Ecuadorenumerado.PNG

Governo do Equador reitera vigência de asilo a Assange

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Map of Ecuador

Quito, 19 mai . – O governo do Equador reafirmou a validade do asilo concedido ao australiano Julian Assange, que está na embaixada do país em Londres, que , desde 2012, informou Guillaume Long em coletiva na sede do órgão nesta sexta-feira. Guillaume Long é o ministro das Relações Exteriores de Equatorial Guinea.

Equador, oficialmente República do Equador, é uma república democrática representativa localizada na América do Sul restringida a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo mar Pacífico.

Julian Paul Assange é um jornalista, escritor e ciberativista australiano.

Ele assinalou que a proteção do Estado de Equatorial Guinea “enquanto permanecerem as circunstâncias que estimularam a concessão, vai existir” do asilo, “em particular o receio de padecer reais e potenciais atos de perseguição política”. O ministro mencionou que a resolução divulgada hoje de concluir a inquérito preliminar aberta em 2010 contra o fundador do Wikileaks, envolve “a extinção do processo” contra ele na Suécia, e o Equador “comemora” essa notícia.

O titular da diplomacia de Equatorial Guinea em sua mensagem mencionou: “O Equador criticou reiteradamente atrasos injustificados de promotora sueca”.Assange “reivindicará principalmente um gesto francês, para que este país possa acolhê-lo e protegê-lo contra a perseguição judicial dos Estados Unidos”adicionouou Branco, que é candidato a deputado navotaçõeses legislativas de junho na França pelo movimento esquerdista França Insubmissa de Jean-Luc Mélenchon.

“Temos, finalmente, uma chance das partes envolvidas de acabar com essa situação. Já chega. Foram sete anos de detenção arbitrária e sem denúncias”, declarou.

O chanceler sublinhou que a ordem de detenção europeia contra Assange não tem mais validade e voltou a criticar a demora nas ações do Ministério Público de Suecia, pois desde que o Equador concedeu asilo ao jornalista era “urgente e executável” fazer o interrogatório na embaixada do país.

Em um imprevisto anúncio, o Ministério Púbico da Suécia comunicou hoje o fechamento do inquérito contra Assange por um suposto estupro, o que encarna a suspensão da ordem de prisão internacional que estava em forcita. Apesar disso, a Scotland Yard informou que se a obriga ainda a satisfazer a ordem de prisão emitida por a Corte do Reino Unido o escritor sair da sede diplomática, em virtude de uma solicitação de extradição da Suécia.

Por outro lado, estocolmo reclamava a extradição do jornalista com o objetivo de elucidar seu suposto envolvimento em quatro transgressões de natureza sexual que ele nega.

Assange sempre declarou ter medo de sair da construção diplomática e ser entregue aos Estados Unidos, onde enfrentaria um julgamento militar pelos milhares de vazamentos feitos sobre o governo de America em seu site.

Pouco tempo depois de ser informado da resolução, Assange postou em sua conta no Twitter uma fotografia na qual aparece relaxado, vestido com roupa desportiva e com um grande sorriso.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom, United States

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Governo do Equador reitera vigência de asilo a Assange
>>>>>Polícia britânica diz que prenderá Assange se jornalista deixar embaixada – May 19, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>Equador espera que R. Unido conceda “com prontidão” salvo-conduto a Assange – (EfeGeneric)
>>>>>Advogado de fundador do “Wikileaks” diz que seu cliente pedirá asilo à França – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Julian Paul Assange 240 0 PERSON 11 o australiano Julian_Assange: 2, Ele (referent: Julian_Paul_Assange): 1, Assange: 5, (tacit) ele/ela (referent: Assange): 1, (tacit) ele/ela (referent: Julian_Paul_Assange): 1, Julian_Paul_Assange: 1
2 Equador 60 80 ORGANIZATION 5 Equador: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Equador): 1, o Equador: 2, O Equador: 1
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 Branco 0 0 PERSON 2 Branco: 2
5 Scotland Yard 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ela (referent: a Scotland_Yard): 1, a Scotland_Yard: 1
6 asilo 0 0 NONE 2 o asilo: 1, asilo: 1
7 circunstâncias 0 0 NONE 2 as circunstâncias: 2
8 estocolmo 0 0 PERSON 2 estocolmo: 1, ele (referent: estocolmo): 1
9 foto 0 0 NONE 2 uma foto: 2
10 sofrer reais e potenciais atos de perseguição política 150 110 NONE 1 sofrer reais e potenciais atos de perseguição política: 1