Liberta-se grupo de 79 estudantes sequestrado em o noroeste de Camarões

Por: SentiLecto

As 79 alunas sequestradas na segunda-feira em uma escola de ensino médio presbiteriana em Nkwen, cidade da região noroeste de Camarões, foram libertados, segundo confirmaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes do Ministério de Comunicação.

“Só vamo libertar vocês depois da luta. Agora vocês vão frequentar a escola aqui”, informam os sequestradores na gravação.

No entanto, o diretor do centro educativo e pelo menos um professor continuam sendo conservados como reféns, de acordo com meios de comunicação locais.

Todos os estudantes têm entre 10 e 14 anos de idade e se desconhece até o momento sob quais condições as autoridades conseguiram a libertação.

Trata-se da primeira vez que ocorre um sequestro em massa em Camarões, ato que recorda o acontecido na vizinha Nigéria em 2014, quando um grupo jihadista Boko Haram raptou mais de 200 meninas de um colégio em Chibok, o que suscitou indignação a nível mundial.

Em um vídeo de cerca de 5 minutos ao qual a Agência Efe teve acesso, 11 das crianças foram obrigadas a se identificar e mencionam que sequestrou por o ” Amba Boys ” , o Amba Boys.

Líderes destes grupos separatistas – que operam nas regiões anglófonas do Noroeste e Sudoeste do país – negaram horas depois em comunicado serem os responsáveis.

No último ano, centenas de pessoas foram assassinadas como consequência de ataques violentos e enfrentamentos entre as forças armadas e as milícias separatistas, e se invadiram instituições como escolas .

A denominada crise anglófona, que iniciou em 2016 com protestos pacíficos por uma utilização mais igualitário do inglês em tribunais e centros educativos, deteriorou em grupos armados no final de 2017 após uma dura repressão do Governo.

Yaoundé e outras cidades amanheceram com a segurança reforçada, em uma tentativa de evitar protestos de grupos inimigos, que alegam que houve fraude nas votações. No domingo, 38 pessoas foram detidas em manifestações contra o pleito.O Exército, segundo esta fonte e outras consultadas, arremessou uma operação para tentar descobrir o paradeiro dos sequestrados e o Governo espera os resultados da mesma para dar uma declaração oficial.

Divulgou-se a libertação de estes alunos um dia depois que o presidente Paul Biya, de 85 anos e 36 em o poder, tomou posse em o Parlamento de Yaoundé para um sétimo mandato.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Liberta-se grupo de 79 estudantes sequestrado em o noroeste de Camarões
>>>>>Separatistas de Camarões divulgam vídeo assumindo sequestro de estudantes – November 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Mais de 80 pessoas são sequestradas em região anglófona de Camarões – November 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Paul Biya toma posse como presidente de Camarões para o 7º mandato – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 crise 280 80 NONE 2 A denominada crise anglófona: 2
2 separatistas 0 80 NONE 2 os separatistas anglófonos: 2
3 alunos 0 50 NONE 2 Os 79 estudantes sequestrados em a: 1, Todos os alunos: 1
4 grupos 0 40 NONE 2 grupos opositores: 1, grupos armados: 1
5 libertação 100 0 NONE 2 a libertação: 1, A libertação: 1
6 Yaoundé e outras cidades 80 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Yaoundé e outras cidades): 1, Yaoundé e outras cidades: 1
7 vocês 40 0 NONE 2 vocês: 2
8 Agência Efe 0 0 ORGANIZATION 2 a Agência_Efe: 2
9 ato 0 0 NONE 2 ato: 2
10 vez 0 0 NONE 2 a primeira vez: 2