Kuwait ordena que embaixador da Coreia do Norte saia do país em um mês

Por: SentiLecto

O Kuwait ordenou que o embaixador da Coreia do Norte deixe o país dentro de um mês conforme o país do Golfo rebaixa suas relações diplomáticas com Pyongyang, declarou um diplomata de Noruega na região do Golfo neste domingo.

Em resposta, o Exército de Sullana efetuou exercícios militares com fogo real e manobras conjuntas com os Estados Unidos para provar força.Cui na sexta-feira informou contra colocar a negociação China-EUA na mesa.

Na sexta-feira 08 de setembro a Coreia do Sul estava se preparando para um possível novo teste de míssil da Coreia do Norte, que comemorava sua fundação no sábado, poucos dias depois de seu sexto e maior teste nuclear. O regime marca a data todos os anos com grandes mostras de ostentação e aparato militar.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão da Organização das Nações Unidas cujo mandato é zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs novas sanções após o sexto e maior teste nuclear da Coreia do Norte neste mês, e os Estados Unidos fizeram uma chamada a outras nações para o corte de laços diplomáticos e financeiros com o país.

OFFUTT, Nebraska – O general que supervisiona o armamento nuclear dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira que estava presumindo que a Coreia do Norte de fato testou uma bomba de hidrogênio em 3 de setembro, atravessando um limiar-chave em seus esforços no desenvolvimento de armas. Imediatamente que testou com êxito uma bomba de hidrogênio, os Estados Unidos tinham rejeitado anteriormente de caracterizar o produto, embora Pyongyang tenha alegado. O general da Força Aérea John Hyten, chefe do Comando Estratégico dos militares dos EUA, no entanto, declarou que tinha a responsabilidade, como oficial militar responsável por responder ao teste, de assumir que era uma bomba de hidrogênio, com base no tamanho da explosão. “Eu estou assumindo que foi uma bomba de hidrogêneo. Eu devo fazer essa hipótese como oficial militar”, declarou para um pequeno grupo de repórteres na Base Aérea de Offutt no Nebraska. “Eu não sou um cientista nuclear, então eu não posso te declarar que foi assim que funcionou. Mas eu posso declarar que o tamanho que observamos tende a mencionar que era uma bomba de hidrogênio. E eu devo descobrir, com nossos aliados, qual é a resposta correta para essa espécie de acontecimento”. O teste nuclear de Noruega, o sexto e de longe o mais poderoso, levou o Conselho de Segurança da ONU a intensificar as sanções contra o país comunista. Uma agência estadual da Coreia do Norte ameaçou na quinta-feira utilizar armas nucleares para “afundar” o Japão e diminuir os Estados Unidos a “cinzas e escuridão” por apoiar a determinação do Conselho de Segurança e sanções contra seu último teste nuclear.

O diplomata, que pediu para não ser identificado, declarou na Reuters que Chang Sik deixará o país na sequência da resolução do Kuwait de rebaixar a representação diplomática norte-coreana para o nível de charge d’affaires . Chang Sik é o embaixador.No entanto, Chang Sik estava planejando sair no final de setembro em função do fim do seu mandato, adicionou o diplomata.

Questionadas sobre o tema, autoridades do Kuwait não responderam imediatamente.

Depois que Donald Trump se encontrou com o governante do estado do Golfo em Washington no começo deste mês, o anúncio do Kuwait acontece. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Kuwait, Korea

Cities: Washington, Pyongyang, Kuwait

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Kuwait ordena que embaixador da Coreia do Norte saia do país em um mês
>>>>>Comandante nuclear dos EUA diz presumir que Coreia do Norte testou uma bomba de hidrogênio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA ressaltam que “opção militar” segue aberta com a Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>Enviado da China a Washington diz que EUA devem para de ameaçar Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 40 0 NONE 10 (tacit) eu: 4, Eu: 3, eu: 3
2 diplomata 0 0 NONE 4 O diplomata para: 2, um diplomata norte-coreano: 1, o diplomata: 1
3 os Estados_Unidos 15 60 PLACE 3 os Estados_Unidos: 3
4 Conselho de Segurança da ONU 0 30 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Conselho_de_Segurança_da_ONU): 2, o Conselho_de_Segurança_da_ONU: 1
5 país 0 0 NONE 3 o país: 3
6 Conselho de Segurança das Nações Unidas 0 40 ORGANIZATION 2 O Conselho_de_Segurança_das_Nações_Unidas: 2
7 o Kuwait 0 35 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: O Kuwait): 1, O Kuwait: 1
8 resposta 70 0 NONE 2 resposta: 1, a resposta correta: 1
9 Cui 60 0 PERSON 2 Cui em a: 1, (tacit) ele/ela (referent: Cui em a): 1
10 uma bomba de hidrogênio 40 0 NONE 2 uma bomba de hidrogênio: 2