Japão corre risco de calamidades climáticas ‘frequentes’, declara governo; mortos por borrasca chegam a 200

Por: SentiLecto

KURASHIKI, Japão – O Japão corre risco de padecer mais acontecimentos climáticos extremos e deve encontrar formas de diminuir calamidades ambientais, declarou um porta-voz do governo nesta quinta-feira, enquanto o calor intenso e a falta de água provocam temores de enfermidades entre os sobreviventes de inundações e deslizamentos da semana passada.

Chuvas torrenciais no oeste do Japão provocaram a pior calamidade climática do país em 36 anos e mataram 200 pessoas, muitas em comunidades que existem há décadas em encostas de montanhas e áreas normalmente poucos afetadas pelas borrascas.

Montanhas Mais de %70 de o território de Japon formam ele e colinas e muitas casas estão construídas em encostas íngremes ou em planícies suscetíveis a enchentes , ou seja , zonas de risco. Além disso, muitas casas japonesas são de madeira, especialmente as construções mais tradicionais nas zonas rurais.Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e mais de 8 mil continuam em refúgios, enquanto outras estão hospedadas em residências de seus parentes. As fortes chuvas registradas entre sexta-feira e domingo provocaram grandes enchentes, ondas de lama e muitos prejuízos, que deixaram vários habitantes bloqueados, apesar das ordens — não compulsórias — e recomendações para que 5 milhões de pessoas abandonassem suas casas. Muitos ignoraram o pedido do governo.

Mas acontecimentos climáticos extremos vêm assolando a nação com mais frequência nos últimos anos e provocando dúvidas sobre o efeito do aquecimento mundial. Dezenas de pessoas faleceram em uma calamidade semelhante no ano passado.

Yoshihide Suga em uma coletiva de jornalismo em Tóquio declarou: “É um fato inegável que esta espécie de calamidade devido a chuvas torrenciais e inéditas está se tornando mais frequente nos últimos anos”. Yoshihide Suga é o secretário-chefe de salinha.

Resgatar vidas é a principal tarefa do governo, declarou.

“Reconhecemos que existe a necessidade de estudar medidas que podemos adotar para reduzir os danos de desastres como este, nem que seja um pouco”.

Ele não detalhou que medidas o governo pode adotar.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Japão corre risco de calamidades climáticas ‘frequentes’, declara governo; mortos por borrasca chegam a 200
>>>>>Japão busca por sobreviventes após 155 mortes devido às chuvas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 120 NONE 4 pessoas: 3, 200 pessoas: 1
2 chuvas 130 50 NONE 3 chuvas torrenciais e inéditas: 1, Chuvas torrenciais: 1, As fortes chuvas registradas: 1
3 fato 100 80 NONE 2 um fato inegável: 2
4 Yoshihide Suga 0 0 PERSON 2 Yoshihide_Suga (apposition: o secretário-chefe de gabinete): 1, (tacit) ele/ela (referent: Yoshihide_Suga): 1
5 casas 0 0 NONE 2 muitas casas: 1, casas: 1
6 o pior desastre climático de o país 0 130 NONE 1 o pior desastre climático de o país: 1
7 planícies suscetíveis 0 50 NONE 1 planícies suscetíveis: 1
8 este tipo de desastre 0 40 NONE 1 este tipo de desastre: 1
9 um desastre semelhante 0 40 NONE 1 um desastre semelhante: 1
10 zonas de risco 0 25 NONE 1 zonas de risco: 1