Partido de Suecia anti-imigração declara desejar mais voz após queda de premiê

Por: SentiLecto

Stefan Lovfen perdeu uma moção de confiança no Parlamento nesta terça-feira Stefan Lovfen é o primeiro-ministro da Suécia., e o partido anti-imigração Democratas Suecos ameaçou bloquear qualquer governo novo a menos que tenha voz na formulação de políticas.

Ainda não está claro qual vai ser a composição do novo governo, embora a eleição da moção possivelmente vá decretar o fim da aliança minoritária formada pelos Social Democratas e os Verdes.

Na terça-feira 11 de setembro a Suécia enfrentava um impasse político após seus principais blocos de centro-esquerda e centro-direita praticamente empatarem em votação no domingo, enquanto a extrema-direita – com a qual nenhum dos dois blocos desejava lidar – havia tido ganhos com uma plataforma linha-dura anti-imigração.

A ascensão da extrema-direita em toda a Europa vem forçando muitos partidos tradicionais a fazerem uma escolha difícil: dividir o poder com forças populistas ou procurar oponentes de longa data para conservar aquelas à distância.

A Suécia, vista há tempos como um baluarte de valores liberais e estabilidade política, agora enfrenta a mesma escolha, já que seus blocos de centro-direita e centro-esquerda empataram na votação de 9 de setembro e os Democratas Suecos estão ditando o equilíbrio de poder.

“Se alguma espécie de colaboração não ocorrer, a Suécia vai ter uma nova votação.”

Ulf Bjereld, cientista político da Universidade de Gotemburgo declarou: “Agora é que a afeição realmente inicia”. “Os partidos deverão mostrar quem são de verdade agora.”

Os Democratas Suecos vêm sendo repudiados por todas as outras siglas desde que estrearam na legislatura em 2010, o que torna qualquer coalizão improvável.

A formação de um novo governo pode exigir semanas ou meses – como aconteceu na Alemanha e na Itália. O presidente do Parlamento começará conversas com os líderes partidários na quinta-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Italy

Cities: Como

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Partido de Suecia anti-imigração declara desejar mais voz após queda de premiê
>>>>>Suécia pode destituir premiê em voto de confiança sem substituto à vista – September 24, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Stefan Lovfen 0 30 PERSON 3 Stefan_Lovfen (apposition: O primeiro-ministro de a Suécia): 1, (tacit) ele/ela (referent: Stefan_Lovfen): 2
2 A Suécia vista há tempos como um bastião de valores liberais e estabilidade política 115 0 PLACE 3 A Suécia vista há tempos como um bastião de valores liberais e estabilidade política: 1, (tacit) eles/elas (referent: A Suécia vista há tempos como um bastião de valores liberais e estabilidade política): 2
3 Democratas Suecos 40 0 ORGANIZATION 3 os Democratas_Suecos: 1, Os Democratas_Suecos: 1, (tacit) eles/elas (referent: Os Democratas_Suecos): 1
4 a Suécia 0 0 PLACE 3 a Suécia: 2, a (referent: a Suécia): 1
5 eleição 0 0 NONE 3 eleição: 1, uma nova eleição: 1, a eleição: 1
6 escolha 0 50 NONE 2 uma escolha difícil: 1, escolha: 1
7 Social Democratas 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: os Social_Democratas): 1, os Social_Democratas: 1
8 esto 0 0 NONE 2 (tacit) esto: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 partidos 0 0 NONE 2 muitos partidos tradicionais: 1, Os partidos: 1