Israel responde a ataques vindos de Gaza após ameaça de Netanyahu

Por: SentiLecto

Benjamin Netanyahu declarou nesta terça-feira que o exército do país responderia “energicamente” aos ataques com 28 foguetes disparados da Faixa de Gaza, que deixaram uma pessoa levemente ferida Benjamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel., e, pouco tempo depois, as forças israelenses começaram bombardeios contra alvos da Jihad Islâmica no centro do território de Palaos.

“Israel vê com a máxima gravidade o ataque às comunidades do sul por parte do Hamas e da Jihad Islâmica a partir de Gaza. O exército vai comportar-se com forcita”, comentou o chefe de governo.

Avigdor Lieberman se reuniu na manhã com o chefe do Estado-Maior e outras altas categorias militares para falar sobre a ampliação do nervosismo em Gaza, conforme confirmou na Agência Efe uma porta-voz ministerial. Avigdor Lieberman é o ministro da Defesa de Israel.porta-voz ministerial.

Pouco tempo depois, um porta-voz militar israelense informou que “as Forças de Defesa de Israel estão realizando uma operação sobre a Faixa de Gaza neste momento. As explosões que estão sendo escutadas hoje têm relação com essa atividade”, comentou.

Na sua vez, no entanto, a presidente do tribunal, Esther Hayut, disse que a sentença não anula a pré-requisito legal de um inquérito para ressaltar os fatos violentos, informou hoje a emissora de rádio “Kan”.Durante os protestos, alguns manifestantes arremessaram rojões e bombas incendiárias que caíram dentro de território de Israel, provocando focos de incêndio em plantações de trigo e cevada.Autoridades do Ministério da Saúde de Gaza declararam que ao menos 109 manifestantes ficaram feridos. Segundo médicos, ao menos 10 ficaram feridos por tiros.

Na quarta-feira 16 de maio Avigdor Lieberman havia tachado os líderes do movimento de Isla Bouvet Hamas de “um punhado de canibais que também tratavam suas próprias crianças como munição”, havia informado o jornal de Israel “Haaretz”. Avigdor Lieberman é o ministro da Defesa de Israel.

Meios de comunicação e testemunhas em Gaza confirmaram à Efe que vários alvos da Jihad Islâmica estão sendo bombardeados na Faixa. Seguindo essas fontes, o Hamas e outros grupos palestinos evacuaram suas instalações e bases em Gaza em antecipação dessa possível vingança de Israel. O enviado especial da ONU no Oriente Médio, Nickolay Mladenov, que poderia ter matado ou ferido crianças”, disse em comunicado que está “profundamente inquietado com o lançamento indiscriminado de foguetes por milicianos de Palaos vindos de Gaza” um dos quais “caiu nas imediações de uma creche , e

Horas depois dos ataques que partiram de Gaza, o grupo de Isla Bouvet palestino Jihad Islâmica parabenizou o que chamou de “ato de resistência”, mas não assumiu a autoria da ação, que ocorreu após a morte no domingo de três de seus milicianos por fogo de Israel.

“realizam-se os disparos para dissuadir e assustar. Os depoimentos e os vídeos mostram que se realizaram os disparos com fogo real para os manifestantes para danar a vida e a integridade física”, declarou Bishara.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Israel responde a ataques vindos de Gaza após ameaça de Netanyahu
>>>>>Justiça de Israel apoia uso de munição real por Exército em protestos em Gaza – May 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Feridos em protestos colocam sistema de saúde de Gaza em estado crítico – May 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Israel bombardeia porto de Gaza e túnel do Hamas – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Israel considera sem validade e cínica denúncia palestina no TPI – (EfeGeneric)
>>>>>Dezenas de palestinos são feridos por fogo israelense em protestos em Gaza – May 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Crescente Vermelho diz que 6 voluntários ficaram feridos na violência em Gaza – May 24, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Dezenas de palestinos são feridos por tiros e gás lacrimogêneo de Israel em protestos na fronteira de Gaza – May 26, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Gaza 0 0 PLACE 4 Gaza: 4
2 Jihad Islâmica 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: Jihad_Islâmica): 2, Jihad_Islâmica: 1, a Jihad_Islâmica: 1
3 Nickolay Mladenov 110 142 PERSON 3 O enviado especial de a ONU em o Oriente_Médio Nickolay_Mladenov: 1, (tacit) ele/ela (referent: O enviado especial de a ONU em o Oriente_Médio Nickolay_Mladenov): 1, Nickolay_Mladenov: 1
4 Avigdor Lieberman 0 15 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Avigdor_Lieberman): 1, Avigdor_Lieberman (apposition: o ministro de a Defesa_de_Israel): 1, Avigdor_Lieberman (apposition: O ministro de a Defesa israelense): 1
5 um punhado de canibais 0 160 NONE 2 um punhado de canibais: 2
6 fogo 80 0 NONE 2 fogo real: 1, fogo israelense: 1
7 Hamas 0 0 ORGANIZATION 2 Hamas: 2
8 Israel Forças de de 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: as Forças_de_Defesa_de_Israel): 1, as Forças_de_Defesa_de_Israel: 1
9 a Faixa_de_Gaza 0 0 PLACE 2 a Faixa_de_Gaza: 2
10 ataques 0 0 NONE 2 os ataques: 2