Guerrazinhas entre Israel e Hamas em Gaza reduzem, mas nervosismo permanece

Por: SentiLecto

GAZA/JERUSALÉM – Os guerrazinhas fronteiriços entre Israel e o Hamas reduziram nesta terça-feira, após um dia de ataques palestinos com foguetes e ataques aéreos israelenses, mas os nervosismos continuam altas e Israel reuniu forças ao longo da fronteira de Gaza.

Um jovem de Palaos de 18 anos, Khaled al Ajsham, e outro de 29, Nidal Shatat, faleceram após terem sido atingidos por disparos de soldados israelenses nas mobilizações de hoje, pouco antes das chamadas Marchas do Retorno completarem um ano, informou o porta-voz de Saúde em Gaza, Ashraf al Qedra.A uma semana da denominada “passeata do milhão”, no próximo dia 30, o conflito na fronteira entre Faixa de Gaza e Israel continua aumentando e ontem à noite palestinos jogaram dezenas de explosivos contra o muro, respondidos com dois bombardeios do Exército.- As Forças Armadas de Israel declararam nesta segunda-feira ter começado a agredi alvos do Hamas na Faixa de Gaza, horas depois que um míssil palestino atingiu uma casa perto de Tel Aviv. Testemunhas da Reuters escutaram explosões em Gaza. As Forças Armadas declararam em comunicado que “começaram a agredi alvos terroristas do Hamas pela Faixa de Gaza”. Um dos alvos atingidos foi uma posição marítima do Hamas a oeste da cidade de Gaza, e uma outra foi um grande campo de treinamento do grupo no norte de Gaza, declararam autoridades de segurança palestinas e veículos de comunicação do Hamas. É provável que ambas as áreas tenham sido esvaziadas, já que o Hamas soube com horas de antecedência que os ataques israelenses estavam a percurso. Testemunhas declararam que três mísseis atingiram o alvo no norte de Gaza. Benjamin Netanyahu havia prometido uma resposta dura ao ataque de míssil que deixou sete israelenses feridos no começo do dia. Benjamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel.

Na depois que os militares de Israel haviam, sexta-feira 15 de março Aviões de combate israelenses haviam bombardeado alvos do Hamas no enclave de Palaos de Gaza, na manhã desta sexta-feira declarado que militantes haviam disparado dois foguetes na direção da cidade de Tel Aviv.

Sirenes de alerta de foguetes continuavam a soar em cidades israelenses próximas da fronteira na noite de segunda-feira, mesmo depois de autoridades palestinas declararem que o Egito mediou uma trégua — mas na manhã desta terça-feira a área fronteiriça havia se aliviado.

O confronto iniciou na manhã de segunda-feira, quando sete israelenses próximos de Tel Aviv foram feridos por um foguete disparado da Faixa de Gaza, a cerca de 120 quilômetros de distância.

Enquanto outros 60 ficaram, dois palestinos faleceram em decorrência de disparos das tropas israelenses feridos, em uma nova sexta-feira de protestos na área fronteiriça entre a Faixa de Gaza e Israel.

Horas mais tarde, Israel –que culpou o Hamas, a força armada dominante em Gaza, pelo ataque com foguetes– realizou uma séria de ataques retaliatórios, ferindo cinco palestinos. Os militares declararam que posicionou-se soldados e tanques complementares em a divisa.

Militantes de Gaza dispararam saraivadas de foguetes contra Israel na noite de segunda-feira. Alguns as defesas israelenses abateram eles e outros caíram em áreas desocupadas. Assolado por escândalos de corrupção, Netanyahu, que condensou uma viagem aos Estados Unidos e tem que pousar em Tel Aviv ainda nesta terça-feira, enfrenta um desafio duro perante uma aliança de centro liderada por um general realçado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Guerrazinhas entre Israel e Hamas em Gaza reduzem, mas nervosismo permanece
>>>>>Forças de Israel matam 2 palestinos e deixam 60 feridos em protestos em Gaza – March 22, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Protestos na fronteira de Gaza fornecem inspiração e matéria-prima a artista palestino – March 19, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Caças israelenses atacam Gaza após disparo de foguetes contra Tel Aviv – March 15, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Netanyahu adverte ao Hamas que não descarta campanha militar em Gaza – (EfeGeneric)
>>>>>Nova noite de distúrbios, alarmes antiaéreos e fogo em torno de Gaza – (EfeGeneric)
>>>>>Forças Armadas de Israel começam a atacar Hamas em Gaza – March 25, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Benjamin Netanyahu 0 0 PERSON 4 Benjamin_Netanyahu (apposition: O primeiro-ministro israelense): 1, Netanyahu: 2, (tacit) ele/ela (referent: Netanyahu): 1
2 Israel 0 0 PLACE 4 Israel: 3, (tacit) ele/ela (referent: Israel): 1
3 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
4 a Faixa_de_Gaza 0 0 PLACE 3 a Faixa_de_Gaza: 2, Faixa_de_Gaza: 1
5 os militares 0 0 NONE 3 (tacit) eles (referent: Os militares): 1, (tacit) eles/elas (referent: Os militares): 2
6 áreas 25 30 NONE 2 ambas as áreas: 1, áreas desocupadas: 1
7 militantes 35 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: militantes): 2
8 Forças Armadas 0 0 ORGANIZATION 2 As Forças_Armadas: 1, (tacit) eles/elas (referent: As Forças_Armadas): 1
9 Forças Armadas de Israel 0 0 ORGANIZATION 2 As Forças_Armadas_de_Israel: 1, (tacit) eles/elas (referent: As Forças_Armadas_de_Israel): 1
10 Gaza 0 0 PLACE 2 Gaza: 2