Novo grupo de imigrantes parte salvadorenho rumo aos EUA

Por: SentiLecto

Um grupo de cerca de 150 imigrantes de El Salvador deixaram o país neste domingo em uma caravana que tem como destino os Estados Unidos, se adicionando às mais de 3 mil pessoas que ciniciaramem outubro uma viagem até a fronteira ade America Este é o terceiro grupo de salvadorenhos que tenta chegar aos EUA, que partiram por volta das 8h locais da Praça Salvador del Mundo, em San Salvador, capital do país, em caravana. , e partiram de ônibus em direção a San Cristóbal, que liga o país à Guatemala.

A capital, da mesma maneira que boa parte do centro e do norte do país, está recebendo uma frente fria, que gera chuvas e baixas temperaturas a partir de hoje.

Na quarta-feira 24 de outubro Salvador Sánchez Cerén havia alegado que apoiava os grupos que partiam de países da América Central em direção aos Estados Unidos Salvador Sánchez Cerén é o presidente de El Salvador., e havia aproveitado para criticar o presidente estadunidense, Donald Trump.

Crianças formam o grupo , adolescentes e mulheres que de a Guatemala vão viajar até a fronteira de o México com os EUA , , onde soldados de America fazem a segurança por ordens de Donald Trump.

DONNA, Texas – O número de tropas norte-americanas na fronteira com o México pode ter atingido o pico em 5.800, declarou à Reuters o comandante da missão dos Estados Unidos, observando que começaria a avaliar na próxima semana se emandaas forças para casa ou talvez as transfere para outras posições na divisa entre os países. A visão do tenente-general Jeffrey Buchanan, embora não seja definitiva, propõe que a missão militar de alto nível pode em breve atingir sua meta de auxiliar a endurecer a fronteira antes da esperada chegada de caravanas de imigrantes da América Central nas próximas semanas. O envio de militares para fronteira, que críticos chamaram de uma proeza política pré-eleitoral pelo presidente Donald Trump, inicialmente chegaria a mais de 7 mil tropas, comportar-se em apoio à autoridade alfandegária e de fronteiras dos EUA, a CBF. Faz 11 meses, Jim Mattis autorizou a missão e, Buchanan declarou que não achava isso provável em este momento, considerando as tarefas atuais nomeadas a os militares, embora não tenha descartado uma prorrogação de a operação. Jim Mattis é o secretário de Defesa dos EUA. Buchanan na quarta-feira, enquanto Mattis visitava a base militar perto da fronteira com o México. declarou: “Não temos indicações de que a CBP vai precisar que façamos nosso trabalho por mais tempo que isso”. Ele reconheceu quepode haver novos pedidos, declarando: “Se tivermos uma prorrogação, temos uma prorrogação. Mas eu não recebi indicações disso até agora.” Perguntado se pensava que o nível das tropas teria atingido o pico, Buchanan alegou: “Eu acho. Podemos ampliar em 100 aqui ou lá, mas possivelmente não.” Se tomou a resolução de Trump de mandar tropas norte-americanas para fronteira com o México antes de as eleições para o Congresso dos EUA em a semana passada, enquanto o presidente buscava fortalecer a segurança fronteiriça como parte de um plano para conter imigração ilegal. Enquanto as Forças Armadas norte-americanas reforçam as medidas de segurança, centenas de imigrantes centro-americanos que planejam pedir asilo nos Estados Unidos se conduzem para a fronteira do país com o México na terça-feira colocando arame farpado e levantando barricadas na região da fronteira.

Os salvadorenhos começaram a coordenar caravanas para imigrar para os EUA no fim de outubro, repetindo o que já fazem vários cidadãos hondurenhosescapar da violência, da pobreza e do desemprego no país.

Faz 1 mês, a primeira caravana, com cerca de 500 pessoas, saiu de San Salvador. Os salvadorenhos chegaram até o México e pediram asilo, de acordo com o governo local.

Na sua vez, “Na segunda-feira atendemos umas 400 pessoas, na terça-feira umas mil. Acredito que hoje tenham que chegar outras mil”, mencionou à Agência Efe o subsecretário de governo de Sinaloa, Marcos Osuna.

De acordo com a Direção-Geral de Migração e de Estrangeiros de El Salvador, os salvadorenhos deixam o país em busca de melhores condições de vida, para escapar da violência e também para reencontrar os parentes que já vivem nos EUA ou no México.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Mexico, Honduras, El Salvador, Brazil

Cities: San Salvador, Salvador, Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Novo grupo de imigrantes parte salvadorenho rumo aos EUA
>>>>>Caravana de migrantes percorre noroeste do México; EUA reforçam fronteira – November 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>EUA colocam arame farpado na fronteira enquanto caravana de imigrantes se aproxima – November 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA manterão Operação Linha Segura na fronteira com o México até dezembro – November 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO–Pentágono rejeita construir instalações de detenção para imigrantes na fronteira – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Milicianos civis oferecem ajuda ao governo dos EUA para conter imigrantes – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump busca limitar pedidos de asilo na fronteira dos EUA antes de eleições – November 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolton diz que militares na fronteira é assunto de “segurança nacional” – November 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Irã cobra posicionamento da ONU sobre sanções impostas pelos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Reunião entre secretário de Estado dos EUA e autoridade da Coreia do Norte é adiada – November 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e Seul realizam exercícios militares antes de conversas com Pyongyang – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Suprema Corte dos EUA rejeita pedido de Trump para suspender julgamento sobre mudança climática – November 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA estão em uma “encruzilhada” como nação, diz Obama em comício – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Exercícios militares entre Seul e EUA violam acordo, diz mídia norte-coreana – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pence fará visita oficial ao Japão para falar com Abe sobre Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pompeo diz que EUA buscam conversas amigáveis com China, mas preocupações permanecem – November 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e China devem garantir que conversas no G20 corram bem, diz diplomata chinês – November 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Caravana migrante chega a Guadalajara, na metade do caminho para os EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Migrantes centro-americanos chegam à fronteira México-Estados Unidos – November 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>EXCLUSIVO-Tropas dos EUA na fronteira com México podem ter atingido pico, diz comandante – November 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mattis defende soldados na fronteira com o México em visita a tropas – November 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EXCLUSIVO-China envia resposta por escrito a demandas dos EUA por reforma comercial, dizem fontes – November 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump pode responder perguntas de procurador especial sobre Rússia por escrito nesta semana, diz fonte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA dizem a Aung San Suu Kyi que violência contra rohingyas é “indesculpável” – November 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pence chega ao Japão para abordar questões de segurança e economia com Abe – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Anistia Internacional retira prêmio da líder de Mianmar Suu Kyi – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA critica líder de Mianmar por ‘perseguição’ de rohingyas – November 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Pyongyang ainda vê arsenal nuclear como ferramenta para obter concessões, dizem analistas – November 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte mantém bases de mísseis não declaradas em funcionamento, diz grupo nos EUA – November 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul minimiza relatório sobre programa de mísseis norte-coreano – November 13, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
2 os EUA 0 0 PLACE 6 os EUA: 5, (tacit) eles/elas (referent: os EUA): 1
3 o México 0 0 PLACE 5 o México: 5
4 país 0 0 NONE 5 o país: 5
5 caravana 0 0 NONE 4 caravana: 1, A primeira caravana: 1, uma caravana: 2
6 Jeffrey Buchanan 0 0 PERSON 3 Buchanan: 3
7 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 2, Eu: 1
8 fronteira 0 0 NONE 3 a fronteira americana: 1, fronteira: 1, a fronteira: 1
9 salvadorenhos 0 0 NONE 3 Os salvadorenhos: 2, os salvadorenhos: 1
10 o envio de militares para fronteira 0 30 NONE 2 O envio de militares para fronteira: 2