Masoodieh.jpg

Opositores do acordo com Irã no Congresso dos EUA viram esperança de resgatar convênio

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Masoodieh

Republicanos no Congresso dos Estados Unidos, há bastante os mais convictos oponentes do acordo nuclear com o Irã, podem ser a maior esperança para preservá-lo, se o presidente Donald Trump serejeitarr na sexta-feira a confirmar que Teerã estásatisfazendoo com oconvênioo.

Rohani em reunião do governo, conforme declarações publicadas pela presidência de Iran declarou: “Se abandonam o convênio, eles vão ter minado a sua dignidade”.

Na quinta-feira 05 de outubro Donald Trump planeja anunciar que o acordo nuclear com o Irã e outros cinco países não fazia parte do “interesse nacional” estadunidense, requerendo que o Congresso o revDonald Trump planeja anunciar que o acordo nuclear com o Irã e outros cinco países não fazia parte do “interesse nacional” estadunidense, requerendo que o Congresso o revise. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Teerão ou Teerã é a capital e principal cidade da República Islâmica do Irã, assim como da Província de Teerã.

Vão ir ou Irã ), oficialmente República Islâmica do Irão-Irã e anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental.

Todos republicanos no Congresso foram contra o acordo internacional firmado pelo ex-presidente democrata Barack Obama há dois anos. Junto com alguns democratas, eles quase aprovaram uma legislação para acabar com o acordo no qual o Irã consentiu em fazer cortes no seu controverso programa nuclear em troca de alívio em sanções.

Contudo, com o acordo em forcita, que é apoiado com ênfase pelos também signatários Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China, muitos republicanos que ainda odeiam o convênio podem não desejar acabar com ele por temor de que isso possa afetar a credibilidade dos Estados Unidos. Eles desejam encontrar outras formas de endurecer com Teerã.

Rohani insistiu que seu país sempre satisfez com os compromissos e que “ninguém apoia a quebra do acordo”, nem mesmo os aliados dos Estados Unidos na Europa. Neste sentido, ele realçou que o convênio é “mundial” e não multilateral, já que o Irã assinou ele e por o Grupo 5+1.

Em reuniões com autoridades dos governos Trump e Obama, diplomatas europeus e entre eles mesmos, republicanos têm preparado estratégias para resgatar o acordo, incluindo uma pressão por inspeções mais duras, mudanças na lei que exige que Trump confirme o cumprimento de Teerã e o estabelecimento de novas sanções contra atividades não nucleares do Irã.

Na sua vez, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, explicou durante sua entrevista coletiva diária nesta quinta-feira que Trump vai fazer o anúncio por volta das 12h45 locais de amanhã .Na costa sul estadunidense, Nate provocou enchentes e cortes de energia, que podem continuar por até uma semana. É o terceiro furacão a atingir a região nos últimos dois meses.

“Apesar de o acordo ser falho, eu acredito que temo que impor o máximo que pudermos dele”, alegou o deputado republicano Ed Royce, presidente do Comitê de Assuntos Externos, na quarta-feira.

Isso abriria uma janela de 60 dias na qual o Congresso poderia voltar com sanções, um passo para desfazer o acordo, se Trump for adiante.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, United Kingdom, Russian Federation, China, Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Opositores do acordo com Irã no Congresso dos EUA viram esperança de resgatar convênio
>>>>>Presidente iraniano diz que saída de acordo nuclear será “fracasso” para EUA – October 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>Trump anunciará amanhã decisão sobre pacto nuclear com o Irã – October 12, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump se reúne com principais autoridades de Defesa para discutir opções contra Coreia do Norte – October 10, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump afirma que o Irã não age no espírito de acordo nuclear – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump desafia a compararem seu QI ao de Tillerson – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Moscou espera que Trump repense sua decisão sobre acordo nuclear iraniano – October 06, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Defesa Mattis sugere que EUA permaneçam em acordo nuclear com Irã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump critica comitê do Senado que investiga interferência russa nas eleições – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump critica Nafta e abre porta para acordos bilaterais com México e Canadá – (EfeGeneric)
>>>>>Furacão Nate perde força ao tocar o Sul dos EUA vira tempestade tropical – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 50 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, o presidente Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Trump: 3
2 republicanos 0 80 NONE 5 muitos republicanos: 2, Republicanos: 1, Todos republicanos: 1, republicanos: 1
3 acordo 150 0 NONE 5 o acordo internacional firmado: 1, o acordo nuclear: 1, o acordo: 3
4 Irã 0 0 ORGANIZATION 5 o Irã: 5
5 Rohani 0 0 PERSON 5 (tacit) ele (referent: Rohani): 1, ele (referent: Rohani): 1, (tacit) ele/ela (referent: Rohani): 1, Rohani: 2
6 pacto 0 160 NONE 4 o pacto: 4
7 eu 0 2 NONE 4 (tacit) eu: 3, eu: 1
8 Congresso 0 0 ORGANIZATION 3 o Congresso: 3
9 o_máximo 100 0 NONE 2 o_máximo: 2
10 a capital e principal cidade de a República_Islâmica_do_Irã 50 0 PLACE 2 a capital e principal cidade de a República_Islâmica_do_Irã: 1, (tacit) eles/elas (referent: a capital e principal cidade de a República_Islâmica_do_Irã): 1