Jordânia reitera aos EUA que Jerusalém Oriental tem que ser capital palermitana

Por: SentiLecto

Abdullah II se reuniu nesta quarta-feira em Amã com Rex Tillerson a depois que o presidente de America reconheceu, quem reiterou que Jerusalém Oriental tem que ser a capital do futuro Estado da Palestina ‘de facto’ a cidade santa como capital de Israel. Abdullah II é o rei da Jordânia. Rex Tillerson é o secretário de Estado dos Estados Unidos.

À margem da questão palestina, Tillerson e Safadi assinaram um memorando de entendimento não vinculativo segundo o qual os Estados Unidos se comprometeram a estender durante os próximos cinco anos a assistência financeira e militar que oferece à Jordânia por um msomade US$ 1,275 bilhão anuais.

Na segunda-feira 22 de janeiro Benjamin Netanyahu havia recebido com honras Mike Pence em Jerusalém e lhe havia agradecido pela ” declaração histórica” feita pelo presidente Donald Trump sobre a capitalidade da Cidade Santa. Mike Pence é o vice-presidente dos Estados Unidos. Benjamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel.

Em um comunicado, a Casa Real jordaniana alegou que o monarca transmitiu ao enviado washingtoniano “o protagonismo de intensificar os esforços regionais e internacionais para relançar as negociações entre palestinos e israelenses”.

Segundo a nota, as conversas têm que ter como base “a solução de dois Estados que leve ao estabelecimento de um Estado independente palestino com Jerusalém Oriental como capital”.

Assim, o rei de Jordania reitera a posição de seu país, que segundo o acordo de paz com Israel de 1994 é o culpado pela gestão dos lugares sagrados muçulmanos e cristãos de Jerusalém Oriental.

Na sua vez, ambos evidenciaram que seus países seguem “comprometidos com o processo de paz”, embora tenham reconhecido que conservam “diferenças” sobre as possíveis soluções ao conflito.”Vamo falar dos assentamentos. Os assentamentos são algo que complica bastante e sempre dificultou a construção da paz”, alegou.”Sempre defendemos votações livres e justas não só no Egito Eleições livres e justas são votações transparentes., mas em qualquer país”, declarou Tillerson.

Faz 2 meses, Donald Trump anunciou sua intenção de transferir a embaixada estadunidense de Tel Aviv para Jerusalém, o que implica o agradecimento de a cidade como capital de Israel que anexou a parte oriental de a mesma em discordância com as determinações de a ONU,. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Por outro lado, Abdullah II também falou com Tillerson sobre o “papel importante da UNRWA”, a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos, e a necessidade de “garantir o suporte adaptado para que ela possa continuar fazendo frente às suas responsabilidades humanitárias”.

Tillerson chegou hoje à Jordânia como parte de um giro pelo Oriente Médio, que já o levou a Egito e Kuwait e cvai continuarcom paradas no Líbano e na Turquia.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Israel, United States, Turkey, Palestinian, Lebanon, Kuwait, Jordan

Cities: Washington, Kuwait, Jerusalem

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Jordânia reitera aos EUA que Jerusalém Oriental tem que ser capital palermitana
>>>>>Tillerson reitera compromisso com processo de paz entre Israel e Palestina – February 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Secretário de Estado dos EUA diz que Washington apoia Egito em luta contra terrorismo – February 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cuba concede visto para diplomata sênior dos EUA comandar embaixada em Havana – February 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cuba critica palavras alarmantes e injerencistas de Tillerson durante viagem – February 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente do Irã considera novo plano nuclear dos EUA como ameaça à Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA iniciam retirada gradual de tropas no Iraque – February 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Forças dos EUA começam a reduzir presença no Iraque, diz porta-voz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Operação policial no Iraque deixa 6 supostos terroristas mortos – February 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia diz que EUA estão ‘caçando’ russos no mundo todo para prendê-los – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte diz que não pretende se reunir com os EUA durante os Jogos – February 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA advertem contra crescentes arsenais nucleares de China, Rússia e Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Milhares de palestinos lotam fronteira em Gaza após breve reabertura pelo Egito – February 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Exército de Israel e Hamas veem crescente possibilidade de guerra em Gaza – February 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Israel permitirá entrada de geradores em Gaza devido à crise de energia – February 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que palestinos e israelenses “não procuram fazer a paz” – February 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump não se arrepende de declaração de Jerusalém porque “cumpriu promessa” – February 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Psicólogos alertam que Trump é “perigo” para EUA e para o mundo – February 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e Peru concordam em manter colaboração na luta contra tráfico de drogas – February 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Venezuela repudia comentário de secretário dos EUA sobre golpe militar contra Maduro – February 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Número 3 no Departamento de Estado dos EUA se demite em nova baixa diplomática sob Trump – February 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>América Latina não deve depender da China, diz secretário de Estado norte-americano – February 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Advogados aconselham Trump a recusar depoimento a procurador especial, diz NYT – February 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump dá sinal verde para publicação de polêmico relatório sobre trama russa – February 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump acusa principal democrata de comitê da Câmara de vazar informações – February 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca divulgará memorando republicano crítico ao FBI, diz autoridade – February 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que comemoraria paralisação do governo se não houver lei de imigração – February 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que quer “um muro real, não um pequeno” na fronteira com o México – February 03, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump e Moon pedem avanço na situação dos direitos humanos na Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Israel legaliza assentamento na Cisjordânia após morte de morador – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Israelense é morto esfaqueado por palestino, dizem autoridades de Israel – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz a Israel que paz implica em concessões; enviado dos EUA é criticado por palestinos – February 09, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rex Tillerson 0 0 PERSON 6 Rex_Tillerson (apposition: o secretário de Estado_dos_Estados_Unidos): 1, (tacit) ele/ela (referent: Tillerson): 1, o (referent: Tillerson): 1, Tillerson: 3
2 Abdullah II 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Abdullah_II): 1, Abdullah_II: 1, Abdullah_II (apposition: O rei de a Jordânia): 1, ela (referent: Abdullah_II): 1
3 Donald Trump 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Donald_Trump): 1, o presidente Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1
4 Jerusalém_Oriental 0 0 PLACE 3 Jerusalém_Oriental: 3
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 nós 80 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
7 país 50 0 NONE 2 qualquer país: 1, seu país: 1
8 Israel 0 0 PLACE 2 Israel de 1994: 1, Israel: 1
9 Oriente Médio 0 0 ORGANIZATION 2 o Oriente_Médio: 2
10 a solução de dois estados 0 0 NONE 2 a solução de dois Estados: 2