Operadora de ponte em Gênova padece perdas no mercado de Italia após desabamento

Por: SentiLecto

GÊNOVA, Itália – A maior operadora de rodovias com pedágio da Itália padeceu fortes perdas no mercado de ações nesta quinta-feira, depois que Roma a responsabilizou pelo desmoronamento de uma ponte que deixou dezenas de mortos nesta semana, anunciando que pode revogar sua concessão e acusando a companhia de não garantir a segurança do viaduto.

Um trecho de 80 metros da ponte, parte de estrada que liga a cidade portuária genovense ao sul da França, desmoronou durante horário de pico de terça-feira, provocando a queda de dezenas de veículos e deixando ao menos 38 mortos.

Rixi informou em seu perfil no Twitter que o “cenário é dramático” e agradeceu o esforço das equipes dos bombeiros, de defesa civil, da polícia municipal e os demais que estão “prestando ajudinha à cidade e às pessoas” atingidas.

A Autostrade per l’Italia, parte do grupo internacional Atlantia operava a estrada. Atlantia é propriedade da família Benetton. A companhia declarou que fazia verificações frequentes e minuciosas na ponte de 1,2 quilômetro, construída em 1967 e reformada há dois anos.

Mas, o governo responsabilizou a Autostrade pelo calamidade, ameaçando a companhia com multas e exigindo que contribua com a reconstrução da estrutura, embora investigadores ainda não tenham determinado a causa exata do desmoronamento.

As ações da Atlantia chegaram a cair 25 por cento na manhã desta quinta-feira.

Ações de outras operadoras de estradas com pedágio, como a SIAS e a ASTM, também caíram depois que o se as concessionárias não conseguirem fazer o trabalho de forma adequada, vice-premiê de Italia Luigi Di Maio declarou que o Estado deverá assumir as rodovias do país.

Faz 3 meses, Di declarou : ” Não é possível alguém pagar um pedágio para falecer “. “Aqueles que teriam que fazer o trabalho de manutenção não o fizeram devidamente. Essa ponte deveria ter sido fechada antes de esta calamidade ocorrer”.

“Os lucros que estas companhias têm como monopólios revoltam muita gente… bastante dinheiro deveria ter sido investido em segurança, mas ao invés disso foi para dividendos”.

“Deveríamos nos perguntar se respeitar estes limites é mais importante do que a segurança dos cidadãos de Italia. Obviamente para mim não é”, declarou Matteo Salvini que conduz com o Movimento 5 Estrelas. Matteo Salvini é o vice-primeiro-ministro.”Deveríamos nos perguntar se respeitar estes limites é mais importante do que a segurança dos cidadãos de Italia. Obviamente para mim não é”, declarou Matteo Salvini que conduz com o Movimento 5 Estrelas. Matteo Salvini é o vice-primeiro-ministro.

Questionada pela Reuters se é mais provável que Roma acabe impondo uma grande multa à Autostrade, uma fonte do governo respondeu: “É possível”.

O governo de Italiade Italia está seguindo com atenção a evolução da situação e durante a tarde está calculado que chegue à cidade o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, para se reunir com as autoridades locais.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Italy, Brazil

Cities: Rome, Genova, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Operadora de ponte em Gênova padece perdas no mercado de Italia após desabamento
>>>>>Sobe para 22 o número de mortos em colapso de viaduto em Gênova na Itália – August 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Desabamento de parte de viaduto na Itália deixa pelo menos 35 mortos – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Desabamento de parte de viaduto na Itália deixa dezenas de mortos – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Desabamento de parte de viaduto na Itália deixa pelo menos 11 mortos – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Itália busca sobreviventes após colapso de ponte que deixou ao menos 22 mortos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Itália busca sobreviventes após colapso de ponte que deixou ao menos 26 mortos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 4 140 NONE 9 (tacit) eu: 7, mim: 2
2 Matteo Salvini 0 0 PERSON 4 Matteo_Salvini (apposition: o vice-primeiro-ministro, líder de o partido de extrema-direita Liga): 2, (tacit) ele/ela (referent: Matteo_Salvini): 2
3 Autostrade 0 50 ORGANIZATION 3 A Autostrade: 1, a Autostrade: 2
4 lucros 0 140 NONE 2 Os lucros: 2
5 parte de estrada 0 80 NONE 2 parte de estrada: 2
6 perguntar se respeitar estes limites 160 0 NONE 2 perguntar se respeitar estes limites: 2
7 a segurança de os cidadãos italianos 80 0 NONE 2 a segurança de os cidadãos italianos: 2
8 Questionada_pela_Reuters 65 0 OTHER 2 (tacit) ele/ela (referent: Questionada_pela_Reuters): 1, Questionada_pela_Reuters: 1
9 5 Estrelas 0 0 PLACE 2 5 Estrelas: 2
10 Luigi Di 0 0 PERSON 2 italiano Luigi_Di: 1, (tacit) ele/ela (referent: italiano Luigi_Di): 1