografias e informações confidenciais, vazadas de governos ou companhias, sobre temas sensíveis.Faz 2 anos, as autoridades de Suecia concluíram o inquérito preliminar contra Assange, aberta sete anos antes por crimes sexuais, diante da impossibilidade de fazê a progredir depois que o jornalista australiano se refugiou em a embaixada de Equatorial Guinea em 2012 para evitar sua extradição..Assim informou hoje José Valencia em uma declaração em Quito na qual o governo de seu país explicou a resolução “soberana e apegada ao direito” de pôr fim ao asilo do ativista, que foi detido pela polícia britânica em Londres. José Valencia é o ministro das Relações Exteriores do Equador. que a polícia britânica deteve ele em Londres.

Na sábado 06 de abril o governo do Equador havia alegado no final da sexta-feira que negava relatos de que expulsará de maneira iminente o fundador do Wikileaks Julian Assange de sua embaixada em Londres, onde ele tem vivido em asilo há quase sete anos.

Desde que o governo do Equador revogou seu asilo e a cidadania a ele, o destino do gato de Assange agitou as mídias sociais nos últimos dias concedida, o que fez com que acabasse sendo preso pela polícia britânica na última quinta-feira. Com contas em redes sociais sob o nome “Embassy Cat” , o bicho ganhou uma legião de seguidores que provaram preocupação sobre seu destino após a prisão do proprietário.

Segundo o WikiLeaks, Assange e seu gato têm que ser “reunidos em liberdade”.

Segundo o jornal New York Times, o gato esteve no centro da desavença de Assange com o governo do Equador que culminou no cancelamento de seu asilo. Uma das normas impostas por Quito ao ativista, no ano passado, era de que o australiano cuidasse melhor do animal, senão o pet seria levado a um alojamento.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Gato de Assange está ‘a resgatado’, informa WikiLeaks; onde ainda é mistério
>>>>>WikiLeaks acusa embaixada do Equador de espionar Assange – April 10, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Equador nega que expulsão de Assange de embaixada seja iminente – April 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Assange será expulso da embaixada equatoriana, revela “WikiLeaks” – April 05, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente equatoriano diz que Assange violou termos de asilo, informa mídia local – April 02, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Equador nega contato com outros países para prender Assange – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Equador se reserva o direito de investigar Assange, diz chanceler – April 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Suécia não se posiciona sobre Assange, mas diz que seu caso pode ser reaberto – April 11, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>Equador suspende nacionalidade de Julian Assange por irregularidades – April 11, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Julian Assange 100 60 PERSON 9 ele (referent: Julian_Assange): 1, ele (referent: Assange): 1, Assange: 3, Julian_Assange: 3, (tacit) ele/ela (referent: Julian_Assange): 1
2 Londres 0 0 PLACE 4 Londres: 4
3 WikiLeaks 0 0 ORGANIZATION 4 o WikiLeaks: 4
4 Quito 0 0 PERSON 3 Quito: 3
5 o governo de o equador 0 0 NONE 3 o governo de o Equador: 3
6 ativista 0 25 NONE 2 o ativista: 2
7 um tweet 0 14 OTHER 2 um tweet: 2
8 gato 100 0 NONE 2 o gato: 2
9 organização 80 0 NONE 2 a organização: 2
10 José Valencia 40 0 PERSON 2 José_Valencia (apposition: o ministro de as Relações_Exteriores_do_Equador): 1, ele (referent: José_Valencia): 1