Oposição da Venezuela recebe prêmio da UE de direitos humanos e pede atenção ao mundo

Por: SentiLecto

A oposição da Venezuela recebeu um prêmio da União Europeia por direitos humanos nesta quarta-feira e pediu para o mundo prestar atenção na próxima votação presidencial, na qual espera acabar com duas décadas de regime socialista no país membro da Opep.

Adversárias do presidente Nicolás Maduro não conseguiram derrubá-lo durante meses de protestos nas ruas neste ano, que se tornaram violentos e mataram mais de 125 pessoas, e ficaram desanimados ao vê-lo consolidar poder nos meses recentes.

Mas a oposição espera que uma votação presidencial marcada para 2018 possa animar apoiadores exaustos e decepcionados e deseja pressão estrangeira por reformas em um sistema eleitoral que declara estar a serviço da “ditadura” de Maduro.

Julio Borges liderada pela oposição, ao receber o Prêmio Sakharov declarou: “Nos próximos meses, deve ocorrer uma votação presidencial e nós pedimos para a Europa e o mundo livre prestarem completa atenção”. Julio Borges é chefe da Assembleia Nacional.

Na sua vez, a oposição de Venezuela, uma candidatura ao Sakharov mencionada pela eurodeputada liberal Beatriz Becerra e que recebeu o suporte de liberais e populares europeus, venceu os outros dois finalistas, o ensaísta eritreu Dawit Isaak e a líder indígena de Guatemala Aura Lolita Chávez.

Faz 10 dias, os membros de o governo de Venezuela e de a aliança de oposição haviam fracassado em chegar a um acordo em uma nova rodada de negociações em a República Dominicana,, em o domingo 03 de dezembro. O encontro fazia parte de uma tentativa de resolver a crise política no país. há planos de uma nova reunião em duas semanas.

“O regime sequestrou a democracia e instalou fome e indigência”, adicionou durante cerimônia no Parlamento da União Europeia, em Estrasburgo.

Por outro lado, ledezma chamou a atenção sobre a existência de uma crise de fome em um país “tão rico, com tantos recursos” e declarou que “aqueles que reprimem o povo de Venezuela estão relacionados com o narcotráfico ou com o terrorismo e têm mais de US$ 600 bilhões em paraísos fiscais”.

Faz 2 anos, a oposição de a Venezuela venceu votações para a Assembleia Nacional, mas veredictos de o Tribunal Supremo de Justiça colocaram de lado o legislativo , pró-governo, e pela polêmico votação neste ano da Assembleia Constituinte, um super-órgão pró-Maduro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Oposição da Venezuela recebe prêmio da UE de direitos humanos e pede atenção ao mundo
>>>>>”Este prêmio é para todos venezuelanos”, diz Julio Borges ao receber Sakharov – December 13, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 oposição 0 0 NONE 4 a oposição: 2, oposição: 1, a oposição venezuelana: 1
2 aqueles 0 280 NONE 2 aqueles: 2
3 eleição 0 80 NONE 2 controversa eleição: 1, uma eleição presidencial: 1
4 a oposição de a venezuela 80 0 NONE 2 A oposição de a Venezuela: 2
5 mundo 80 0 NONE 2 o mundo: 1, o mundo livre: 1
6 atenção 0 0 NONE 2 a atenção: 1, atenção: 1
7 lado 0 0 NONE 2 lado: 1, outro lado: 1
8 sistema 0 0 NONE 2 um sistema eleitoral: 2
9 apoiadores exaustos e desapontados 0 130 NONE 1 apoiadores exaustos e desapontados: 1
10 fome e miséria 0 120 NONE 1 fome e miséria: 1