HugoChavez1824.jpeg

Milícias chavistas encarnam risco para países de Latinoamérica, declara diretor da CIA

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – HugoChavez1824

Mike Pompeo alegou nesta quinta ser cada vez maior o risco encarnado pela alta circulação de armas na Venezuela e pelas milícias aliadas de Nicolás Maduro. Mike Pompeo é o diretor da CIA .

Apesar disso, a CIA não detectou grandes movimentos de armas, segundo Pompeo.

Na sexta-feira 05 de maio Nicolás Maduro havia feito um convite a seus oponentes para uma reunião sobre a convocação da Assembleia Constituinte. Nicolás Maduro é o presidente da Venezuela. Porém, os principais dirigentes da oposição, que considerava a medida um golpe, declaravam que não vão ir a nenhum encontro com o governo.

Venezuela, oficialmente República Bolivariana da Venezuela, é um país da América localizado na parte norte da América do Sul, constituída por uma parte continental e um grande número de pequenas ilhas no Mar do Caribe ou oceano das Caraíbas, cuja capital e maior aglomeração urbana é a cidade de Caracas.

“O risco de que estes coletivos [como são chamadas as milícias chavistas] atuem fora de controle aumenta a cada minuto”, declarou, em audiência na Comissão de Inteligência do Senado americano.

O diretor da Agência Central de Inteligência dos EUA ao responder a questionamento do senador republicano Marco Rubio, durante uma audiência no Senado sobre as ameaças globais de segurança. declarou: “É uma ameaça real”.Lmagro ia Skype durante a sessão da Assembleia Nacional . isse: “Desconhecemos este processo de solicitação da Assembleia Nacional Constituinte por ser completamente antidemocrático, é parte da norma do governo se negando à rexecuçãode evotaçõescomo estabelece a Constituição”,.A alta quantidade de armamento nas mãos dos civis é um dos motivos que explicam a alta mortalidade na onda de protestos, começada há 40 dias. Dos 39 mortos nas manifestações, 24 foram baleados, a maioria pelos milicianos.

A situação pode piorar se Maduro pôr em prática a compra de fuzis para a Milícia Bolivariana, força oficial formada por civis. Faz 1 mês, criticou se o anúncio e pela comunidade internacional.

Para Pompeo, a transferência de armas também põe em perigo os vizinhos. “Existem muitas armas circulando na Venezuela e o risco é assombrosamente real e sério, uma ameaça também para as Américas do Sul e Central”.

O tráfico é a principal fonte de armas para organizações criminosas na região, que vão desde as “maras” até as facções do narcotráfico, como os cartéis mexicanos e os traficantes de Brasil.

“O petróleo foi durante muito tempo a fonte de receita do regime, mas a má administração levou a uma redução da produção nos investimentos. Avaliamos que o governo de Venezuela combaterá para conter a inflação, fazer pagamentos da dívida e pagar pelas importações de poucos bens básicos e medicamentos”, adicionou Coats a respeito do país.

Apesar dos baleados e da presença frequente de armas nos protestos das últimas semanas, Vladimir Padrino López declarou nesta quinta que a utilização de armas fatais nas manifestações “ficou no passado”. Vladimir Padrino López é o ministro da Defesa.

Em entrevista ao canal Russia Today, vinculado ao Kremlin alegou: “Antes que o comandante Hugo Chávez outorgasse a proeminência ao respeito aos direitos humanos, isso ocorria antes da Constituição de 1999″.

Hugo Chávez Frías GColIH foi um político e militar de Venezuela, tendo sido o 56.

Nesta quinta, Lilian Tintori, mulher do dirigente inimigo preso Leopoldo López, e Antonieta López foram recebidas em Brasília pelo presidente Michel Temer e por senadores como o tucano Aécio Neves. Antonieta López é sua sogra.

Segundo o porta-voz do Planalto, Temer declarou esperar que López “esteja logo no convívio de sua família, em clima de harmonia e liberdade” na Venezuela e reiterou as reivindicações do governo de Brasil ao chavismo.

A visita de Tintori é parte da ofensiva inimiga para conseguir suporte da comunidade internacional na pressão contra Maduro, reforçada em 2016. Julio Borges viajou nesta quinta a Lima. Julio Borges é o presidente da Assembleia Nacional.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Peru, Brazil

Cities: Lima, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Milícias chavistas encarnam risco para países de Latinoamérica, declara diretor da CIA
>>>>>CIA alerta que milícias armadas na Venezuela podem acabar “fora de controle” – May 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Diretor da CIA alerta para possível destino perigoso de armas da Venezuela – May 11, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Almagro diz que desconhece Constituinte venezuelana por ser “antidemocrática” – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 Nicolás Maduro 0 0 PERSON 3 Nicolás_Maduro (apposition: o presidente de a Venezuela): 1, Maduro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Nicolás_Maduro): 1
3 quinta 0 0 NONE 3 esta quinta: 3
4 ameaça 160 60 NONE 2 uma ameaça real: 1, uma ameaça: 1
5 os principais dirigentes de a oposição 100 0 NONE 2 os principais dirigentes de a oposição: 2
6 Hugo Chávez 12 0 PERSON 2 o comandante Hugo_Chávez: 1, (tacit) ele/ela (referent: o comandante Hugo_Chávez): 1
7 Pompeo 0 0 PERSON 2 Pompeo: 2
8 Vladimir Padrino López 0 0 PERSON 2 Vladimir_Padrino_López (apposition: o ministro de a Defesa): 1, (tacit) ele/ela (referent: Vladimir_Padrino_López): 1
9 armas 0 0 NONE 2 muitas armas: 1, armas: 1
10 governo 0 0 NONE 2 o governo: 1, o governo venezuelano: 1