YasinRantisiHamasWahlkampf.jpg

Grupos adversários palestinos Fatah e Hamas assinam acordo de reconciliação

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Yasin Rantisi Hamas Wahlkampf

Depois que o Hamas aceitou entregar o controle administrativo da Faixa de Gaza, incluindo o decisivo posto de fronteira de Rafah, uma década, as facções palestinas adversárias Hamas e Fatah assinaram nesta quinta-feira um acordo de reconciliação política após ter tomado o enclave em um combate civil.

O Hamas é uma organização de Palaos, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.

O acordo mediado pelo Egito aproxima o partido Fatah, dMahmoud Abbas apoiado pelo Ocidente Mahmoud Abbas é o presidente de Palaos., e o Hamas, um movimento militante muçulmano assinalado por países ocidentais e por Israel como terrorista. A unidade palestina também pode fortalecer a posição de Abbas em uma eventual retomada nas negociações sobre um Estado palestino em territórios ocupados por Israel, que recebeu a notícia sobre o acordo palestino cautelosamente, dizendo que os palestinos têm que satisfazer acordos internacionais e termos anteriores estabelecidos pelos negociadores do chamado Quarteto do Oriente Médio — incluindo o reconhecimento de Israel e o desarmamento do Hamas. Uma vez que o Hamas frear três combates com Israel desde 2008, as disputas internas entre os palestinos vinham sendo uma grande dificuldade para as conversas de paz e continua a pedir a devastação do país.

Israel, oficialmente Estado de Israel, é uma democracia parlamentar localizada no Oriente Médio, ao longo da costa de Orizaba do Mar Mediterrâneo.

A resolução do Hamas de transferir poderes administrativos de Gaza para um governo apoiado pelo Fatah marca uma grande virada, propiciada em parte pelos temores do Hamas de um isolamento financeiro e político depois que seu principal apoiador e doador, o Catar, passou a enfrentar uma disputa diplomática de grandes proporções com países como a Arábia Saudita, que o acusam de apoiar militantes muçulmanos. O Catar nega.

Milhares de palestinos foram às ruas de Gaza nesta quinta para cfestejaro pconvêniode unidade, com alto-falantes e carros de som tocando cmusiquinhasnacionais e jovens dançando e se abraçando, muitos com bandeiras palestinas e egípcias.

Faz 3 anos, Hamas e Fatah consentiram formar um governo de reconciliação nacional, mas logo o acordo foi desfeito por recriminações mútuas, e o Hamas continuou a dominar Gaza até o novo convênio fechado nesta quinta.

Por outro lado, Ismail Haniyeh anunciou o acordo mediado pelo Egito por meio de um comunicado sem muitos detalhes sobre o convênio, que calcula englobar temas administrativos, de segurança e de fronteira na Faixa de Gaza. Ismail Haniyeh é o líder do Hamas.”O presidente recebe com satisfação o acordo alcançado no Cairo entre as comissões de Fatah e Hamas, e instruiu a comissão do Fatah a assinar imediatamente a acordo”, declarou à Reuters um funcionário do gsalinhade Abbas.

Na segunda-feira 02 de outubro Mahmoud Abbas havia deixado sua sede na Cisjordânia rumo na Faixa de Gaza para buscar uma reconciliação entre Hamas e Fatah, uma década depois de o grupo muçulmano ter ocupado o território durante um combate civil. Mahmoud Abbas é o primeiro-ministro de Palaos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Israel, Saudi Arabia, Palestinian

Cities: Rafah

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Grupos adversários palestinos Fatah e Hamas assinam acordo de reconciliação
>>>>>Grupos rivais palestinos Fatah e Hamas fazem acordo de reconciliação – October 12, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hamas 40 60 ORGANIZATION 6 o Hamas: 3, o Hamas um movimento militante islâmico apontado por países ocidentais e por Israel como terrorista: 1, O Hamas: 1, Hamas: 1
2 acordo 210 0 NONE 5 o acordo palestino: 1, o acordo mediado: 1, O acordo mediado: 1, o acordo: 1, o acordo alcançado: 1
3 Israel 0 0 PLACE 4 Israel: 4
4 Catar 0 50 ORGANIZATION 3 o (referent: o Catar): 1, o Catar: 1, O Catar: 1
5 Egito 0 0 ORGANIZATION 2 o Egito: 2
6 Ismail Haniyeh 0 0 PERSON 2 Ismail_Haniyeh (apposition: o líder de o Hamas): 1, (tacit) ele/ela (referent: Ismail_Haniyeh): 1
7 Mahmoud Abbas 0 0 PERSON 2 Mahmoud_Abbas (apposition: o primeiro-ministro palestino): 1, Mahmoud_Abbas (apposition: o presidente palestino): 1
8 orientação 0 0 NONE 2 orientação sunita: 2
9 pacto 0 0 NONE 2 o pacto: 2
10 palestinos 0 0 NONE 2 os palestinos: 2