ONU anuncia plano anual para auxiliar países que receberam venezuelanos

Por: SentiLecto

A ONU incluiu pela primeira vez a Venezuela em seu plano humanitário anual, mediante o qual vai fornecer assistência às nações da América do Sul e do Caribe, entre elas o Brasil, que receberam a maior parte dos vde Venezuelaque abandonaram seu país por causa da crise. Nesta terça-feira o secretário-geral para Assuntos Humanitários da ONU em entrevista coletiva para exibi o plano humanitário mundial da ONU, $ 738 milhões para beneficiar 2,2 milhões de pessoas, para 2019. declarou: “Planejamos auxiliar os países vizinhos da Venezuela a enfrentar as consequências do fluxo de venezuelanos que chegaram”. Assuntos Humanitários da ONU é mark Lowcock.

A Organização das Nações Unidas pediu nesta terça-feira 738 milhões de dólares para auxiliar países vizinhos a lidar com a afluência de milhões de imigrantes e refugiados venezuelanos em 2019, a primeira vez em que financiamento em o país de Sullana incluiu em o pedido mundial de a entidade a crise para assistência humanitária.Mark Lowcock em entrevista em Genebra para exibi o pedido total de 21,9 bilhões de dólares para o próximo ano declarou: “Existe uma crise para a qual pela primeira vez nós temos um plano de resposta, que é auxiliar os países vizinhos da Venezuela a lidar com as consequência do grande número de venezuelanos deixando o país”. Mark Lowcock é o coordenador de assistência emergencial da ONU.

Lowcock explicou que praticamente todos os países da América do Sul e muitos caribenhos vão receber assistência, mas esta vai ser proporcional à quantidade de venezuelanos que chegaram aos mesmos.

Sobre a situação dentro da Venezuela, Lowcock indicou que a ONU reforçou sua assistência para as áreas de saúde e nutrição, e que se as autoridades nacionais se mostrarem de acordo, existe disposição para fazer mais.

A seção do plano humanitário dedicada à Venezuela imencionaque 2,6 milhões de venezuelanos emigraram por causa da crise e que 1,9 milhão destes deixaram o país a partir de 2015.

No entanto, a ONU constatou que nos últimos meses a vulnerabilidade dos de Venezuelade Venezuela que emigram se acentuou, já que a maioria deles andou por milhares de quilômetros durante várias semanas, cruzando dois ou mais países, até chegarem a seu destino.

O plano da ONU declara: “Em 2019, estima-se que 3,6 milhões de pessoas vão necessitar de assistência e proteção, sem que seja previsível o regresso no curto e no médio prazo”.

A ONU acredita que o fluxo de migrantes e refugiados para outros países da região vai continuar no próximo ano, uma situação que ampliará a pressão sobre estes últimos e vai afetar sua habilidade de resposta.

Sob a denominação “Plano Regional de Resposta para Refugiados e Migrantes”, a operação humanitária será feita pela Organização Internacional para as Migrações e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados .

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ONU anuncia plano anual para auxiliar países que receberam venezuelanos
>>>>>ONU pede US$738 milhões para crise de refugiados da Venezuela – December 04, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ONU 0 0 ORGANIZATION 11 (tacit) ele/ela (referent: A ONU): 2, A ONU: 2, a ONU: 3, (tacit) ele/ela (referent: a ONU): 4
2 crise 0 0 NONE 6 a crise venezuelana: 1, crise: 2, uma crise: 2, a crise: 1
3 país 0 60 NONE 4 o país sul-americano: 1, o país: 2, seu país: 1
4 Mark Lowcock 80 0 PERSON 4 Lowcock: 2, (tacit) ele/ela (referent: Lowcock): 1, Mark_Lowcock (apposition: o coordenador de ajuda emergencial de a ONU): 1
5 ajuda 60 0 NONE 4 sua ajuda: 1, ajuda humanitária: 1, ajuda: 2
6 as autoridades nacionais 0 0 NONE 4 (tacit) eles/elas (referent: as autoridades nacionais): 4
7 situação 0 0 NONE 3 a situação: 1, uma situação: 2
8 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 2 a Venezuela: 2
9 entrevista 0 0 NONE 2 entrevista coletiva: 1, entrevista: 1
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2