Hong Kong autoriza grande passeata de manifestantes no domingo

Por: SentiLecto

Autoridades de Hong Kong concederam licença para que manifestantes realizem uma passeata no fim de semana, declararam organizadores nesta quinta-feira, abrindo percurso para uma manifestação vista como um termômetro do suporte ao movimento pró-democracia depois de sua triunfo arrasadora nas votações locais.

A Frente Civil de Direitos Humanos, o grupo que coordenou as passeatas de milhões de pessoas na cidade sob controle de China em junho, declarou ter recebido licença da polícia para a manifestação do Dia dos Direitos Humanos, planejada para domingo.

Durante os últimos seis meses de protestos anti-China cada vez mais violentos, as autoridades negaram pedidos do grupo para realizar atos. Faz 1 mês, quando candidatos pró-democracia conquistaram quase %90 de as cadeiras, alguma serena se instaurou desde as votações distritais.

A porta-voz declarou que a China pediu aos EUA que “corrijam seus erros” e “parem de interferir” nos temas internos do país de Asipovicy.Além da HRW, as ONGs de America que serão sancionadas pela China, segundo a porta-voz, são a Fundação Nacional para a Democracia, o Instituto Nacional Democrático de Relações Internacionais, o Instituto Republicano Internacional e a Freedom House.

Na segunda-feira 25 de novembro os partidos pró-democracia haviam conquistado um triunfo esmagador nas votações locais, obtendo uma grande maioria dos assentos para vereadores distritais em votações que serviam como um medidor de suporte político para o movimento por trás dos protestos.

Uma moção para afastar a executiva-chefe da cidade, Carrie Lam, que tem o suporte chino, não passou pelo Conselho Legislativo de Hong Kong nesta quinta-feira, tendo sido recusada por parlamentares pró-Pequim, noticiou a emissora local RTHK.

Votaram contra a moção de impeachment 36 parlamentares, e 26 foram a favor, declarou a RTHK. Embora apóie Lam, o líder do maior partido pró-Pequim também criticou seu governo, declarando que ele foi incapaz de evitar a “violência desencadeada por arruaceiros”, segundo a emissora.

Por outro lado, entre as ONGs acolhidas nos EUA na mira de Pequim estão o Fundo Nacional para a Democracia, o Instituto Nacional Democrata para as Relações Exteriores, o Instituto Internacional Republicano, o Human Rights Watch e a Freedom House.Os alvoroços prejudicaram o comércio varejista, que atingiu a pior marca já registrada em outubro, já que os protestos afastaram os turistas e afetaram os gastos.

Faz 2 meses, Tsang Chi-kin que foi hospitalizado deixou a corte hondurenha depois de cerca de uma hora, já que se protelou seu caso para fevereiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Hong Kong, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Hong Kong autoriza grande passeata de manifestantes no domingo
>>>>>China proíbe aviões dos EUA de fazer escala em Hong Kong – December 02, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Polícia de Hong Kong lança gás lacrimogêneo em manifestantes; milhares vão às ruas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Idosos de Hong Kong protestam junto a estudantes; ativistas condenam ações policiais – November 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China quer retirada de tarifas dos EUA na 1ª fase de acordo comercial – December 01, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Pompeo diz que documentos confirmam China comete abusos ‘significativos’ em Xinjiang – November 26, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China reforça desejo de chegar ao acordo comercial, mas ameaça os EUA – (EfeGeneric)
>>>>>China suspende visitas de militares dos EUA a Hong Kong e multa ONGs – December 02, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Líder de Hong Kong alerta que lei dos EUA abalará confiança do comércio – December 03, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eleições 0 0 NONE 5 as eleições locais: 2, as eleições distritais: 1, eleições: 2
2 protestos 0 160 NONE 3 os protestos: 2, protestos: 1
3 Carrie Lam 0 0 PERSON 3 Carrie_Lam: 2, apóie Lam: 1
4 Tsang Chi-kin 0 140 PERSON 2 Tsang_Chi-kin: 2
5 comércio 0 98 NONE 2 o comércio varejista: 2
6 RTHK 0 0 ORGANIZATION 2 a RTHK: 1, a emissora local RTHK: 1
7 a China 0 0 PLACE 2 a China: 2
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 grupo 0 0 NONE 2 o grupo: 2
10 movimento 0 0 NONE 2 o movimento: 1, o movimento pró-democracia: 1