Líderes começam Cúpula Ibero-americana em meio a crise migratória

Por: SentiLecto

Líderes de 22 países abriram nesta sexta-feira a XXVI Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo em um momento em que enfrentam várias crises, entre elas a migração da América Central rumo aos Estados Unidos e os problemas políticos da Venezuela e da Nicarágua.

Para o Anonymous “é momento de sair às ruas e lcombatercontra todo governo corrupto” nas múltiplas mensagens que publicou durante nesta quinta-feira.

Na terça-feira 06 de novembro o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, e Óscar Ortiz haviam decidido dar “prioridade” na segurança dos centro-americanos que p haviam partidorumo aos Estados Unidos dos países do Triângulo Norte nas caravanas de migrantes nas últimas semanas. Óscar Ortiz é o vice-presidente de El Salvador.O presidente da Guatemala e anfitrião do encontro, Jimmy Morales, deu boas-vindas aos líderes em um antigo convento da época colonial, Santo Domingo del Valle, que foi modificado em hotel e que também recebe vários museus.

A rede de ativistas digitais nas suas redes sociais. publicou: “Apoiamos o povo nicaraguense e estamos contra qualquer governo corrupto e assassino, Daniel Ortega e Jimmy Morales, dois dos maiores homicidas de todos os tempos, corruptos e covardes”.

A agenda oficial do acontecimento sugere o debate de temas como o desenvolvimento sustentável e a contribuição dos países que participam do encontro para melhorar a igualdade de gênero, a colaboração, a cultura e proteger os povos indígenas. No entanto, espera-se que se incluam as crises regionais em a pauta.

Em 12 anos, Morales, que abriu os debates hoje, evidenciou o compromisso de os países ibero-americanos de os povos que vivem em a região.

“A Guatemala é um país que goza de uma rica diversidade cultural, o que implica um alto desafio para a inclusão. Ao mesmo tempo, a diversidade nos dá a oportunidade de sermos muito complementares e não devemos deixar que os recursos humanos jovens fujam daqui”, disse Morales no discurso de abertura da cúpula.

O presidente de Guatemala também falou sobre o protagonismo de aumentar a integração econômica na região. Para Morales, é preciso “tornar a ibero-américa em uma área de liderança global”.

Além de Morales, participam do acontecimento o presidente Michel Temer, que chegou à Guatemala ontem, e os líderes de Bolívia, Peru, Equador, Paraguai, Panamá, México, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Espanha, Portugal e Andorra, país que coordenará a próxima Cúpula Ibero-americana em 2020.

Os casos de Brasil, com Jair Bolsonaro, e México, com Andrés Manuel López Obrador, que protagonizaram guinadas nas respectivas últimas votações, sendo uma para a direita e a outra para a esquerda, são bons exemplos.Segundo a lista de participantes a que à Agência Efe teve acesso, nenhuma das ecompanhiasde Slim, como Telcel, Claro e Telmex.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Portugal, Peru, Panama, Mexico, Honduras, Brazil, Bolivia, Andorra

Cities: Panama, Mexico, Americana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Líderes começam Cúpula Ibero-americana em meio a crise migratória
>>>>>Hackers atacam site da Cúpula Ibero-Americana em ação contra Ortega e Morales – (EfeGeneric)
>>>>>Cúpula Ibero-americana exibirá nova e polarizada cena política regional – November 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Fórum Ibero-Americano é marcado por ausência de empresas de Brasil e Espanha – November 14, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jimmy Morales 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Morales): 1, Morales: 4, Jimmy_Morales: 2
2 país 0 0 NONE 3 país: 1, um país: 2
3 nós 48 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
4 Daniel Ortega 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Daniel_Ortega): 2
5 Daniel_Ortega e Jimmy_Morales 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Daniel_Ortega e Jimmy_Morales): 1, Daniel_Ortega e Jimmy_Morales: 1
6 Guatemala 0 0 ORGANIZATION 2 A Guatemala: 1, a Guatemala: 1
7 Michel Temer 0 0 PERSON 2 o presidente Michel_Temer: 2
8 México com Andrés_Manuel_López_Obrador sendo uma 0 0 PLACE 2 México com Andrés_Manuel_López_Obrador sendo uma: 2
9 Valle 0 0 PERSON 2 del Valle: 2
10 crises 0 0 NONE 2 as crises regionais: 1, várias crises: 1