Líder de China promete U$20 bilhões em empréstimos para Oriente Médio

Por: SentiLecto

Xi Jinping prometeu nesta terça-feira um pacote de 20 bilhões de dólares em empréstimos e cerca de 106 milhões de dólares em assistência financeira a países do Oriente Médio, como parte do que chamou de modelo “petróleo, gás e além” para reanimar o crescimento econômico da região. Xi Jinping é o presidente chino.

Pequim intensificou seu engajamento com o Oriente Médio nos últimos anos porque as nações árabes desempenham um papel importante no projeto “Cinturão e Rota”, plano de política externa concebido por Xi para fortalecer as rotas comerciais que ligam a China ao centro e ao sul da Ásia.

Em entrevista coletiva depois de se reunir em Sófia com seu colega búlgaro, Boiko Borisov, Li alegou que a China “jamais teria começado uma combate comercial com ninguém porque não é uma solução razoável”, se referindo à escalada da crise de tarifas entre Washington e Pequim que abriu passagem hoje ao primeiro dia de um conflito comercial entre ambos.

Faz 1 mês, havia pedido mais esforços para que a China lidere uma reforma de o sistema de governança mundial construa uma rede mais ampla de associações internacionais através de uma diplomacia de o socialismo com caraterísticas de China havia informado a agência estatal ” Xinhua “, em o domingo 24 de junho o presidente de a China Xi Jinping e.

O desenvolvimento é essencial para resolver muitos problemas de segurança no Oriente Médio, declarou Xi a um grupo de representantes de 21 nações árabes na capital de China.

“Deveríamos nos tratar francamente, não temer diferenças, não evitar problemas, e ter discussões amplas sobre cada aspecto da política externa e da estratégia de desenvolvimento”, afirmou.

A China oferecerá uma assistência no valor de 15 milhões de dólares à Autoridade Palestina para apoiar seu desenvolvimento econômico, além de proporcionar outros 91 milhões de dólares a Jordânia, Líbano, Síria e Iêmen, aadicionou

Por outro lado, ele declarou que “ninguém ganhará nenhum combate comercial”. “Ninguém tira proveito dela. Tal combate dificulta o processo multilateral do comércio global”.

Se instituirá um consórcio de bancos chino e de nações árabes, com um fundo dedicado de 3 bilhões de dólares, também , declarou.

Não ficou claro qual seria o relacionamento entre o consórcio bancário, a assistência financeira e o pacote de empréstimos como um todo.

Os empréstimos vão financiar um plano de “reconstrução econômica” e “retomada industrial” que incluiria colaboração em petróleo e gás e em energia nuclear e limpa, explicou Xi.

Ele exortou os “lados pertinentes” a respeitarem o consenso internacional a respeito da disputa entre israelenses e palestinos, e pediu que seja tratada de maneira justa para evitar perturbações regionais.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Lebanon, Syria, Spain, Palestinian, Jordan, China

Cities: Rota

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Líder de China promete U$20 bilhões em empréstimos para Oriente Médio
>>>>>Premiê chinês diz que ninguém se beneficiará de uma guerra comercial – July 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Ninguém ganha em uma guerra comercial, diz premiê da China – July 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China diz que não vai disparar primeiro tiro em guerra comercial com os EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA estão ‘abrindo fogo’ contra o mundo com ameaças de tarifas, diz a China – July 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário do Comércio do EUA diz à CNBC que é prematuro falar em saída da OMC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que capacidade global em petróleo é suficiente para enfrentar menor oferta do Irã – July 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Executivos do setor de gás natural veem ‘século de oferta’ no ‘shale’ dos EUA – June 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índia se prepara para cortar importação de petróleo do Irã, dizem fontes – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China diz estar monitorando cuidadosamente as políticas dos EUA sobre investimentos – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices acionários chineses caem com proximidade de tarifas entre EUA e China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China pressiona UE por aliança comercial contra os EUA – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Xi 0 0 PERSON 9 (tacit) ele/ela (referent: Xi): 1, Xi: 3, (tacit) ele/ela (referent: Xi_Jinping): 2, Ele (referent: Xi): 1, a (referent: Xi): 1, Xi_Jinping (apposition: O presidente de a China): 1
2 a China 0 0 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: A China): 1, a China: 3, A China: 1
3 guerra 0 40 NONE 2 Tal guerra: 1, nenhuma guerra comercial: 1
4 esforços 140 0 NONE 2 mais esforços: 2
5 empréstimos 50 0 NONE 2 empréstimos: 1, Os empréstimos: 1
6 ajuda 0 0 NONE 2 ajuda financeira: 1, uma ajuda: 1
7 gás 0 0 NONE 2 gás: 2
8 ninguém 0 0 NONE 2 ninguém: 1, Ninguém: 1
9 petróleo 0 0 NONE 2 petróleo: 2
10 não temer diferenças não evitar problemas 0 170 NONE 1 não temer diferenças não evitar problemas: 1