Ocupa-se Nunciatura do Chile em protesto contra despesas com visita papal

Por: SentiLecto

Representantes do movimento de pessoas em risco de desalojamento ocuparam a sede da Nunciatura Apostólica do Chile nesta sexta-feira em protesto pelos gatos feitos com a organização da visita do papa Francisco ao país, que começa a próxima segunda-feira.

Francisco morou por dois anos no Chile, vizinho a seu país de origem, a Argentina –que não está incluída na viagem–, no final da década de 1950, durante seus estudos.

Na quarta-feira 20 de dezembro a delegação organizadora da visita da papa, que estaria no Chile de 15 a 18 de janeiro, havia exibido a frota de veículos que Francisco e sua comissão utilizariam durante a sua estadia no país de Sullana, quando o líder católico não se deslocaria a bordo do papamóvel.

Membros da Associação Nacional de Devedores Habitacionais , liderados pela ex-candidata à presidência Roxana Miranda, entraram no pedifícioque hvai hospedaro pontífice durante a estadia em Santiago.

“Temos a sede papal tomada. Não consentimo com os milhões que estão sendo gastos para trazer o papa. Isso não se trata de fé, nem de religião, se trata da quantidade de recursos que estão sendo utilizados”, declarou ela durante a invasão, conforme um vídeo colocado no Twitter.

A verba para a visita do pontífice ao Chile, segundo o site da organização oficial, é de, aproximadamente, US$ 6 milhões pelos três dias de peregrinação pelas cidades de Santiago, Temuco e Iquique.

Na sua vez, durante sua passagem pelo Peru, o primeiro papa latino-americano vai visitar as cidades de Lima, Trujillo e Puerto Maldonado.

A Andha é um partido político anticapitalista constituído em 2015 e legalizado em 2016 que surgiu no seio do movimento dos devedores de moradias. Uando Michelle Bachelet venceu, roxana Miranda chegou a tentar à presidência nas evotaçõesde 2013, q.A ação de hoje, anunciada pela Andha como o começo de uma série de mobilizações, durou poucos minutos. A Polícia retirou o grupo.

“Estão botando a gente na rua, desalojando crianças. A quantidade de dinheiro que estão gastando é enorme. Não consentimo. É muita desigualdade no Chile”, alegou ela.

A profissão da sede da Nunciatura Apostólica se dá em meio a movimentos de rejeição à visita do papa, algumas de cpersonalidadevviolenta como o lançamento de bombas e objetos incendiários em pelo menos quatro igrejas durante a madrugada e a manhã de hoje na capital cde Chile

Fernando Ibáñez declarou a uma rádio de Chile que, horas antes, alguns jovens passaram pela igreja falando frases ofensivas Fernando Ibáñez é o padre que mora na paróquia., mas ele não imaginou que um ataque da espécie pudesse ocorrer.se acusa o movimento de ter autor de ataques semelhantes contra sedes políticas em novembro e dezembro chilenas . sido de o ano passado, antes de as votações presidenciais chilenas.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Chile

Cities: Iquique, Temuco, Santiago

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ocupa-se Nunciatura do Chile em protesto contra despesas com visita papal
>>>>>Papa Francisco envia mensagem de vídeo antes de viagem para Chile e Peru – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Igrejas de Santiago são atacadas em protesto contra visita papal – January 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Chile tem ataques contra igrejas às vésperas de visita de papa Francisco – January 12, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Papa vai se reunir com vítimas da ditadura de Pinochet durante visita ao Chile – January 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Papa presenteia desabrigados, pobres e imigrantes de Roma com um dia no circo – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Às vésperas de viagem, papa ordena que Vaticano assuma controle de grupo católico no Peru – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Nunciatura do Chile é ocupada em protesto contra despesas com visita papal – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Chile de 15 0 0 PLACE 4 o Chile: 3, o Chile de 15: 1
2 Fernando Ibáñez 0 0 PERSON 3 ele (referent: Fernando_Ibáñez): 1, (tacit) ele/ela (referent: Fernando_Ibáñez): 1, Fernando_Ibáñez (apposition: o padre): 1
3 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
4 país 0 0 NONE 3 o país sul-americano: 1, o país: 2
5 milhões 0 70 NONE 2 os milhões: 2
6 Francisco e sua delegação 60 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Francisco e sua delegação): 1, Francisco e sua delegação: 1
7 a quantidade de dinheiro 0 0 NONE 2 A quantidade de dinheiro: 2
8 Andha 0 0 ORGANIZATION 2 A Andha: 1, a Andha: 1
9 Francisco 0 0 PERSON 2 Francisco: 2
10 Roxana Miranda 0 0 PERSON 2 Roxana_Miranda: 1, a presidência Roxana_Miranda: 1