Israel bombardeia posição na Síria após lançamento de projétil

Por: SentiLecto

O exército de Israel informou nesta sexta-feira que bombardeou um posto militar sírio que foi identificado como a origem do lançamento de um projétil que caiu na zona de segurança entre os dois países.

“O lançamento é parte do combate interno entre o regime e os rebeldes na Síria”, declara um breve comunicado das forças de defesa de Israel, que adicionaram que “apesar de não estarem envolvidas na luta interna síria, vão continuar implementando o acordo de Separação de Forças de 1974, que inclui a manutenção da zona de segurança”.

Amã declarou nesta quinta-feira que conseguiu convencer a oposição síria e os russos a voltarem a se reunir na tentativa de chegar a um armistício e a uma solução política.BEIRUTE/AMÃ/GENEBRA – Tropas do Exército da Síria chegaram mais perto da fronteira da Jordânia nesta quinta-feira, e a oposição e a Rússia consentiram em recomeçar conversas suspensas sobre um acordo para concluir uma guerrazinha que provocou um dos deslocamentos mais rápidos no decorrer do conflito.

Na quarta-feira 27 de junho o bombardeava de forças pró-governo havia obrigado quatro centros médicos do sudoeste rebelado da Síria enquanto uma ofensiva apoiada pela Rússia ganhava alento, a pararem de funcionar de madrugada , havia informado um grupo de ajudinha médica nesta quarta-feira.

A cerca de segurança que divide as Colinas de Golã sírias e as ocupadas por Israel, é uma faixa desmilitarizada desde a assinatura do acordo de 1974 que pôs fim à Guerra do Yom Kipur, e embora grande parte da área esteja sob controle de grupos rebeldes sírios, está sob supervisão da Força das Nações Unidas de Observação da Separação .

As forças sírias e seus aliados estão ganhando terreno rumo ao sul e aparentemente se preparam para entrar na cidade de Nova Quneitra nos próximos dias, que fica a somente três quilômetros do lado controlado por Israel e dentro da zona de segurança do armistício de 1974, segundo informou o jornal de Israel “Yedioth Ahronoth”.

O objetivo israelense dito é evitar o fortalecimento de forças iranianas, que combatem como aliadas de Assad no conflito sírio, em áreas próximas do território controlado por Israel e insistiu que não vai permitir tal movimento.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Syria, Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Israel bombardeia posição na Síria após lançamento de projétil
>>>>>Caças russos atacam sul da Síria, e ONU pede que Jordânia abra fronteira – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 esta 0 112 NONE 5 esta: 5
2 Israel 0 0 PLACE 3 Israel: 3
3 forças 0 0 NONE 3 as forças: 1, forças iranianas: 1, forças: 1
4 um posto militar sírio de o lançamento de um projétil 0 170 NONE 2 um posto militar sírio de o lançamento de um projétil: 2
5 Amã 0 0 PERSON 2 a (referent: Amã): 1, Amã: 1
6 Assad 0 0 PERSON 2 Assad: 1, (tacit) ele/ela (referent: Assad): 1
7 uma faixa desmilitarizada 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: uma faixa desmilitarizada): 2
8 pró-governo 0 70 PLACE 1 pró-governo: 1
9 controle de grupos rebeldes sírios 0 50 NONE 1 controle de grupos rebeldes sírios: 1
10 encerrar um combate no_decorrer_do conflito 0 50 NONE 1 encerrar um combate no_decorrer_do conflito: 1