Iranianos vão às urnas em evotaçãoque deve ser dominada por parlamentares de linha-dura

Por: SentiLecto

Os iranianos votaram nesta sexta-feira em uma votação parlamentar que possivelmente auxiliará os aliados linha-dura do líder supremo a ampliarem seu controle do poder, e que acontece num momento em que o país enfrenta uma pressão crescente dos Estados Unidos por causa de seu programa nuclear e um descontentamento cada vez maior em casa.

A TV estatal declarou tinha sido estendida em 2 horas devido ao forte comparecimento.

Ativista de direitos humanos presa Narges Mohammadi de sua cela na cidade de Zanjan em uma mensagem publicada na página de Facebook de seu marido nesta semana isse: “Precisamos arremessar uma campanha de boicote forte para responder às políticas repressivas do sistema”,.Na quarta-feira 05 de fevereiro Hassan Rouhani declarou nesta quarta-feira, em discurso transmitido ao vivo na TV estatal durante o qual assinalou para as sanções econômicas, que os Estados Unidos eram terroristas e cometiam atos terroristas. Hassan Rouhani é o presidente do Irã.

No meio da tarde, uma autoridade do Ministério do Interior declarou à TV estatal que cerca de 11 milhões dos 58 milhões de eleitores registrados haviam depositado seus votos para os candidatos ao Parlamento de 290 cadeiras.

Faz 4 anos, mais cedo as autoridades de Iran calcularam um comparecimento de cerca de %50, em comparação com %62 e %66, respectivamente e 2012.

O descontentamento entre muitas mulheres e jovens –que compõem a maioria dos eleitores– devido ao alto desemprego, à inflação crescente e às relimitaçõess liberdades pessoais na República Islâmica pareciam minar a participação.

Se vê a votação como um plebiscito de a popularidade de o establishment clerical, dado que a maioria de os candidatos moderados e importantes conservadores foi proibida de concorrer.

Aiatolá Ali Khamenei, não se espera que o pleito arrefeça o impasse nuclear de Iran com os EUA ou abra percurso para uma política externa mais amena, se os desqualificou como milhares de candidatos em potencial em favor dos aliados de o líder supremo.

Se restringe o poder de o Parlamento, mas a progressão de falcões da segurança pode enfraquecer pragmáticos e conservadores que apoiam a teocracia governante, mas também um engajamento mais economicamente benéfico com o Ocidente, com o qual Teerã, que retaliou arremessando mísseis contra alvos dos EUA em solo de Iran que não mataram ninguém, está rompido desde a Revolução Islâmica de 1979. Uma ampliação no número de radicais na assembleia também pode auxiliar-los na disputa de 2021 para presidente,umamposiçãoo comextensoo controle do dia a dia do governo. O presidente pragmático Hassan Rouhani venceu as últimas duas votações prometendo abrir o Irã ao mundo exterior.

Faz 2 anos, a retirada de os EUA de o acordo nuclear de o Irã com potências globais e sua reativação de sanções atingiram duramente a economia de Iran e vêm provocando transtornos generalizados.

Faz 1 mês, um drone de Noruega matou o comandante militar mais realçado de o Irã em o Iraque. Mais realçado do Irã é qassem Soleimani., mas provocaram lesões cerebrais em mais de 100 soldados.

Ativistas e grupos de oposição do Irã estão distribuindo amplamente as hashtags de Twitter #BoicoteEleiçõesFraudulentasDoIrã e#VOTENãoVoto nas redes sociais.

“Estou aqui para votar. É meu dever seguir o percurso do mártir Soleimani”, declarou um eleitor jovem em uma mesquita situada em um cemitério da cidade-natal de Soleimani em que ele está sepultado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Iranianos vão às urnas em evotaçãoque deve ser dominada por parlamentares de linha-dura
>>>>>Irã prepara eleição vista como teste para o establishment – February 20, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Teerã 0 150 PERSON 3 Teerã: 3
2 conservadores 96 0 NONE 3 conservadores: 3
3 TV 0 0 ORGANIZATION 3 a TV estatal: 3
4 eleição 0 0 NONE 3 uma eleição parlamentar: 2, A eleição: 1
5 Hassan Rouhani 80 0 PERSON 2 Hassan_Rouhani (apposition: o presidente de o Irã): 1, Hassan_Rouhani: 1
6 comparecimento 80 0 NONE 2 um comparecimento: 1, o forte comparecimento: 1
7 presidente 80 0 NONE 2 O presidente pragmático: 1, presidente: 1
8 eu 60 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 Irã 50 0 ORGANIZATION 2 o Irã: 1, mais destacado de o Irã (apposition: Qassem_Soleimani): 1
10 Parlamento 0 0 ORGANIZATION 2 o Parlamento: 1, o Parlamento de 290 cadeiras: 1