Irã informa EUA que única maneira de reduzi nervosismo é interromper sanções

Por: SentiLecto

O vice-ministro de Relações Exteriores e negociador de questões nucleares do Irã, Abbas Araghchi, alegou nesta quinta-feira em Viena que a única maneira de reduzi o atual nervosismo no Oriente Médio é que os Estados Unidos suprimam suas sanções econômicas e diplomáticas impostas contra seu país.

No Twitter o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do EAU, Anwar Gargash escreveu: “Essa crise há bastante exige atenção coletiva, principalmente para desescalar e encontrar soluções políticas por meio do diálogo e das negociações”.O ministro para Oriente Médio e Norte da África, Andrew Murrison, em nota declarou: “Eu reiterei a avaliação do Reino Unido de que o Irã quase certamente teve responsabilidade pelos recentes ataques sobre navios-tanque no Golfo de Omã”.”Falta aos signatários europeus do acordo a vontade necessária para salvá-lo. Nossa resolução de diminuir nosso comprometimento com o acordo é uma resolução nacional e enquanto nossas procuras não forem atendidas, é irreversível”, alegou Araqchi após um encontro em Teerã com o ministro britânico para o Oriente Médio.

Na quinta-feira 20 de junho o Irã havia derrubado um drone militar dos Estados Unidos que havia declarado estar em uma missão de espionagem sobre seu território, mas o governo norte-americano havia declarado que a aviãozinho havia sido atingida em espaço aéreo internacional em um “ataque sem provocação”.

Araghchi em discurso em Viena durante um seminário sobre as “medidas coercitivas” dos EUA a países como Irã, Venezuela e Cuba. alegou: “O acordo nuclear está realmente em perigo”.

“A América é um verdadeiro terrorista no mundo, disseminando o caos em países, dando armas progredidas a grupos terroristas, provocando insegurança. E ainda assim declara ‘venha, negociaremos'”, declarou Masoud Pezeshkian no começo de uma sessão transmitida ao vivo pela rádio estatal. Masoud Pezeshkian é o vice-presidente do parlamento.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Cuba, Venezuela, Austria

Cities: Vienna

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Irã informa EUA que única maneira de reduzi nervosismo é interromper sanções
>>>>>Irã alerta que conflito poderia se espalhar pelo Golfo e ameaçar tropas dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ministro britânico diz que teve conversas ‘construtivas’ com Irã em meio a tensões – June 23, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ministro britânico vai ao Irã no domingo para conversar sobre crise – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Irã e EUA travam guerra de palavras após derrubada de drone dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Irã diz que decisão de reduzir comprometimento com acordo nuclear é irreversível – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Irã 120 0 ORGANIZATION 3 o Irã: 2, Irã: 1
2 Viena 0 0 PLACE 2 Viena: 2
3 decisão 0 0 NONE 2 Nossa decisão: 1, uma decisão nacional: 1
4 eu 0 0 NONE 2 Eu: 1, (tacit) eu: 1
5 ministro 0 0 NONE 2 o ministro britânico: 1, o ministro: 1
6 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 2
7 países 0 0 NONE 2 países: 2
8 diminuir a atual tensão em o oriente_médio sanções econômicas e diplomáticas impostas contra seu país 80 100 NONE 1 diminuir a atual tensão em o Oriente_Médio sanções econômicas e diplomáticas impostas contra seu país: 1
9 espaço aéreo internacional 0 80 NONE 1 espaço aéreo internacional: 1
10 insegurança 0 80 NONE 1 insegurança: 1