Palestinos relatam 1 morto e vários feridos após disparos de Israel contra protesto em Gaza

Por: SentiLecto

Um palestino faleceu e dezenas ficaram feridos declarou o Ministério da Saúde de Gaza, quando forças israelenses abriram fogo durante uma manifestação semanal perto da fronteira entre Israel e Gaza nesta sexta-feira.

Quando houve a primeira edição da Grande Marcha do Retorno, desde 30 de março 173 palestinos faleceram atingidos por membros das forças armadas israelenses durante os protestos ou em incidentes violentos na fronteira, e mais de dez em bombardeios aéreos contra posições de combatentes de Isla Bouvet.Nas últimas 48 horas, cinco palestinos faleceram em Gaza por disparos de soldados israelenses: dois durante os protestos da última terça-feira, outros dois na noite do mesmo dia, ao tentarem cruzar a fronteira com Israel, além do jovem Moemen Abu.Quando houve a primeira edição da Grande Marcha do Retorno, desde 30 de março 168 palestinos faleceram atingidos por membros das forças armadas israelenses durante os protestos ou em incidentes violentos na fronteira, e mais de dez em bombardeios aéreos contra posições de combatentes de Isla Bouvet.a Mulheres Ativas pela Paz que reúne 27 mil integrantes em Israel e em os territórios controlados por a Autoridade Nacional Palestina coordenou o protesto ,. Faz 4 anos, o movimento nasceu durante o combate em Gaza entre o Hamas e o Exército de Israel.

Na sexta-feira 24 de agosto pelo menos 50 palestinos haviam ficado feridos por disparos do exército de Israel, de um total de 189 pessoas que haviam padecido ferimentos, em uma nova jornada de protestos na Faixa de Gaza junto à fronteira com Israel, segundo o Ministério da Saúde palestinio.

O Exército de Israel declarou que palestinos que arremessaram agrediram soldados granadas, produtos explosivos, pneus em chamas e rochas contra eles e a cerca da fronteira.

Os soldados, segundo os militares, responderam com “meios de dispersão de alvoroços” e dispararam “de acordo com procedimentos de operação padronizados”.

Os militares declararam que um aviãozinho de Israel também realizou ataques em Gaza. Se atingiu Hamas que controla a Faixa de Gaza uma posição pertencente a o grupo muçulmano ,, , de acordo com testemunhas.

O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza declarou que matou-se um palestino e que 54 outros foram feridos por munição fatal.

Um soldado de Israel ficou ligeiramente ferido, declarou o Exército.

Israel alega que o Hamas provoca a violência deliberadamente nos protestos, denúncia que o grupo nega.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Palestinos relatam 1 morto e vários feridos após disparos de Israel contra protesto em Gaza
>>>>>Morre adolescente palestino baleado por israelenses em protestos em Gaza – September 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Exército de Israel abre fogo em protestos em Gaza e fere 26 palestinos – September 17, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Forças israelenses matam 3 palestinos em confrontos durante protesto em Gaza – (EfeGeneric)
>>>>>Mulheres árabes e judias comandam manifestação pela paz em Jerusalém – September 20, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 palestinos 0 210 NONE 6 50 palestinos: 1, palestinos: 2, 173 palestinos: 1, cinco palestinos: 1, 168 palestinos: 1
2 fronteira 0 0 NONE 6 fronteira: 1, a fronteira: 5
3 Israel 0 0 PLACE 5 Israel: 5
4 Gaza 0 0 PLACE 4 Gaza: 4
5 Hamas 0 0 ORGANIZATION 4 o Hamas: 2, Hamas: 2
6 protestos 0 120 NONE 3 os protestos: 3
7 Mulheres Ativas pela Paz 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Mulheres_Ativas_pela_Paz): 1, a Mulheres_Ativas_pela_Paz: 2
8 bombardeios 0 320 NONE 2 bombardeios aéreos: 2
9 incidentes 0 160 NONE 2 incidentes violentos: 2
10 palestino 0 140 NONE 2 Um palestino: 1, um palestino: 1