Habitantes recebem alerta de ‘queda de cinzas’ após erupção explosiva de vulcão no Havaí

Por: SentiLecto

PAHOA, Havaí – Uma erupção explosiva jogou cinzas a uma altura de 9 mil metros acima do vulcão Kilauea, no Havaí, nesta quinta-feira, e uma vez que a pluma englobou uma grande área, habitantes da Grande Ilha receberam alertas para buscar alojamento , declararam autoridades.

A Defesa Civil do Condado do Havaí em alerta via telefone. declarou: “O Observatório de Vulcões do Havaí reporta que uma erupção explosiva no cume do Kilauea aconteceu”. “A pluma de cinzas resultante vai cobrir a área ao redor. Busque se você está no percurso da pluma de cinzas, alojamento”.

– Novas fendas rugindo como motores a jato e expelindo magma foram abertas no vulcão Kilauea, no Havaí, amontoando lava tão alto quanto um edifício de quatro andares, e o Serviço Geológico dos Estados Unidos advertiu que mais erupções são prováveis. Uma fenda em um pasto no flanco leste do Kilauea foi a 16ª registrada desde que o vulcão de Noruega, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção há oito dias. Milhares de pessoas deixaram suas casas na ilha principal e arruinaram-se casas dezenas de . A nova fenda foi aberta no sábado a cerca de 1,6 quilômetro a leste de uma abertura já existente. Haley Clinton, de 17 anos, que caminhou para ver a nova fenda com seu pai, declarou: “Está bem do lado da minha casa, o que é meio assustador” Darryl, e sua irmã, Jolon, de 15 anos. “É bem legal”. De longe, a fenda soltava rugidos abafados e grandes que se acentuavam, mesclados com os fortes sons da lava líquida. Em horas após ser aberta, a fenda havia acumulado lava preto-avermelhada de cerca de 12 metros de altura e ao menos 45 metros de comprimento. Pedaços de magma estavam sendo jogados a 30 metros no ar. O calor intenso deixou observadores suando e o ar estava cheio de odor de queimado. Mas com fumaça sendo soprada na direção oposta, não havia odor pungente de dióxido de enxofre tóxico no ar. Pouco após a abertura da fenda, o Observatório de Vulcões do Havaí, do Serviço Geológico, informou que atividades sísmicas permaneciam “aumentadas” no cume do Kilauea, a 1.200 metros de altura. O Serviço Geológico dos EUA relatou que um superficial, porém pequeno, sismo de magnitude 3,5 atingiu a ilha no sábado. Faz 14 dias, desde que lava, outra fenda, a 17ª começou a, abriu por volta das 18h, em o horário local, liberando gases, segundo o Observatório de Vulcões do Havaí. Geólogos advertiram na sexta-feira que uma erupção gerada por vapor da cratera Halemaumau, no cume, poderia soltar cinzas a 6.100 metros e disseminar cinzas e destroços até 19 quilômetros.

“O vento pode carregar a pluma de cinzas em direção a Kau, Volcano, Mt. View, Kea’au e até Hilo, que proteja-se da queda de cinzas”, declarou outro alerta.

A erupção não foi ouvida na vila de Pahoa, cerca de 40 quilômetros abaixo do lado leste do vulcão, mas o ar cheirava a enxofre e havia um nevoeiro meio fumaçento de cinzas, declarou um repórter da Reuters que estava na vila.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Habitantes recebem alerta de ‘queda de cinzas’ após erupção explosiva de vulcão no Havaí
>>>>>Fissuras em vulcão no Havaí geram alertas de nova erupção – May 13, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 fissura 310 300 NONE 5 A nova fissura: 1, Outra fissura: 1, a fissura: 3
2 erupção 0 80 NONE 4 uma erupção gerada: 1, erupção: 1, A erupção: 1, uma erupção explosiva: 1
3 ar 0 0 NONE 4 o ar: 4
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 metros 0 0 NONE 3 30 metros: 1, 12 metros: 1, 6.100 metros: 1
6 o Observatório_de_Vulcões_do_Havaí 0 0 PLACE 3 o Observatório_de_Vulcões_do_Havaí de o Serviço_Geológico: 1, O Observatório_de_Vulcões_do_Havaí: 1, o Observatório_de_Vulcões_do_Havaí: 1
7 outra fissura 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: Outra fissura): 3
8 ilha 50 0 NONE 2 a ilha principal: 1, a ilha: 1
9 área 50 0 NONE 2 uma grande área: 1, a área: 1
10 Haley Clinton 0 0 PERSON 2 Haley_Clinton: 1, (tacit) ele/ela (referent: Haley_Clinton): 1