DeclarationdesDroitsdel27HommeetduCitoyende1793.jpg

Liderado por “Trump tcheco”, partido anti-imigração vence votação legislativa

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Declaration des Droits de l’Homme et du Citoyen de 1793

Um partido anti-imigração e oposto à União Europeia liderado por um bilionário comparado a Donald Trump venceu as evotaçõeslegislativas na República Tcheca e poderá dar à Europa um novo governo de direita nacionalista.

Segundo os resultados oficiais do pleito, concluído neste sábado , o ANO obteve 29,7% dos votos e vai ter 78 das 200 cadeiras do Parlamento, dando a seu presidente, Andrej Babis, 63, o direito de tentar formar governo.

Segundo dados preliminares do Escritório Estatístico Tcheco, com 39% dos votos apurados, o ANO lidera o pleito com mais de 20 pontos percentuais de benefício sobre o SPD, um partido considerado xenófobo e antieuropeu, que ocupa o segundo lugar com 11,5% dos votos.

Na quarta-feira 04 de outubro a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos sugerirá revogar o Clean Power Plan –a principal regulação do governo Obama para lutar mudanças climáticas– e planeja dar entrada em uma norma para troca-lo, segundo um documento da EPA visto pela Reuters.

O triunfo veio depois de uma campanha cujos focos foram a guerrazinha à corrupção e a oposição às cotas de acolhimento de refugiados e outras medidas ordenadas pela UE, que seus militantes veem como uma lirestrição soberania nacional.

Embora tenha feito parte do atual governo social-democrata, o ANO deve formar aliança com os partidos que o seguiram entre os mais votados e tiveram os mesmos assuntos como bandeira, embora com propostas mais radicais.

Na sua vez, o Partido Social-Democrata Tcheco , com quem Babis conduziu nos últimos quatro anos, deixa de ser a principal força política do país e perde mais da metade dos votos obtidos há quatro anos, ficando agora com somente 9% do eleitorado.

O segundo foi o Partido Cívico Democrático , com 11,3%. Na sequência veio o Partido Pirata com %10,8 O Partido Pirata é oposto na política tradicional. e em quarto o ultradireitista Liberdade e Democracia Direta , com 10,7%.

Liberdade, em filosofia, pode ser entendida sob uma perspectiva que denota a ausência de submissão e de servidão.

O último chegou a propor que os tchecos passeassem com suínos em frente às mesquitas e parassem de comer kebabs em reação à migração de muislâmicos qudeseja saída da UE, que acusa de impor “um superestado multicultural”.

Após o anúncio do resultado eleitoral, o líder do partido, Tomio Okamura, filho de pai japonês e mãe tcheca declarou: “Nós desejamo parar qualquer islamização da República Tcheca e tolerância zero para a imigração”.

Babis, no entanto, negou em entrevista à agência de notícias Reuters que possa formar caliançacom partidos de extrema-direita, assim como os comunistas.

Babis é fundador do conglomerado Agrofert, que atua em setores como agroindústria, construção civil, indústria química e jornalismo avaliada em US$ 4,6 bilhões —para se candidatar, entregou o comando aos filhos.

Embora não seja partidário da saída da República Tcheca da UE, deseja restringi a relação com o bloco. “Os Estados devem ser conduzidos pelos presidentes e premiês, não por [Jean-Claude] Juncker [presidente da Comissão Europeia], declarou.

A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que encarna e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.

“Não desejamo vagas nem migrantes aqui, desejamo travar a imigração e ter, por fim, um premiê que declare à [chanceler ade Alemania Angela] Merkel e ao [presidente francês, Emmanuel] Macron que a solução está fora da Europa.”

Com um governo eurocético e anti-imigração, a República Tcheca terá que reforçar sua retórica entre os países críticos à UE, como Eslováquia, Hungria, Polônia e pprovavelmenteÁustria , onde a ultradireita pode fazer parte de um novo governo.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Slovakia, Poland, Hungary, Austria

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Liderado por “Trump tcheco”, partido anti-imigração vence votação legislativa
>>>>>Milionário populista Andrej Babis vence eleições na República Tcheca – October 21, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Liberdade 0 0 OTHER 5 Liberdade: 1, (tacit) ele/ela (referent: Liberdade): 4
2 votos 0 0 NONE 4 os votos obtidos: 1, os votos apurados: 1, os votos: 2
3 eu 35 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 Babis 0 0 PERSON 3 Babis: 3
5 Comissão Europeia 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Comissão_Europeia): 2, A Comissão_Europeia: 1
6 instituição 0 0 NONE 3 a instituição: 3
7 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 2, Nós: 1
8 xenófobo 0 100 NONE 2 xenófobo: 2
9 ANO 0 0 ORGANIZATION 2 o (referent: o ANO): 1, o ANO: 1
10 Partido Tcheco 0 0 PERSON 2 o Partido_Social-Democrata_Tcheco: 2