Perdido no tempo

DeputadoMichelTemer.JPG

Foto: Wikipedia – Deputado Michel Temer

– Em mais um esforço para tentar melhorar a imagem presidencial, o governo coordenou uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O palácio ficou repleto, mas a ideia se revelou uma calamidade. E desta vez não há como jogar a culpa no marqueteiro. Diante de uma plateia majoritariamente feminina, Michel Temer cometeu deslizes em série. Declarou: “Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, do quanto faz pelo lar”. “Na economia, também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de mencionar os desajustes, por exemplo, de custos em supermercados”, adicionou. O discurso constrangeu parlamentares e servidoras convidadas para a cerimônia. Nas redes sociais, a repercussão foi ainda pior. A secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, tentou defender o chefe. Declarou: “O presidente Michel é bastante mais do que vocábulos”. Fora dos microfones, aliados reconheceram a bola fora. Não foi a primeira neste campo. Ao suceder a primeira presidente mulher, Temer montou um ministério só de homens, num retrocesso à era Geisel. Completou a obra ao rebaixar a Secretaria das Mulheres ao segundo escalão do governo. Em outro trecho do discurso desta quarta , Temer reforçou a impressão de não ter compreendido que estamos em 2017. Ele exaltou o fato de que as brasileiras passaram a votar. “A mulher encarna, e encarnava no passado, 50% da população de Brasil. E, sem embargo, o fato é que 50% estava excluído”, declarou. Faz 85 anos, criou se o voto feminino Oitenta e cinco anos depois, a exclusão persiste de outras maneiras. Apesar de serem maioria no eleitorado, as mulheres não ocupam nem 12% das vagas no Congresso. No mercado de trabalho, a discriminação também continua. É o que mostram os dados oficiais sobre renda e emprego, que Temer teria que conhecer.

“Hoje, as mulheres ocupam espaços de destaque no mundo, nos principais organismos internacionais, nos principais lugares da sociedade. Portanto, não há nenhuma justificação para declarar que a mulher tem como principal responsabilidade cuidar da economia doméstica, ir ao supermercado fazer compras e, ao mesmo tempo, ser única e exclusivamente responsável pela educação dos filhos.”Temer declara ter “convicção do quanto a mulher faz pela casa” e do protagonismo da figura feminina para a formação dos filhos. O que, segundo ele, é “seguramente” de responsabilidade da mãe.

Michel Miguel Elias Temer Lulia é um político, advogado, professor universitário e escritor brasileiro, atual presidente brasileiro após a destituição da titular, Dilma Rousseff.

Fátima Lúcia Pelaes é uma socióloga e política brasileira, filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro .

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Perdido no tempo
>>>>>Deputadas governistas defendem fala de Temer sobre papel da mulher – March 09, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>’Tenho convicção do que a mulher faz pela casa’, diz Temer no Dia da Mulher – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 fato 0 0 NONE 4 o fato: 4
2 Michel Temer 0 50 PERSON 3 Temer: 1, Michel_Temer: 1, O presidente Michel: 1
3 mulher 140 0 NONE 3 A mulher: 1, a mulher: 2
4 eu 40 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 Fátima Lúcia Pelaes 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Fátima_Pelaes): 1, Fátima_Lúcia_Pelaes: 1, Fátima_Pelaes: 1
6 responsabilidade 210 0 NONE 2 responsabilidade: 1, principal responsabilidade: 1
7 casa 0 0 NONE 2 a casa: 2
8 emprego 0 0 NONE 2 emprego: 2
9 impressão 0 0 NONE 2 a impressão: 2
10 mulheres 0 0 ORGANIZATION 2 as mulheres: 1, as Mulheres: 1