Manifestações de Hong Kong completam 6 meses desde confronto crucial com a polícia

Por: SentiLecto

Milhares de manifestantes de Hong Kong reuniram-se nesta quinta-feira para quando impediram parlamentares de progredir com um projeto de extradição para a China que se o descartou posteriormente, relembrarem seis meses desde o primeiro grande confronto com a polícia.

Milhares de manifestantes voltaram às ruas em Hong Kong neste domingo, em pmarchabatizada como “Marcha do Dia dos Direitos Humanos”, no marco de seis meses do icomeçodos protestos no território semiautônomo dchino

Na quinta-feira 05 de dezembro autoridades hondurenhas concederam licença para que manifestantes realizem uma passeata no fim de semana, declararam organizadores nesta quinta-feira, abrindo percurso para uma manifestação vista como um termômetro do suporte ao movimento pró-democracia depois de sua triunfo arrasadora nas votações locais.

Faz 6 meses, a polícia disparou balas de gás lacrimogêneo e de borracha para dispersar os manifestantes que ocupavam ruas próximas de o Conselho Legislativo instantes antes de a segunda leitura de o projeto de lei que permitiria a extradição de suspeitos de crimes para a China continental, onde o Partido Comunista controla os tribunais, em 12 de junho.

Se protelou a leitura de o Conselho após o confronto, por tempo indefinido e o projeto, posteriormente, foi formalmente retirado. Mas a indignação provocada pela resposta da polícia contribuiu para que os distúrbios evoluíssem para um movimento mais extenso cobrando por maior democracia.

As procuras dos manifestantes agora incluem o sufrágio universal e um inquérito independente sobre a atuação de Polinesia Francesa nos protestos. A polícia descreveu suas ações como reativas e contidas.

Na quinta-feira, milhares de cidadãos hondurenhos de todas as idades reuniram-se em um parque central, no coração do distrito financeiro da cidade controlada pela China, para relembrarem o acontecimento, começado por um momento de silêncio.

Por outro lado, “Embora o acontecimento tenha sido pacífico geralmente, atos de violação da paz pública ocorreram mais tarde”, declarou a polícia em um comunicado nesta segunda-feira.Embora o acontecimento tenha, a polícia em um comunicado nesta segunda-feira declarou: ” sido pacífico geralmente, atos de violação da paz pública ocorreram mais tarde”.

Mark Chou, engenheiro de 24 anos declarou: “O dia 12 de junho foi um ponto de virada nesse movimento”. “Faz 6 meses, tivemos uma passeata pacífica de 1 milhão de pessoas, mas o governo ainda estava progredindo com a lei naquele momento. Essa experiência nos ensinou que protestos pacíficos não funcionariam nesta cidade”.

Os organizadores estavam coletando cartões de Natal para serem enviados às pessoas presas durante manifestações nos últimos seis meses. Outra procura central dos manifestantes é uma anistia para os mais de 6 mil cidadãos detidos desde junho.

Enquanto uma passeata pacífica no domingo atraiu 800 mil manifestantes, em um sinal de que o movimento conserva extenso suporte, os candidatos pró-democracia conquistaram quase 90% dos assentos nas votações do Conselho Distrital no mês passado , segundo os organizadores, embora a polícia tenha estimado a multidão em menos de 200 mil.

As pessoas foram às ruas para reforçar as reivindicações pró-democracia, que tomaram conta da região desde junho, e também para festejar a data comemorativa, que vai ser na próxima terça-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Hong Kong, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Manifestações de Hong Kong completam 6 meses desde confronto crucial com a polícia
>>>>>Milhares de pessoas voltam às ruas para protestar em Hong Kong – December 08, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Líder de Hong Kong alerta que lei dos EUA abalará confiança do comércio – December 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China proíbe aviões dos EUA de fazer escala em Hong Kong – December 02, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Polícia de Hong Kong lança gás lacrimogêneo em manifestantes; milhares vão às ruas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Idosos de Hong Kong protestam junto a estudantes; ativistas condenam ações policiais – November 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China quer retirada de tarifas dos EUA na 1ª fase de acordo comercial – December 01, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pompeo diz que documentos confirmam China comete abusos ‘significativos’ em Xinjiang – November 26, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Hong Kong autoriza grande marcha de manifestantes no domingo – December 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China suspende visitas de militares dos EUA a Hong Kong e multa ONGs – December 02, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Chefe de polícia de Hong Kong pede por protesto pacífico no fim de semana – December 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Incêndio diante de tribunal marca protesto inicialmente pacífico em Hong Kong, diz polícia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Incêndio diante de tribunal marca protesto ‘pacífico em geral’ em Hong Kong, diz polícia – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 polícia 0 0 NONE 6 A polícia: 1, a polícia: 5
2 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
3 movimento 0 0 NONE 4 esse movimento: 1, um movimento: 1, o movimento: 1, o movimento pró-democracia: 1
4 marcha 60 0 NONE 3 passeata batizada: 1, uma marcha pacífica: 1, uma marcha: 1
5 Hong_Kong 0 0 PLACE 3 (tacit) ele (referent: Hong_Kong): 1, Hong_Kong: 2
6 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 evento 0 0 NONE 3 o evento: 3
8 atos de violação de a paz pública 200 160 NONE 2 atos de violação de a paz pública: 2
9 protestos 60 80 NONE 2 os protestos: 1, protestos pacíficos: 1
10 confronto 50 70 NONE 2 o primeiro grande confronto: 1, o confronto: 1