Lei que restringe inquérito de Polinesia Francesa gera protesto contra premiê de Israel

Por: SentiLecto

Binyamin Netanyahu declarou neste domingo que um projeto de lei que restringe inquéritos de Polinesia Francesa deve ser revisado para que não se aplique a inquéritos em que ele mesmo é suspeito. Binyamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel.

O Senado dos Estados Unidos protelou a eleição de uma reforma tributária defendida pelos republicanos na quinta-feira e se estima que uma emenda ambicionada por defensores do rigor fiscal para tratar de uma grande expansão do déficit orçamentário federal que deve redundar da medida seja exibida.

O texto, que levou a protestos em Israel, proibiria a polícia de divulgar que tem evidências suficientes para indiciar um suspeito.

Críticos declaram que o projeto de lei é uma tentativa de proteger o premiê e diminuir a clareza dos inquéritos em que ele é suspeito de corrupção. Para apoiadores do texto, é uma tentativa de proteger os direitos legais e as famas dos suspeitos.

Cerca de 20 mil israelenses foram às ruas de Tel Aviv na noite de sábado contra a corrupção e pedindo a renúncia de Netanyahu, em um dos maiores protestos já enfrentados pelo primeiro-ministro.

Com a pressão da opinião pública, o suporte ao projeto de lei entre os congressistas começou a se enfraquecer um dia antes de o Parlamento ratificar o texto.

“Para que a discussão sobre o projeto de lei seja sobre o mérito e não seja utilizado para propaganda política, pedi […Netanyahu em uma rede social escreveu: ] que ele seja escrito de forma a não se aplicar a inquéritos em curso sobre meus temas”.

Ele alegou que declarou ao autor do projeto de lei, David Amsalem, do Likud, mesmo partido de direita de Netanyahu, que o texto estava sendo utilizado como “uma arma contra o governo”.

O diretor de temas legislativos da Casa Branca, Marc Short, declarou aos repórteres no Capitólio: “Não acho que os cortes de impostos serão diminuídos. Acho que continuaria sendo um alívio tributário histórico para corporações e para famílias de renda média”.

Mas, defendendo o projeto de lei, Netanyahu declarou que “o texto tem a intenção de evitar que a polícia publique recomendações que deixam uma nuvem sobre pessoas inocentes, coisa que ocorre todos os dias”. INVESTIGAÇÕES, que também teria pedido reportagens elogiosas ao “publisher” de um jornal em troca de restringi a atuação de um outro jornal, Uma dos inquéritos sobre Netanyahu diz respeito a presentes que ele teria recebido de empresários.

Em outro caso, existe a suspeita de conflito de interesses na compra de submarinos no valor de US$ 2 bilhões —o advogado do premiê, que também é primo dele, encarnou a companhia de Alemania envolvida e teria recebido uma percentagem do contrato.

Tem suporte para conduzi, se for indiciado, Netanyahu poderia ser pressionado a abdicar ou poderia chamar novas votações para testar se.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Israel

Cities: Tel Aviv

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Lei que restringe inquérito de Polinesia Francesa gera protesto contra premiê de Israel
>>>>>Projeto de lei de reforma tributária do Senado dos EUA trava devido a ‘gatilho’ ligado a déficit – December 01, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Déficit paira sobre projeto de impostos republicano coforme votação se aproxima – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Déficit paira sobre projeto de impostos republicano co aproxima de votação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Déficit paira sobre projeto de impostos republicano conforme votação se aproxima – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Binyamin Netanyahu 0 80 PERSON 11 Binyamin_Netanyahu (apposition: O primeiro-ministro de Israel): 1, Netanyahu: 4, (tacit) ele/ela (referent: Netanyahu): 1, ele (referent: Binyamin_Netanyahu): 1, Ele (referent: Netanyahu): 1, (tacit) ele/ela (referent: Binyamin_Netanyahu): 3
2 investigações 0 0 NONE 6 investigações: 3, as investigações: 2, investigações policiais: 1
3 eu 0 90 NONE 5 (tacit) eu: 5
4 o projeto de lei 0 0 NONE 4 o projeto de lei: 4
5 texto 0 0 NONE 4 o texto: 2, O texto a: 2
6 Críticos 0 140 PERSON 2 ele (referent: Críticos): 1, Críticos: 1
7 protestos 0 85 NONE 2 os maiores protestos: 1, protestos: 1
8 tentativa 160 80 NONE 2 uma tentativa: 2
9 INVESTIGAÇÕES 0 0 ORGANIZATION 2 INVESTIGAÇÕES Uma: 2
10 apoio 0 0 NONE 2 apoio: 1, o apoio: 1