Inundações deixam ao menos 7 mortos no sul francês

Por: SentiLecto

Pelo menos sete pessoas faleceram na madrugada desta segunda-feira nas proximidades da cidade de Carcassonne, no sul francês, pelas enxurradas provocadas pelas fortes chuvas que caíram nesta região, que faz fronteira com a Espanha, por consequência da passagem da borrasca Leslie. O Ministério do Interior de Franciade Franciade Francia, que alegou que o balanço de vítimas pode mudar, já que uma pessoa segue oficialmente sumida, que atualizou o número de mortes em comunicado, indicou que também foram contabilizadas cinco pessoas com ferimentos graves , e

O governo de Francia adicionou que as fortes chuvas, que chegaram a 350 litros por metro quadrado em alguns lugares, provocaram enchentes no setor de Aude, especialmente nas proximidades de Carcassonne.

Frédéric de Lanouvelle alegou em entrevista na emissora “France Info” que foram mobilizados 740 bombeiros e militares, assim como sete helicópteros. Frédéric de Lanouvelle é o porta-voz do ministério.Horas antes, Alain Thirion informou que quatro mortes foram registradas na cidade de Villegailhenc. Alain Thirion é o governador regional do setor de Aude.

Na sua vez, a “número dois” da prefeitura do setor de Var, Astrid Jeffrault, explicou, em entrevista ao canal “BFMTV”, que foram encontrados dois corpos em um carro arrastado pelo rio Garonette até o oceano na cidade de Saint Maxime.

Outra vítima é uma mulher que foi arrastada pela água em Villardonnel, segundo explicou Daniel Geri na emissora “France Info”. Daniel Geri é o prefeito da cidade.O primeiro-ministro Edouard Philippe, que estava em Nantes esta manhã, adiantou que ainda hoje, assim que as condições permitirem, se vai deslocar para a região das enchentes “para fornecer todo o suporte do Estado às vítimas”.

Os gendarmes trabalharam esta a manhã para comprovar que nos outros quatro veículos não havia nenhuma pessoa.

Philippe, que falou depressa com os jornalistas, declarou que estava recebendo informações a todo momento da evolução das enchentes em Aude, e que tinha falado da situação com o presidente Emmanuel Macron.

Todas as escolas da região estão hoje fechadas, não há transporte escolar e a prefeitura pediu aos cidadãos que evitem qualquer deslocamento porque há muitas estradas interditadas. Em Carcassonne, pedestres e veículos estão proibidos de circular pelas pontes da cidade.

O governo regional pediu que várias populações fossem evacuadas, como Pezens, com 1.800 moradoras, conforme disse o Philippe Fau na emissora “BFMTV”. Philippe Fau é seu prefeito.A circulação de trens entre Narbonne e Carcassonne está suspensa até esta tarde.

O rio Aude registrava esta manhã uma ampliação de quase sete metros em sua passagem por Trèbes, onde caíram 295 litros por metro quadrado nas últimas horas, algo que não acontecia desde 1891.

Desde a última noite o setor de Aude está em alerta vermelho pela passagem da borrasca tropical Leslie, que depois de ter atravessado a Península Ibérica chegou ao sul francês.

O serviço meteorológico mencionou que a frente de chuvas provocou precipitações de até 50 litros por metro quadrado por hora ao norte de Carcassonne.

Além de Aude, outros quatro setores do sul franceses estão em alerta laranja também pelo risco de fortes chuvas e enchentes.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Inundações deixam ao menos 7 mortos no sul francês
>>>>>Chuvas fortes na causa morte de 2 pessoas na França – October 11, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Philippe Fau 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Philippe): 2, Philippe: 2, Philippe_Fau (apposition: seu prefeito): 1
2 chuvas 320 0 NONE 4 as fortes chuvas: 4
3 Ministério do Interior 105 90 ORGANIZATION 3 O Ministério_do_Interior francês desaparecida: 3
4 metro 0 60 NONE 3 metro quadrado: 3
5 litros 90 0 NONE 3 295 litros: 1, 50 litros: 1, 350 litros: 1
6 Aude 0 0 PLACE 3 O rio Aude: 1, Aude: 2
7 BFMTV 0 0 ORGANIZATION 3 BFMTV: 3
8 Edouard Philippe 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: O primeiro-ministro Edouard_Philippe): 1, O primeiro-ministro Edouard_Philippe: 2
9 France Info 0 0 ORGANIZATION 3 France_Info: 3
10 Leslie 0 0 ORGANIZATION 3 Leslie: 2, (tacit) ele/ela (referent: Leslie): 1