Guterres informa líderes globais sobre auge do populismo e da divisão

Por: SentiLecto

António Guterres informou nesta terça-feira os líderes globais sobre o auge da divisão e do populismo na abertura das discussões da Assembleia Geral das Nações Unidas. António Guterres é o secretário-geral da Organização das Nações Unidas .

“Os valores universais estão se corroendo. Os princípios democráticos estão sob assédio. O estado de direito está sendo minado. A impunidade está em alta, com líderes e Estados pressionando os limites em casa e na arena internacional”, declarou Guterres.

O diplomata de Portugal abriu com seu discurso os debates dos chefes de Estado e de governo, que começaram a sessão respeitando um minuto de silêncio em memória do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, que faleceu em agosto.

Os dois analisaram a saída de milhares de venezuelanos do país e a chance de alguma iniciativa multilateral para solucionar o problema. Fontes escutadas pela Agência Efe alegaram que tanto a Espanha como a ONU têm interesse em patrocinar uma medida da espécie.

Guterres exibiu um obscuro retrato do mundo atual, realçando que o povo “está perdendo a esperança” nas instituições e padecendo com a ampliação da desigualdade.

O secretário-geral declarou: “Os migrantes e refugiados continuam enfrentando a discriminação e a demagogia no contexto de uma colaboração internacional claramente insuficiente”.

“Temos o dever de mudar este rumo e de resolver os desafios que nos impõem. Devemos nos agitar com base em fatos, não por medo, e nos apoiando na razão e não em ilusões”.

Segundo fontes do governo de Espanha, Sánchez levou aos dois encontros uma mensagem de suporte total ao multilateralismo como o percurso adaptado para enfrentar os desafios mundiais, entre os quais incluiu a igualdade de gênero e a mudança climática.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Guterres informa líderes globais sobre auge do populismo e da divisão
>>>>>Sánchez se reúne com Guterres e com presidente da Assembleia Geral da ONU – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 António Guterres 0 75 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Guterres): 3, Guterres: 2, António_Guterres (apposition: O secretário-geral de a Organização_das_Nações_Unidas): 1
2 nós 0 20 NONE 3 nos: 1, (tacit) nós: 2
3 Sánchez 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Sánchez): 1, Sánchez: 1
4 governo 0 0 NONE 2 governo: 2
5 os migrantes e refugiados 0 120 NONE 1 Os migrantes e refugiados: 1
6 a discriminação e a demagogia 0 100 NONE 1 a discriminação e a demagogia: 1
7 a impunidade 0 94 NONE 1 A impunidade: 1
8 solucionar o problema 50 80 NONE 1 solucionar o problema: 1
9 ONU Kofi Annan 0 70 ORGANIZATION 1 a ONU_Kofi_Annan: 1
10 o estado de direito 80 50 NONE 1 O estado de direito: 1