Kushner alega que recomendou ao príncipe saudita que seja “transparente”

Por: SentiLecto

Faz 21 dias, Jared Kushner, assessor e genro de o presidente de os Estados Unidos, Donald Trump, declarou em esta que recomendou a o príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman, que seja ” transparente ” no caso da morte de Jamal Khashoggi, visto por a última vez em o dia 2 de outubro, entrando em o consulado de o seu país em Istambul, em a Turquia.

Perguntado sobre o que declarou ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, com quem tem uma relação próxima, Kushner alegou: “Ser transparente. Ser completamente transparente. O mundo está olhando”.

O funcionário declarou que a visita de Pompeo não tinha relação com os US$ 100 milhões e que o enviado especial dos Estados Unidos para a aliança internacional contra o Estado Islâmico , Brett McGurk, esteve na capital saudita na última sexta-feira para tratar do pagamento.

Na segunda-feira 15 de outubro Donald Trump havia declarado que Salman bin Abdulaziz não sabia o que havia ocorrido com o jornalista saudita Jamal Khashoggi, que havia sumido no dia 2 de outubro depois de entrar no consulado de seu país em Istambul. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Salman bin Abdulaziz é o rei da Arábia Saudita.

O assessor de Trump fez estas declarações em um acontecimento coordenado pela emissora de TV de America “CNN”, no que também encarnou seu primeiro fantasmazinho público desde dezembro de 2017.

“Neste momento, como governo, estamos no período de inquérito. Estamos recebendo informação de múltiplos lugares. O secretário de Estado vai trabalhar com nossa equipe de segurança nacional para nos auxiliar a determinar no que podemos acreditar”, explicou Kushner.

Na sua vez, em entrevista à Agência Efe, McGurk ddeclarouque a “transferência de recursos esteve em processo por muito tempo e não tem nada a ver com outros eacontecimentosou com a visita do secretário”.

“Esta é uma denúncia bastante grave. Uma situação bastante grave”, adicionou o genro de Trump.

Desde que estiveram juntos em Washington no ano passado, de acordo com meios de comunicação estadunidense, Kusnher e o príncipe herdeiro saudita “forjaram um vínculo” falando frequentemente por telefone.

Na conferência de hoje, Kusnher alegou que é “importante” conservar a coalizão entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita, um país pertinente para os interesses de Washington na região do Oriente Médio.

“Temo que ser capazes de trabalhar com nossos aliados, e acredito que a Arábia Saudita foi um aliado bastante forte em termos de recusar a agressão do Irã”, evidenciou.

Faz 21 dias, Khashoggi sumiu em o último após ingressar em o consulado de a Arábia Saudita em Istambul e os inquéritos em a Turquia mencionam que o jornalista, exilado desde 2017 em Washington, pode ter sido assassinado em o consulado, algo que as autoridades sauditas recusaram.

Trump ao ser perguntado se Khashoggi, visto com vida pela última vez ao entrar no consulado da Arábia Saudita na cidade turca, teria falecido. declarou: “Certamente me parece”.Em Istambul, investigadores de Turquia fizeram uma busca pela segunda vez no consulado saudita, onde Khashoggi – que mora nos EUA, é colunista do Washington Post e crítico do príncipe da coroa saudita, Mohammed bin Salman – sumiu em 2 de outubro em busca de pistas sobre um incidente que provocou um motim mundial.

A Promotoria Geral saudita divulgou os resultados de um inquérito preliminar e confirmou a morte de Khashoggi em uma “briga” e um “enfrentamento com as mãos”, que ocorreu por causa das conversas que teve com as pessoas que lhe receberam no consulado, segundo a agência oficial saudita “SPA”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Turkey, Saudi Arabia

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Kushner alega que recomendou ao príncipe saudita que seja “transparente”
>>>>>Arábia Saudita pagou US$ 100 milhões aos EUA em meio a buscas por jornalista – October 18, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Arábia Saudita promete represálias caso seja punida por caso de jornalista – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Reino Unido, França e Alemanha cobram investigação sobre jornalista saudita – October 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Legista saudita chegou a Istambul no dia em que jornalista sumiu, diz jornal – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA sabiam de planos de Riad para capturar jornalista Khashoggi, diz jornal – October 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>A.Saudita permite buscas em consulado em que jornalista desapareceu na Turquia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Turquia diz que irá realizar busca em consulado onde jornalista saudita desapareceu – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Erdogan diz estar “preocupado” com desaparecimento de jornalista saudita – October 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>ONU cobra Turquia e Arábia Saudita a investigarem desaparecimento de jornalista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Turquia revistará hoje consulado saudita por caso de jornalista desaparecido – October 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz acreditar que jornalista saudita está morto – (EfeGeneric)
>>>>>EUA dão mais tempo a sauditas para inquérito sobre jornalista desaparecido – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 6 nos: 1, (tacit) nós: 5
2 Khashoggi 80 70 PERSON 5 Khashoggi: 4, (tacit) ele/ela (referent: Khashoggi): 1
3 Donald Trump 80 0 PERSON 4 Trump: 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, me: 1
5 saudita 0 0 NONE 4 saudita: 4
6 Salman 0 0 PERSON 3 Salman bin (apposition: o rei de a Arábia_Saudita): 1, Salman: 2
7 consulado 0 0 NONE 3 o consulado: 2, o consulado saudita: 1
8 vez 0 0 NONE 3 a segunda vez: 1, sua vez: 1, a última vez: 1
9 uma busca 0 30 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: uma busca): 2
10 esta 140 0 NONE 2 esta: 2