No Dia Internacional da Mulher, EUA têm protesto e greve

Egypt.jpg

Foto: Wikipedia – Alexandria – Egypt

Na pizzaria Veloce, no centro washingtoniano, só havia homens atrás do balcão nesta quarta-feira . Faz 2 meses, as três funcionárias de o local aderiram em a greve convidada por as mesmas organizadoras de a Marcha das MulheresA ideia de manifestação batizada de “Um Dia Sem Mulher”, a exemplo do que aconteceu com o movimento “Um Dia Sem Imigrantes”, em fevereiro, era que as mulheres, em todo o país, deixassem de trabalhar ou de exercer atividades não remuneradas neste Dia da Mulher como maneira de “reconhecer o valor enorme que as mulheres de todas as origens adicionam ao nosso sistema socioeconômico”.

Segundo o diretor-financeiro da Veloce, Mike Solsberry, Ruth Gresser “apoia a causa” e deu a alternativa para que as funcionárias ficassem em casa nesta quarta, recebendo pelo dia não trabalhado. Ruth Gresser é o talento da rede de pizzarias. Cerca de 75% das mulheres que trabalham nos quatro estabelecimentos da rede teriam optado por participar da greve.

Clapper em entrevista no programa de TV “Meet the Press” da rede “NBC”. declarou: “Do aparelho de segurança nacional que organizava como DNI não houve essa atividade de escutas ao presidente eleito naquele momento, como candidato, nem contra sua campanha”.

“A gente fica meio sem braço, mas há funcionários mais compreensivos, que devem trabalhar um pouco a mais hoje”, disse Solsberry. A pizzaria também só trabalhou com metade de seu cardápio nesta quarta.

Em Washington, os estabelecimentos não chegaram a fechar, como no Dia Sem Imigrantes, mas alguns restaurantes ofereceram descontos para mulheres -o que, na verdade, acabou indo de encontro a uma das metas do movimento, de que as mulheres também não adquirissem nada nesta quarta.

Mas nem todo o movimento de greve foi bem recebido. A resolução de fechar as escolas públicas na cidade alexandrina, na Virginia, e do condado de Prince George, em Maryland, por causa da greve das funcionárias aborreceu os pais. Se deu a informação em o último caso, só em as famílias de os estudantes em a noite de terça-feira.

Alexandria é uma cidade do Egito, sendo a segunda mais populosa do país, com uma população de cerca de 4,1 milhões de moradoras.

“Essa resolução de última hora é um desserviço a qualquer um que tenha pais que trabalham o dia completo. Também é um desserviço às mães que trabalham, e que agora serão obrigadas a ficar em casa com suas crianças”, escreveu uma mãe na página do órgão responsável pelas escolas públicas alexandrinas numa rede social.

Aproveitando a mobilização pelo Dia Sem Mulher, um grupo de cerca de 300 pessoas marchou por três quadras até a frente da Casa Branca, onde foi montado um palanque para discursos na hora do almoço.

Coordenado pelo Centro para a Saúde e Igualdade de Gênero e outros grupos de suporte aos direitos das mulheres, o protesto teve como principal foco a resolução de Trump de restaurar o impedimento ao financiamento de ONGs estrangeiras que promovam direito ao aborto. Bill Clinton , instaurada por Ronald Reagan em 1984 , baniu a política assim que chegou a o poder em 1993 ,. George W. Bush a restaurou em seus primeiros dias, em 2001, e Faz 8 anos, Barack Obama a cancelou novamente.

Esther Vicente, presidente da seção da organização Planned Parenthood para as Américas declara: “Nossa principal motivação é fazer com que as pessoas saibam que essa norma colocará a vida de mulheres em risco e que ela nos força a nos calar”.

A poucos metros do protesto, membros da Planned Parenthood, organização de planejamento familiar para a qual parlamentares republicanos têm buscado o corte de orçamentos federais, pediam doações.

Vestidas com roupas vermelhas -outro pedido feito pelas organizadoras do Dia Sem Mulher-, as amigas aposentadas Andrea, 66, e Barbara, 69, que não desejaram informar o sobrenome, declararam ter ido à manifestação por suas filhas e netas. “Trump é uma total calamidade. Veja o sua salinha, todos os direitos que ele nos tirou”, declarou Barbara. “Se você não consegue ter direito a controlar o seu corpo, você não controla mais nada na sua vida”, completou Andrea.

Faz 160 anos, centenas de operárias faleceram queimadas por policiais em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1857. Elas reivindicavam a diminuição da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.A modelo Luiza Brunet, que delatou o empresário Lírio Parisotto, de 62 anos por agressão em meados do ano passado, sugeriu a observação sobre as progressões conquistadas pelas mulheres até o 8 de modelo Luiza Brunet, que delatou o empresário Lírio Parisotto, de 62 anos por agressão em meados do ano passado, sugeriu a observação sobre as progressões conquistadas pelas mulheres até o 8 de março de 2017. Modelo Luiza Brunet, que delatou o empresário Lírio Parisotto, de 62 anos é seu ex-marido. Modelo Luiza Brunet, que delatou o empresário Lírio Parisotto, de 62 anos é seu ex-marido. Ela contestou toda a euforia em torno da data ao recordar a quantidade de mulheres mortas por seus parceiros. Por igualdade e integridade, ela convidou uma urgente “grande luta” que junte “mulheres de todas as raças e posições socioeconômicas”.

No início do dia, Trump alegou, pelo Twitter, ter um “respeito tremendo pelas mulheres e pelos muitos papéis que elas desempenham que são vitais à construção da nossa sociedade e da nossa economia”.

Clapper evidenciou que estas gravações tivessem ocorrido “certamente” ele saberia e garantiu que podia “negar” a existência de uma ordem judicial sob a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira que permitisse o FBI intervir as comunicações da Trump Tower, em Nova York, sede da campanha do magnata.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, South Africa, Egypt, Canada

Cities: Washington, Virginia, Prince George, Alexandria

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>No Dia Internacional da Mulher, EUA têm protesto e greve
>>>>>Ex-diretor de Inteligência dos EUA nega supostas escutas a Trump – March 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump acusa Obama de ‘grampear’ seu telefone – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump acusa Obama de grampo telefônico durante campanha eleitoral – March 04, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump acusa Obama de estar por trás de protestos contra ele – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que EUA vivem “momento certo” para reforma migratória – March 01, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump tem 1º encontro com importante autoridade chinesa na Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Parlamentares republicanos enfrentam ira de seus eleitores contra Trump – February 24, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pressionado, Trump critica ataques antissemitas nos EUA – February 21, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump condena ataques antissemitas nos EUA: ‘Horríveis e dolorosos’ – February 21, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump faz primeira condenação pública a incidentes antissemitas nos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Obama tentou preservar dados sobre elo da equipe de Trump com russos – March 02, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Israel pensou ter aval de Trump, mas Casa Branca prepara contenção – February 27, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca pediu a FBI que negasse relatório sobre Rússia, diz TV – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Suposta ligação de equipe de Trump com Rússia é besteira, diz porta-voz – February 28, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca revisa telefones de seus funcionários para evitar vazamentos – February 27, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Obama nega ter ordenado que Trump fosse espionado antes da eleição – March 04, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>Entenda o Dia da Mulher: confira fatos marcantes da história da mulher – March 08, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>Luiza Brunet, Madonna, Preta Gil e outras famosas pedem respeito no Dia da Mulher – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Trump 0 40 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, o (referent: Trump): 1, ele (referent: Trump): 1, Trump: 2
2 mulheres 0 0 NONE 6 as mulheres: 4, mulheres: 2
3 Luiza Brunet 140 0 PERSON 4 modelo Luiza_Brunet de 62 anos (apposition: seu ex-marido): 2, Ela (referent: modelo Luiza_Brunet de 62 anos): 1, ela (referent: modelo Luiza_Brunet de 62 anos): 1
4 pais 50 64 NONE 3 pais: 2, os pais: 1
5 quarta 0 0 NONE 3 esta quarta: 3
6 protesto 90 80 NONE 2 o protesto: 2
7 Alexandria 0 80 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: Alexandria): 1, Alexandria: 1
8 a ideia de manifestação batizada de um dia_sem_mulher a exemplo em fevereiro era não remuneradas em este dia_da_mulher como forma de reconhecer o valor enorme 370 0 NONE 2 A ideia de manifestação batizada de Um Dia_Sem_Mulher a exemplo em fevereiro era não remuneradas em este Dia_da_Mulher como forma de reconhecer o valor enorme: 2
9 direitos 160 0 NONE 2 todos os direitos: 2
10 grande luta 100 0 NONE 2 grande luta: 2