ONU descarta que sismo da Coreia do Norte tenha sido provocado por teste

Por: SentiLecto

A Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares , ligada à ONU, descartou neste sábado que a atividade sísmica detectada na Coreia do Norte tenha sido provocada por um teste nuclear.

Lassina Zerbo declarou no Twitter que o órgão detectou “dois acontecimentos sísmicos”, o segundo de menor potência Lassina Zerbo é o secretário-executivo da CTBTO., e que é “improvável que tenham sido gerados pelo homem”. No entanto, ele realçou que as análises são preliminares.

Um porta-voz da CTBTO mencionou à Agência Efe que os primeiros indícios aassinalampara uma origem natural do tsismo mas também pediu precaução porque mais dados precisam ser analisados.

As autoridades sul-coreanas , detectaram o sismo que aconteceu em as 16h09 em o horário de a Coreia do Norte e teria acontecido em o condado de Kilju , onde está a base nuclear norte-coreana de onde partiu o último teste atômico de o regime de Kim Jong-un , registrado em o dia 3 de setembro.

Na sua vez, também nesta segunda, a China e a Rússia começaram manobras militares marítimas conjuntas em uma área próxima da Coreia do Norte.

Na sábado 16 de setembro o embaixador chino em Washington havia pedido aos Estados Unidos que se abstenham de ameaçar a Coreia do Norte, que havia arremessado outro míssil para o Oceano Pacífico sobrevoando o Japão.

Um porta-voz do governo da Coreia do Sul mencionou à Agência Efe que o país acredita que se trata de um tsismode origem natural. No entanto, analistas estão avaliando o incidente para ter certeza do que aconteceu.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kim Jong-un trocaram uma série de provocações e ameaças nos últimos dias. Kim Jong-un é o líder da Coreia do Norte.

De acordo com o ministério, quatro aeronaves de America “invisíveis” aos radares F-35B, além de dois bombardeiros B-1B, também dos EUA, sobrevoaram a península junto de quatro caças sul-coreanos F-15 para “provar a habilidade de dissuasão da coalizão entre Estados Unidos e Coreia do Sul contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte”.Jim Mattis insinuou nesta segunda-feira sobre alternativas militares para enfrentar a crise na Coreia do Norte que poderiam poupar Seul de um contra-ataque brutal Jim Mattis é o secretário de Defesa dos Estados Unidos., mas se elas envolvem utilização de força fatal, ele se rejeitou a declarar quais são as espécies de alternativas ou.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo da China, Xi Jinping, voltaram a conversar nesta segunda-feira sobre o contínuo “desafio” da Coreia do Norte à comunidade internacional e a necessidade de continuar aampliandoa pressão sobre o regime de Pyongyang.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ONU descarta que sismo da Coreia do Norte tenha sido provocado por teste
>>>>>EUA e Coreia do Sul fazem exercícios em nova demonstração de força – (FolhaGeneric)
>>>>>Secretário de Defesa dos EUA sugere opções militares contra Coreia do Norte, sem detalhar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump e Xi voltam a conversar para aumentar pressão sobre Coreia do Norte – September 18, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Líderes democratas acertam com Trump em proteger “sonhadores” com uma lei – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump confirma que viajará para China, Japão e Coreia do Sul em novembro – September 14, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que Irã está violando ‘espírito’ de acordo nuclear – September 14, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump e Melania fazem um minuto de silêncio por vítimas de 11/9 – September 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que teve conversa muito forte e muito franca com presidente chinês – September 06, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Xi diz a Trump que China está focada em resolver questão da península coreana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que visitará Flórida em breve e elogia gestão de desastres do Irma – September 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Trump cogita adotar estratégia mais agressiva com Irã, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump fala de Cuba e Venezuela ao proclamar Mês da Herança Hispânica – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump declara situação de desastre em Porto Rico pelo furacão “Irma” – September 10, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump declara emergência nas Ilhas Virgens, Porto Rico e Flórida por “Irma” – September 06, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Furacão Irma segue ganhando força no Caribe o põe Pequenas Antilhas em alerta – September 04, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ilhas caribenhas e Flórida se preparam para violento furacão Irma – September 05, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Impacto de “Irma” será “devastador” nas Pequenas Antilhas, diz NHC – September 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Irma devasta ilhas e ruma para o continente americano – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Tillerson diz que agressão da Coreia do Norte ameaça ‘mundo inteiro’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Lassina Zerbo 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Lassina_Zerbo): 1, ele (referent: Lassina_Zerbo): 1, Lassina_Zerbo (apposition: O secretário-executivo de a CTBTO): 1
2 a Coreia_do_Norte 0 0 PLACE 3 a Coreia_do_Norte: 3
3 Jim Mattis 0 30 PERSON 2 ele (referent: Jim_Mattis): 1, Jim_Mattis (apposition: O secretário de Defesa_dos_Estados_Unidos): 1
4 Agência Efe 0 0 ORGANIZATION 2 a Agência_Efe: 2
5 Donald Trump 0 0 PERSON 2 O presidente de os Estados_Unidos Donald_Trump: 2
6 Kim Jong-un 0 0 PERSON 2 Kim_Jong-un (apposition: o líder de a Coreia_do_Norte): 1, Kim_Jong-un: 1
7 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 (tacit) eles/elas (referent: os Estados_Unidos): 1, os Estados_Unidos: 1
8 terremoto 0 0 NONE 2 O terremoto: 2
9 invisíveis 0 80 NONE 1 invisíveis: 1
10 uso de força letal 0 80 NONE 1 uso de força letal: 1