Migrantes centro-americanos chegam à fronteira México-Estados Unidos

Por: SentiLecto

Dezenas de migrantes centro-americanos chegaram nesta terça-feira à fronteira México-Estados Unidos e escalaram a cerca que divide ambos países em uma espécie de primeira etapa de seu objetivo final de entrar em território ade America

Os migrantes chegaram a pé até a região de Playas de Tijuana onde o sítio fronteiriço adentra nas águas do Pacífico, sob os olhares dos agentes da Patrulha Fronteiriça dos EUA.

Apesar da presença dos agentes, cerca de 20 integrantes da caravana migrante escalaram os postes de metal que fazem a função de muro divisório.

Os migrantes chegaram à cidade de Tijuana nesta terça-feira pela manhã e imediatamente se transferiram à fronteira para comprovar que estão a um passo dos Estados Unidos.

Na sua vez, entre outras funções vão oferecer suporte médico, uma polícia militarizada para proteger os próprios soldados e uma equipe aérea que auxilie a que oficiais tenham melhor mobilidade na fronteira, adicionou o militar, que declarou que vão permanecer no terreno até 15 de dezembro.

Na segunda-feira 29 de outubro o governo dos Estados Unidos devia mandar até 5 mil militares complementares à fronteira com o México para responder à chegada da caravana de milhares de imigrantes que pa havia partidoe Honduras, in haviam informadoeículos de imjornalismomde AmericaDiante das obstáculos para ingressar em os Estados Unidos, os migrantes foram postados ao longo da linha e de o farol e outros se banharam em o oceano.

Faz 1 mês, esta caravana partiu em o último de San Pedro Sula, em Honduras, e uma avançada, formada por uma centena de membros da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, já está em Tijuana e planeja requerer asilo às autoridades aestadunidensenos próximos dias. Outros mais chegaram ao estado de Sonora.

As chances de que pudessem acontecer distúrbios prepararam o governo para “qualquer contingência”, disse em entrevista coletiva Pete Flores, diretor de operações terrestres de CBP em San Diego.

Por outra parte, integrantes da segunda caravana de hondurenhos continuam entrando na Cidade do México, onde, segundo o último reporte das autoridades, chegaram cerca de 1.200 pessoas, que descansam em um complexo desportivo da capital.

Pete Flores em uma nota, mencionando um “risco potencial de segurança”. declarou: “A CBP está se preparando e vai continuar se preparando para a potencial chegada de milhares de pessoas migrando em uma caravana em direção na fronteira dos Estados Unidos”. Pete Flores é o diretor de operações externas da agência em San Diego. hondurenho Darwin Estevez percorreu em uma cadeira de rodas os corredores do auditório depois que na manhã desta os aros das rodas do trailer no qual viajou lhe achataram os dois pés em plena estrada, impedindo-lhe de andar.

Outros 2.000 migrantes, procedentes na sua maioria de El Salvador, partiram na véspera de Sayula, no estado veronense, para Puebla.

Por sua parte, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou hoje que o secretário James Mattis vai viajar nesta quarta-feira à fronteira com o México para conhecer o estado das tropas emandadasà região, cuja missão é impedir a entrada ao país de imigrantes ilegais.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Mexico, United States, Honduras

Cities: Mexico, Veracruz, Tijuana, Puebla

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Migrantes centro-americanos chegam à fronteira México-Estados Unidos
>>>>>EUA manterão Operação Linha Segura na fronteira com o México até dezembro – November 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EXCLUSIVO–Pentágono rejeita construir instalações de detenção para imigrantes na fronteira – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Milicianos civis oferecem ajuda ao governo dos EUA para conter imigrantes – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump busca limitar pedidos de asilo na fronteira dos EUA antes de eleições – November 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bolton diz que militares na fronteira é assunto de “segurança nacional” – November 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Irã cobra posicionamento da ONU sobre sanções impostas pelos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Reunião entre secretário de Estado dos EUA e autoridade da Coreia do Norte é adiada – November 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA e Seul realizam exercícios militares antes de conversas com Pyongyang – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>ONU faz novo apelo para que EUA ponham fim a embargo contra Cuba – November 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente sul-coreano diz que visita de Kim Jong-un a Seul “será em breve” – November 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Suprema Corte dos EUA rejeita pedido de Trump para suspender julgamento sobre mudança climática – November 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA destacam 5.200 militares para a fronteira com o México – October 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA anunciam sanções a exportações de ouro da Venezuela – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca confirma que Trump ligou para Bolsonaro para cumprimentá-lo – October 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>EUA estão em uma “encruzilhada” como nação, diz Obama em comício – (EfeGeneric)
>>>>>EUA colocam arame farpado na fronteira enquanto caravana de imigrantes se aproxima – November 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Exercícios militares entre Seul e EUA violam acordo, diz mídia norte-coreana – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Pence fará visita oficial ao Japão para falar com Abe sobre Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Pompeo diz que EUA buscam conversas amigáveis com China, mas preocupações permanecem – November 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e China devem garantir que conversas no G20 corram bem, diz diplomata chinês – November 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kremlin não vê perspectivas de laços melhores com EUA após eleições – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte pode retomar programa nuclear caso diálogo com EUA não avance – November 03, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Irã busca garantias da Europa diante da aproximação de sanções dos EUA – November 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Caravana migrante chega a Guadalajara, na metade do caminho para os EUA – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 caravana 0 0 NONE 4 uma caravana: 1, Esta caravana: 1, a caravana migrante: 1, a segunda caravana: 1
2 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
3 fronteira 0 0 NONE 4 a fronteira: 4
4 as possibilidades de 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: As possibilidades de): 3
5 migrantes 0 0 NONE 3 os migrantes: 1, Os migrantes: 2
6 militar 0 30 NONE 2 o militar: 2
7 Pete Flores 0 15 PERSON 2 Pete_Flores (apposition: o diretor de operações externas de a agência): 1, Pete_Flores: 1
8 San_Diego 0 0 PLACE 2 San_Diego: 2
9 metal 0 0 NONE 2 metal: 2
10 o México 0 0 PLACE 2 o México: 2