MP de Colombia abre inquéritos por conta de construção de hidrelétrica

Por: SentiLecto

O Ministério Público da Colômbia abriu três linhas de inquérito sobre o período de contratação e construção da usina hidrelétrica de Ituango, no noroeste do país, onde pelo menos 11 mil trabalhadores combatem para evitar uma calamidade, informou na quinta-feira.

Santos, em carta conduzida ao governador de Antioquia, Luis Pére alego: “O governo nacional não vai poupar esforços para proteger a população e apoiá-la naadministraçãoo da situação que enfrentaz; o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, e de Jorge Londoño, administrador geral da EPM, companhia responsável pela construção de Hidroituango.Eles também pediram que, “com a urgência que a situação merece, ordene a disposição de todos os instrumentos e meios para evitar situações que venham a lamentar no futuro”.

“A Promotoria adianta três linhas de inquérito relacionado com Hidroituango que vão desde a contratação e adjudicação das obras até a confirmação de um possível prejuízo ambiental acontecido na região onde se encontra a barragem”, demonstrou.

Faz 3 meses, o primeiro inquérito foi aberta de o ano passado, diante das acusações exibidas por o movimento Rios Vivos, onde asseguram que o projeto provocaria prejuízos ambientais.

Faz 4 meses, a segunda teve começo em o período prévio em a adjudicação de o projeto, em a assinatura de contratos o que poderia ter ” incidência criminal “. A assinatura de contratos é elaboração de projetos e na realização da obra.O MP explicou que a adjudicação da represa e da sala de máquinas, entre outros, foi feita ao Consórcio CCC Ituango, formado pela de Brasil Camargo Corrêa, além da Coninsa Ramón H. e Conconcreto.

O último inquérito começou a ser desenvolvida após a crise gerada nas últimas semanas pelo desmoronamento de um túnel pelo qual desviou-se o canal de o rio Cauca, segundo afluente mais importante de o país, .

Isso provocou “uma diminuição” de seu volume e “um embalsamamento da represa”, por isso que os engenheiros decidiram inundar a sala de máquinas da central para permitir que o rio seguisse seu curso, que adicionado às fortes chuvas, aampliouo fluxo do Cauca.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>MP de Colombia abre inquéritos por conta de construção de hidrelétrica
>>>>>Santos diz não poupará esforços para atender emergência de hidrelétrica – May 17, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hidroituango 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Hidroituango): 2, Hidroituango: 2
2 urgência 0 100 NONE 2 a urgência: 2
3 Ministério Público da Colômbia 0 0 ORGANIZATION 2 O Ministério_Público_da_Colômbia: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_Público_da_Colômbia): 1
4 investigação 0 0 NONE 2 A última investigação: 1, A primeira investigação: 1
5 evitar uma tragédia 0 120 NONE 1 evitar uma tragédia: 1
6 incidência criminal 0 80 NONE 1 incidência criminal: 1
7 inundar a sala de máquinas de a central para permitir 0 40 NONE 1 inundar a sala de máquinas de a central para permitir: 1
8 uma redução de seu volume 0 40 NONE 1 uma redução de seu volume: 1
9 evitar situações 0 30 NONE 1 evitar situações: 1
10 o governo nacional 0 25 NONE 1 O governo nacional: 1