NicolC3A1sMaduroinmeetingwithIranianPresidentHassanRouhaniinSaadabadPalace.jpg

Maduro aceita convite de líder de Dominica para diálogo com oposição

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Nicolás Maduro in meeting with Iranian President Hassan Rouhani in Saadabad Palace

Nicolás Maduro aceitou um diálogo com a oposição sugerido nesta terça pela República Dominicana e o ex-chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero para resolver a crise política do país. Nicolás Maduro é o ditador de Venezuela.

A Venezuela enfrenta há meses manifestações contra o presidente de esquerda Nicolás Maduro, acusado por críticos de arrastar o país rico em petróleo para sua pior crise econômica e de levar a nação para a beira de uma ditadura.

Nicolás Maduro Moros é um político de Venezuela, atual presidente da República Bolivariana da Venezuela.

Maduro durante uma reunião com sua salinha transmitida pela TV estatal venezuelana alegou: “Sabe bastante bem Zapatero, o presidente [dominicano Danilo] Medina, que fui promotor deste diálogo e aceito esta nova jornada de diálogo”.

A aliança inimiga Mesa de Unidade Democrática , anunciou na noite desta terça-feira que vai fazer uma reunião com o presidente de Dominica, Danilo Medina, para buscar a chance de diálogo, mas declarou que ainda não decidiu se vai participar do diálogo.

Mesa da Unidade Democrática, também denominada Mesa da Unidade, é uma aliança de partidos políticos Venezuela que agrupam os movimentos de oposição ao governo de Hugo Chávez, que foi formalmente estabelecida em 23 de janeiro de 2008 em Caracas, através de um documento chamado Acordo de Unidade Nacional.

“O convite não encarna um início formal de diálogo com o governo” declarou o grupo em nota. “Para iniciar sérias negociações, nós exigimos ações concretas imediatas que mostrem uma verdadeira vontade de resolver os problemas e não um esforço para ganhar tempo.”

Não vai ser a primeira vez que Maduro e inimigos aceitam sentar-se à mesa de diálogo, caso o diálogo oaconteçaO Vaticano mediou um processo de conversa entre chavismo e oposição no final do ano passado. A oposição, porém, Faz 8 meses, quando acusou Maduro de descumprir a promessa de soltar os presos políticos, se retirou de este ano.

Também nesta terça, o regime de Venezuela acusou a ONU de mentir sobre a situação do país.

O alto comissário para os direitos humanos alegou na segunda que o regime pode ter cometido crimes contra a humanidade com a utilização excessiva de força contra manifestantes na onda de protestos antichavismo que aconteceram nos últimos meses em todo o país.

Nesta terça, o de Portugal Antonio Guterres deu suporte a iniciativa de um diálogo. O de Portugal Antonio Guterres é o secretário-geral da ONU.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric declarou: “O secertário-geral encoraja os atores políticos da Venezuela a aproveitarem a chance para provar o compromisso de resolver os desafios do país através da mediação e de meios pacíficos”.

Drian advertiu, porém, que a União Europeia poderá fazer uma rodada de sanções contra o país, caso as conversas não progridam.

O governo e a oposição da Venezuela vão realizar uma rodada de conversações na República Dominicana na quarta-feira, declarou o ministro de Relações Exteriores da França nesta terça-feira, informando que Se não se engajar nas negociações, caracas arrisca padecer sanções da União Europeia.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Venezuela, Vatican City, Dominican Republic

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Maduro aceita convite de líder de Dominica para diálogo com oposição
>>>>>França diz que governo e oposição da Venezuela conversarão na 4ª-feira; alerta sobre sanções – September 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Venezuela substituirá dólar por outras moedas em contratos públicos – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Mesa de Unidade Democrática 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: Mesa_de_Unidade_Democrática): 3, Mesa_de_Unidade_Democrática: 1
2 Nicolás Maduro 0 0 PERSON 4 Maduro: 2, Nicolás_Maduro (apposition: O ditador venezuelano): 1, Nicolás_Maduro_Moros: 1
3 diálogo 50 0 NONE 3 um diálogo: 1, o diálogo: 2
4 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 3 A Venezuela: 1, Venezuela: 2
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 oposição 0 0 NONE 3 a oposição: 1, A oposição: 1, oposição: 1
7 terça 0 0 NONE 3 esta terça: 3
8 regime 0 75 NONE 2 o regime: 1, o regime venezuelano: 1
9 ações 130 0 NONE 2 ações concretas imediatas: 2
10 Caracas 0 0 PLACE 2 Caracas: 2