Oposição começa processo para depor presidente do Peru por caso Odebrecht

Por: SentiLecto

A oposição ao presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, exibiu nesta sexta-feira uma moção de vacância da posição horas após mandatário se negar a abdicar devido às adenúnciasde envolvimento no caso Odebrecht.

“É evidente que a continuidade na posição é insustentável devido às provas concretas de corrupção. Não precisamos de mais explicações: o que o povo de Peru exige é a renúncia”, declarou o líder da sigla na Câmara, Daniel Salaverry.A promessa do atual presidente de resistir após uma semana de ampliação nas nervosismos pode aumentar a crise política no país. O mais recente escândalo abalou os mercados de uma das economias mais estáveis da região e segundo maior produtor global de cobre.Segundo um documento divulgado por essa delegação parlamentar, a Odebrecht mencionou que entre 2005 e 2013, os pagamentos de serviços de consultoria foram feitos para a First Capital por mais de US$ 4 milhões.

Na quarta-feira 06 de dezembro a polarização entre o governo do presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, e o Congresso inimigo, controlado por Keiko Fujimori, se havia acentuado após a admirável convocação da primeira-dama, Nancy Lange, à cdelegaçãoque i investigavao escândalo de corrupção da Odebrecht.

Se acusa Kuczynski de receber 5 milhões em serviços de consultoria em a empreiteira entre 2004 e 2013 . cerca de US $ 5 milhões em serviços de consultoria à empreiteira entre 2004 e 2013. Nos três primeiros anos dos pagamentos, ele era ministro de Alejandro Toledo, acusado de receber propina. A declaração, que abre o processo de deposição do presidente, foi exibido pelo Força Popular , vinculado à filha do ex-mandatário Alberto Fujimori, Keiko Fujimori, a Frente Ampla e a Aliança Popular Revolucionária Americana, que os três partidos argumentam que deve ser dditaa “permanente incapacidade moral” de Kuczynski pelo fato de ele ter “faltado com a verdade” em suas declarações sobre seus serviços de consultoria à construtora brasileira.

Por outro lado, o parlamentar considerou que, a Justiça vai ter, se for decretada a prisão de Keiko “o claro objetivo de amedrontar essa bancada, de desejar nos derrubar, para não continuarmos nessa luta frontal contra a corrupção”.

Segundo a Constituição de Peru, a vacância do presidente pode ser dita em três casos: traição à pátria, impedir a rexecuçãode evotações dissolver ou impedir o funcionamento do Congresso e por incapacidade moral.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Peru

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Oposição começa processo para depor presidente do Peru por caso Odebrecht
>>>>>Oposição pede saída do presidente do Peru por relação com Odebrecht – December 14, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Presidente do Peru anuncia que receberá CPI que investiga a Lava Jato no país – December 14, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Ex-presidente do Peru diz que não está envolvido em corrupção de Odebrecht – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Empresas vinculadas a Kuczynski são investigadas por ligação com Odebrecht – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Partido de oposição do Peru pede renúncia imediata de presidente Kuczynski – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Presidente do Peru nega que vá renunciar por ligação com Odebrecht – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pedro Pablo Kuczynski 0 50 PERSON 4 Pedro_Pablo_Kuczynski: 2, ele (referent: Kuczynski): 1, Kuczynski: 1
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 comissão 0 0 NONE 3 a comissão: 2, essa comissão parlamentar: 1
4 Keiko_Fujimori a Frente_Ampla e a Aliança_Popular_Revolucionária_Americana 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Keiko_Fujimori a Frente_Ampla e a Aliança_Popular_Revolucionária_Americana): 1, Keiko_Fujimori a Frente_Ampla e a Aliança_Popular_Revolucionária_Americana: 1
5 Odebrecht 0 0 ORGANIZATION 2 o caso Odebrecht: 1, a Odebrecht: 1
6 declaração 0 0 NONE 2 A declaração: 2
7 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
8 us 0 0 NONE 2 US: 2
9 impedir o funcionamento de o congresso e por incapacidade moral 70 130 NONE 1 impedir o funcionamento de o Congresso e por incapacidade moral: 1
10 escândalo de corrupção de a odebrecht 0 130 NONE 1 escândalo de corrupção de a Odebrecht: 1