Parlamento do Sri Lanka aprova moção de censura contra Rajapaksa

Por: SentiLecto

Faz 1 mês, o Parlamento do Sri Lanka aprovou em esta uma moção de censura contra o ex-presidente Mahinda Rajapaksa designado em o final de outubro pelMaithripala Sirisena em uma resolução admirável que afundou o país em uma crise institucional. Maithripala Sirisena é o presidente. O ex-presidente Mahinda Rajapaksa é o novo primeiro-ministro do país.

Karu Jayasuriya em comunicado informou: “A maioria votou para apoiar a moção de censura e o presidente informou na Câmara que se aprovou a moção por maioria”. Karu Jayasuriya é o presidente do Legislativo.O presidente do Parlamento mandará agora a Sirisena uma cópia da moção e da carta, com as assinaturas de 122 legisladores, que diz “inconstitucional” a designação de Rajapaksa e de sua salinha, segundo a nota.

Depois que o Supremo Tribunal interrompeu ontem a dissolução de o Legislativo ditada em o domingo por Sirisena após sua formaçao, aprovou-se a medida em a primeira sessão de o Parlamento desde o início de a crise não ter conseguido suportes suficientes para respaldar a designação de Rajapaksa. Faz 1 mês, que foi chefe de Estado entre 2005 e 2015, perdeu de forma imprevista as últimas votações presidenciais de esse ano após uma polêmico administração que esteve marcada por o fim de o conflito contra a guerrilha tâmil em 2009, Sirisena tinha ordenado também a suspensão de as sessões de o Parlamento, em 27 de outubro um dia depois de a destituição de o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe e sua substituição por Rajapaksa que.

Na sua vez, durante a jornada de hoje, pelo menos três ministros do governo de Sirisena, AHM Fowzie, Piyasena Gamage e Manusha Nanayakkara, optaram por passar a ocupar seus assentos como deputados no lado inimigo.No entanto, após cerca de 30 minutos de tentativas fracassadas para aliviar os deputados, Jayasuriya decidiu protelar a sessão do parlamento até amanhã.

Na sábado 03 de novembro o partido do ex-primeiro-ministro Ranil Wickremasinghe, destituído ndepois que se havia retirado da aliança governante a legenda do presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, havia exibido uma moção de censura contra seu substituto, Mahinda Rajapaksa.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Parlamento do Sri Lanka aprova moção de censura contra Rajapaksa
>>>>>Parlamento do Sri Lanka inicia nova sessão após suspensão de sua dissolução – November 14, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Parlamento do Sri Lanka 0 0 ORGANIZATION 3 O Parlamento_do_Sri_Lanka: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Parlamento_do_Sri_Lanka): 2
2 gestão 0 160 NONE 2 uma controversa gestão: 2
3 decisão 140 0 NONE 2 uma decisão surpreendente: 2
4 Mahinda Rajapaksa 0 0 PERSON 2 o ex-presidente Mahinda_Rajapaksa (apposition: o novo primeiro-ministro de o país): 1, Mahinda_Rajapaksa: 1
5 Maithripala Sirisena 0 0 PERSON 2 Maithripala_Sirisena (apposition: o presidente): 1, Maithripala_Sirisena: 1
6 maioria 0 0 NONE 2 A maioria: 1, maioria: 1
7 uma moção de censura 0 0 NONE 2 uma moção de censura: 2
8 tentativas fracassadas 0 90 NONE 1 tentativas fracassadas: 1
9 o presidente de o parlamento 0 80 NONE 1 (tacit) ele/ela (referent: O presidente de o Parlamento): 1
10 o fim de o conflito 0 50 NONE 1 o fim de o conflito: 1