Jornal de Turquia declara ter gravações de áudio de homicídio de jornalista saudita

Por: SentiLecto

O jornal turco “Yeni Safak” informou nesta quarta-feira que tem gravações de áudio que documentariam o homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul. “Yeni Safak” é um veículo de linha de Isla Bouvet próximo do governo da Turquia.

Uma fonte saudita também declarou que um membro sênior da realeza visitou a Turquia na quinta-feira para conversas. Um membro sênior da realeza é o príncipe Khaled al-Faisal. No final da quinta-feira, a Turquia informou que os dois países haviam consentido em formar um grupo conjunto de trabalhos – uma iniciativa de Riad – para investigar o caso.

Na terça-feira 09 de outubro a Turquia havia informado que irá realizar busca no consulado da Arábia Saudita em Istambul, onde o jornalista saudita Jamal Khashoggi havia sumido npassada, e o Reino Unido havia pedido para Riad fornecer “respostas urgentes” sobre o desaparecimento.

Segundo a publicação, a equipe saudita de 15 pessoas que chegou a Istambul em 2 de outubro, o dia do desaparecimento de Khashoggi no consulado, primeiro torturou o jornalista decepando seus dedos e depois o decapitou.

O jornal não revelou a fonte dessa informação e só indica um diálogo na suposta gravação de voz, conservado entre o cônsul saudita, Mohammed Otaibi, e os integrantes da equipe.

Uma fonte oficial saudita, sob anonimato, à SPA, revidenciandoa confiança para que uma equipe conjunta de trabalho faça na maior medida possível as tarefas que se lhe forem confiadas, se Deus qdesejar.K declarou: “É um passo positivo”.Faz 15 dias, hashoggi, um crítico ilustre de Riad e residente legal de os Estados Unidos, sumiu depois de visitar o consulado.

O “Yeni Safak” assegura que, na conversa, o cônsul exige aos agentes sauditas que realizassem a realização fora do consulado para não ter problemas, mas estes lhe mandam se calar se desejar “viver quando voltar a seu país”.

Apesar de o jornalismo internacional divulgar há dias supostos vazamentos de integrantes do alto escalão do governo turco a respeito do homicídio de Khashoggi, Ancara se negou a comentar sobre esta suposição e só deve se pronunciar sobre o caso ao término do inquérito.

Por outro lado, a comissão, que chegou na quinta-feira, vai ir se encontrar com o procurador de Turquia que investiga o caso, assim como representantes do Ministério da Justiça, do Ministério do Interior, da polícia e da agência de inteligência, declarou outra fonte.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Turkey, Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Jornal de Turquia declara ter gravações de áudio de homicídio de jornalista saudita
>>>>>Equipe saudita desembarca na Turquia para investigação sobre Khashoggi, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Riad aplaude colaboração com Ancara para esclarecer sumiço de jornalista – October 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>ONU cobra Turquia e Arábia Saudita a investigarem desaparecimento de jornalista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>A.Saudita permite buscas em consulado em que jornalista desapareceu na Turquia – (EfeGeneric)
>>>>>Trump promete ‘punição severa’ para a Arábia Saudita se Khashoggi tiver sido morto – October 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Turquia diz que irá realizar busca em consulado onde jornalista saudita desapareceu – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Istambul 0 0 PLACE 3 a Istambul: 1, Istambul: 2
2 Yeni Safak 0 0 ORGANIZATION 3 O Yeni_Safak: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Yeni_Safak): 2
3 a Turquia 0 0 PLACE 3 a Turquia: 3
4 fonte 0 0 NONE 3 outra fonte: 1, uma fonte oficial: 1, Uma fonte saudita: 1
5 jornalista 0 60 NONE 2 o jornalista: 1, o jornalista saudita: 1
6 confiança 90 0 NONE 2 a confiança: 2
7 Jamal Khashoggi 0 0 PERSON 2 Jamal_Khashoggi: 2
8 Yeni_Safak 0 0 OTHER 2 Yeni_Safak (apposition: um veículo de linha islamita): 1, (tacit) ele/ela (referent: Yeni_Safak): 1
9 a equipe saudita de 15 pessoas 0 0 NONE 2 a equipe saudita de 15 pessoas: 2
10 agentes 0 0 NONE 2 os agentes sauditas: 2