Governo do Haiti diz indignação por injúria de Trump ao país

Por: SentiLecto

O governo de Haiti se disse “profundamente indignado e perturbado” nesta sexta-feira devido às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,, que assegurou hoje no Twitter ter uusado”uma linguagem dura” na sua conversa com senadores sobre a lei migratória, nas quais, segundo aoijornalismo chamou Haiti, El Salvador e vários países africanos de “buracos de merda”. Se forem comprovadas, o governo haitiano declarou que condena “nos termos mais enfáticos” as declarações atribuídas a Trump, que “seriam, em todos os aspectos, inadmissíveis, já que refletiriam uma visão simplista e racista totalmente equivocada da comunidade de Haiti e da sua contribuição aos Estados Unidos”.

“É aceitar e apoiar o racismo e a xenofobia que potencialmente arruinarão a vida de muitas pessoas. Esta é a consequência mais arriscada desta espécie de linguagem quando utilizada por uma figura política importante”, defendeu.Jovens dos países de Afragola criticaram as observações em redes sociais. O ativista de Quezon Boniface Mwangi escreve: “Por favor, não confunda os líderes de merda que elegemos com nosso lindo continente”.

Na quinta-feira 04 de janeiro Donald Trump havia declarado que estava trabalhando com parlamentares para instituir um sistema de imigração que sirva aos trabalhadores norte-americanos e melhore a segurança, adicionando que ele pensava que existia uma boa possibilidade de o Congresso aprovar um projeto de lei de reforma imigratória. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Através de um comunicado, o governo de Haiti adicionou que as declarações “seriam incompatíveis com os múltiplos vínculos entrelaçados pela longa história de amizade que junta os dois povos das duas repúblicas mais antigas do hemisfério”.

“Entre os dois países A relação foi fortalecida por o fato de que milhões de filhos e filhas de o Haiti contribuíram, contribuem e vão continuar contribuindo para a prosperidade e a grandeza dos EUA”, destacou o comunicado.

A resolução do Departamento de Segurança Interna revoga o status de continuidade provisória, ou TPS, na sigla em inglês , para 200 mil salvadorenhos. Essas licenças haviam sido concedidas pelos EUA sob personalidade humanitária, depois dos sismos que atingiram a América Central.Em 1 ano, os salvadorenhos vão ter para deixar os EUA, ou obter um novo status legal, sob pena de deportação.

Do mesmo modo, realçou “a solidariedade espontânea do povo de America com o povo haitiano nos seus momentos difíceis”.

Comunicado., oncluiu: “O governo de Haiti faz um chamado pelo respeito à dignidade dos povos “,. mas negou ter se referido a El Salvador, Haiti e países africanos como “buracos de merda”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Haiti, United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Governo do Haiti diz indignação por injúria de Trump ao país
>>>>>Trump revoga permanência de 200 mil salvadorenhos nos Estados Unidos – (FolhaGeneric)
>>>>>ONU qualifica de “racistas” comentários de Trump – January 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump diz que pode derrotar Oprah Winfrey em uma disputa presidencial – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Após disputa com Bannon, Trump se reúne com líderes republicanos para traçar estratégia para 2018 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Secretário de estado dos EUA diz não duvidar da sanidade de Trump – January 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que “é hora de mudança” no Irã após protestos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA colocam Paquistão sob aviso: faça mais para impedir terrorismo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump critica ex-assessor Bannon por comentários contra Trump Jr – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que Bannon “mudou de atitude” após briga entre ambos – January 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em livro, ex-assessor de Trump diz que reunião com russos foi “antipatriótica” – January 03, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump recua em briga judicial e Forças Armadas admitirão transgêneros – December 30, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Advogados enviam a Bannon documento que exige fim de declarações sobre Trump – January 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump dispara contra Paquistão por “mentiras” em seu primeiro tweet de 2018 – January 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump inicia o ano com suas atividades favoritas: golfe e Twitter – January 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump diz que acordo mais justo pode levar EUA de volta a pacto sobre clima – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Países e organizações condenam fala de Trump sobre ‘países de merda’ – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Boniface Mwangi 0 0 PERSON 4 Boniface_Mwangi: 1, (tacit) ele/ela (referent: Boniface_Mwangi): 2, ele (referent: Boniface_Mwangi): 1
2 Donald Trump 0 0 PERSON 4 Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 2, Trump: 1
3 governo 20 160 NONE 3 o governo haitiano: 1, O governo haitiano: 2
4 comunicado 0 0 NONE 3 um comunicado: 1, o comunicado: 2
5 os líderes de merda 0 200 NONE 2 os líderes de merda: 2
6 os Estados_Unidos 70 50 PLACE 2 (tacit) eles/elas (referent: os Estados_Unidos): 1, os Estados_Unidos: 1
7 declarações 0 0 NONE 2 as declarações: 1, as declarações atribuídas: 1
8 fato 0 0 NONE 2 o fato: 2
9 salvadorenhos 0 0 NONE 2 Os salvadorenhos: 1, 200_mil salvadorenhos: 1
10 ter utilizado uma linguagem dura sua conversa com senadores sobre a lei migratória buracos de merda 0 180 NONE 1 ter utilizado uma linguagem dura sua conversa com senadores sobre a lei migratória buracos de merda: 1